Você é longânimo?

Você é longânimo?

Se a resposta à pergunta do título for “não sei de que se trata”, leia este post com atenção e, a partir de hoje, vamos começar essa busca para que este termo presente na Bíblia passe a fazer parte do seu vocabulário e, em seguida, da sua “bio” (ou perfil).

Para começar, que tal uma passagem bíblica para a introdução ao contexto?

“Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade”. Salmos 103,8

Além do comportamento

Longanimidade está diretamente ligada à paciência e à temperança. Porém, ser longânimo é algo que vem de dentro. Não se trata de mudança simples de comportamento ou atitude a partir da ponderação de suas consequências. Pode até ser considerada uma evolução da alma a partir do momento que ao adquirimos tal comportamento nos aproximamos dos sentimentos e desejos de Deus.

Para exemplificar, podemos pensar em alguém que ao discordar da opinião de uma colega de trabalho, procura a paciência para não brigar e perder a razão, pois sabe que esse comportamento não é adequado, que pode ser chamado atenção pelo chefe ou mesmo que pode ser prejudicado de maneira prática se exibir seu descontrole.

O longânime, porém, ainda que não concorde com o que foi dito, não sente a necessidade de vingança ou punição. Não dá espaço para a ira, pede passagem para a paciência, reflete antes, durante e depois. Principalmente, não ama alguém pelo que a pessoa é, mas apesar do que ela é.

Se você achou o comportamento longânime familiar, está mais que certo. Somos o alvo da longanimidade de um Ser Todo Poderoso: Deus. Ou você acha que é perfeito e nunca mereceu ser punido pelo que fala, faz ou deseja? Ele, que tudo vê, tudo sabe e tudo sente, é a nossa inspiração e exemplo máximos de longanimidade. Basta observar a nós mesmos.

No Antigo Testamento, no livro de Provérbios, o rei Salomão ressaltou que a longanimidade é uma qualidade essencial que contribui para a preservação da paz e para o bom convívio humano (Pr 15,18; 25,15). Ou seja, devemos buscar a longanimidade para ter melhor convivência com o próximo e tornar os ambientes e a vida mais agradáveis.

Regenerados

Qualidade de quem foi regenerado. É saber que os nossos irmãos são falhos, que também somos, e que podemos ser benignos, mas atirar pedras, julgar, não faz parte dos Seus ensinamentos e, se pararmos para pensar, ninguém sai ganhando quando agimos assim. Nem nós, que nos supomos corretos, nem quem supomos estar errado.

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.