Segunda-feira não costuma ser um dia dos mais desejados por muita gente. Não há pesquisa que sustente essa afirmação. Porém, em todas as rodas de conversa e grupos de troca de mensagens, a reclamação ao primeiro dia útil da semana é recorrente. Sendo possível, inclusive, colocá-la no topo do ranking das queixas frequentes quando o assunto é o calendário semanal.
Muito disso tem a ver com a mudança de rotina característica do final de semana, quando o relógio biológico é bastantemente afetado. Por isso, é comum acordarmos na segunda-feira de manhã com sono, preguiça (cuidado com esse pecado capital!) e até mau humor. Esses excessos dos finais de semana, diga-se, provocam pontos a menos no quesito saúde, fazendo da segunda-feira um conjunto de horas não muito saudável.
Além de tentar equilibrar as rotinas, para que não haja uma mudança tão abrupta, da sexta-feira para o sábado e do domingo para a segunda-feira, outros fatores podem ajudar na ressignificação do dia, fazendo dele uma boa largada para a semana.
Para anotar: tirar uma horinha do domingo para planejar os dias que virão; não se cobrar tanto em relação ao trabalho e à vida pessoal; e conectar-se mais com palavras de Deus.
Na Bíblia, inclusive, não faltam versículos que encorajam o cristão a seguir em frente para atravessar dificuldades e enfrentar desafios. Versículos que ajudam não só a começar bem a semana, mas que reforçam que todos os nossos questionamentos, exteriores e interiores, são respondidos pela Sagrada Escritura. Rezar, nesse caso, não desfaz apenas o mito da segunda-feira, tem o benefício de inspirar e dar ânimo ao novo que a sua chegada sempre anuncia.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.