12 ações saudáveis e simples para colocar em prática já

12 ações saudáveis e simples para colocar em prática já

“Daqui para frente tudo vai ser diferente”, cantarolamos e dizemos a nós mesmos todo início de ano. Nem sempre isso é cumprido, mas quando se trata da saúde e qualidade de vida, esse assunto é sempre urgente e merece uma nova tentativa. Vamos despertar?

Para quem gosta de listas e também para quem não gosta, mas quer ficar em dia com corpo e mente, o Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, organizou 12 ações que ajudam pessoas de todas as idades, sem restrição. São atitudes simples, mas que podem proporcionar uma vida melhor não só para você e para sua família, mas também para o coletivo.

Confira as 12 dicas

1 – Melhore sua alimentação
O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta dez passos simples para uma alimentação saudável, além de oferecer sugestões de refeições que respeitam as diferenças regionais e que indicam comidas e bebidas de fácil acesso para os brasileiros.

2 – Cuide da sua saúde mental
Para fazer diferente e mudar a trajetória da vida é importante estar com a saúde mental em dia. Se sentir que precisa de ajuda, procure-a.

3 – Cuidado com o consumo de álcool
O uso nocivo de álcool mata mais de 3 milhões de pessoas a cada ano. Reduzir seu consumo pode ser muito benéfico para a sua saúde.

4 – Lave sempre as mãos
Para a prevenção de doenças como herpes, gripe e outras viroses, água e sabão nunca são demais. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um dos principais instrumentos contra epidemias.

5 – Previna a hipertensão
Conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode ser vista como o “mal do século”. Mas a boa notícia é que ela pode ser evitada de acordo com nossos hábitos de vida.

6 – Evite o estresse excessivo no trabalho
Uma vida profissional desgastante e sobrecarregada pode evoluir para problemas psicológicos, como a Síndrome de Burnout. Evite o esgotamento profissional.

7 – Coloque a vacinação em dia
O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

8 – Não se automedique
A cultura da automedicação brasileira deve ser evitada em todas as situações, mas, no caso de suspeitas de doenças relacionadas ao Aedes aegypti, a situação pode ser mais grave. Por isso, evite sempre a automedicação.

9 – Não compartilhe fake news
As notícias falsas têm ganhado repercussão com a velocidade com que elas são divulgadas. Na saúde, o medo gerado por causa dessas notícias falsas pode ter graves consequências, como o retorno de doenças já eliminadas e morte de crianças por doenças evitáveis pela vacinação.

10 – Torne-se doador de sangue
Quer fazer algo altruísta no próximo ano? Doar é um ato de solidariedade. Uma doação pode beneficiar até 4 pessoas. Lembre-se que existe sempre alguém precisando de você.

11 –Torne-se doador de órgãos
A doação de órgãos também é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação.

12 – Mobilize-se para combater o Aedes aegypti
A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. No próximo ano, convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ana Paula Gonsalves
    Gostei demais é um conteúdo muito bom

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.