Vida e morte

Vida e morte

A vida é um dom de Deus, porém estamos de passagem neste mundo e a qualquer momento podemos perder alguém querido, alguém que amamos.

Apesar de ser um processo natural de todos, e a única certeza que temos na vida, porque todos passarão por ela, a morte ainda é um mistério que desperta nossa curiosidade e, ao mesmo tempo, nos assusta porque o que sabemos a respeito dela é aquilo que nos garantiu Nosso Senhor Jesus Cristo: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11, 25). E, ainda: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6, 47).

Sendo assim, a morte põe fim a nossa peregrinação terrestre, mas não é o fim. Para aquele que tem fé, ela é apenas uma passagem para a vida eterna, como em outra ocasião, afirmou Jesus: “Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna” (Jo 3, 16).

Tenho insistido naquilo que é uma verdade: a morte não foi criada por Deus, ela entrou no mundo pela ação do próprio homem, pelo pecado, como escreve São Paulo, na Carta aos Romanos: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5,12).

Ao olharmos para a morte devemos valorizar a vida, como uma forma e oportunidade de nos prepararmos para a eternidade com Deus.

O fundamento para nossa fé em torno da vida nova que começa na morte está na ressurreição de Jesus Cristo. Este é o ponto principal de tudo, Jesus venceu a morte e ressuscitou e esta certeza da fé descarta completamente qualquer ideia de reencarnação.

Deus ressuscitou seu filho Jesus, como nos exorta São Pedro: “Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus; para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos.” (1Pd1,3-5)

O Novo Catecismo da Igreja Católica ensina: “A visão cristã da morte é expressa de forma privilegiada na liturgia da Igreja: Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível” (CIC 1012). E, ainda que: “Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo Particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja por meio de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre. Ao entardecer de nossa vida, seremos julgados sobre o amor” (CIC1022).

Ou seja, se entraremos imediatamente nas alegrias eternas dependerá da observância que tivermos dos mandamentos, da vivência das Bem-aventuranças, do seguimento a Jesus, da nossa perseverança e de entender que o sofrimento e a cruz têm que nos santificar. Depende se somos ou não pobres em espírito, carentes de Deus, necessitados de Deus. Se, de fato, buscamos com afinco, com dedicação a antecipação do Reino de Deus, se em nossa vida formos e exercitarmos a mansidão, se formos construtores da paz e se a nossa vida está de acordo com a justiça de Deus.

Nós fomos criados por Deus para a eternidade e, em Cristo, recuperamos essa eternidade que tínhamos perdido pelos nossos pais na desobediência do paraíso. Jesus ressuscitou e, tendo ressuscitado, nos dá a garantia que a morte não é o fim, mas o começo de uma vida nova em Jesus Cristo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.