Você sabe o que é fibromialgia?

Você sabe o que é fibromialgia?

A Organização Mundial da Saúde estima que de 5 a 9% de toda população mundial sofra com a síndrome da fibromialgia (FM). A grande maioria dos casos acomete as mulheres. Mas você sabe o que ela significa e quais são seus sintomas e consequências?

A Sociedade Brasileira de Reumatologia explica que a síndrome pode ter como sintomas as dores intensas, fadiga, sono não reparador, alteração de memória, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Entre as características mais comuns está a sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura por quem encosta na mesma. 

Por essa alta sensibilidade, pacientes relatam muitas dores e qualquer estímulo passa a ser uma tortura. Isso acontece porque o cérebro das pessoas com fibromialgia emite sinais descompassados para o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa sinta mais dores ao ser tocada. 

Mulheres entre os 30 e 60 anos são as pessoas mais afetadas pela fibromialgia, que é uma doença com causas diferentes e até mesmo desconhecidas. Estudos apontam que os pacientes geralmente desenvolvem a doença depois de eventos traumáticos, como acidentes, infecções ou até mesmo emoções intensas. 

 

Como saber que estou com fibromialgia?

A doença começa de modo lento, com uma dor localizada e crônica. Aos poucos, ela progride e atinge o corpo todo, ficando muito difícil de executar tarefas fáceis do dia a dia. As dores acometem os pacientes por mais de três meses, e chegam a ter mais de 18 pontos de dores específicas pelo corpo. 

Geralmente, as dores costumam aparecer com mais intensidade ao final do dia, e a sensação é de dor nos ossos e musculatura, bem como ao redor das articulações. 

O ideal, portanto, é ficar atento aos sintomas e procurar imediatamente um médico.  Alteração no sono, fadiga e depressão também podem ser decorrentes da fibromialgia. 

 O diagnóstico não requer nenhum exame específico, apenas uma consulta com o reumatologista é suficiente. 

 

Existe tratamento?

A fibromialgia tem tratamento e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente, especialmente para que ele consiga viver sem dores intensas. Além de acompanhamento médico, geralmente é necessário também acompanhamento psicológico e suporte familiar, porque o tratamento leva algum tempo para ter resultados positivos. 

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.