Curiosidades sobre Santo André: o apóstolo corajoso e determinado

Curiosidades sobre Santo André: o apóstolo corajoso e determinado

No dia 30 de novembro, a Igreja celebrou o Dia de Santo André. Um dos 12 apóstolos de Jesus, ele é conhecido por ter sido o primeiro a ser chamado (João 1, 40). 

Muitos o conhecem por ter sido um apóstolo que também foi crucificado, porém, como não queria ser comparado a Jesus, pediu que sua cruz fosse diferente. Ela foi construída em forma de X, originando a “Cruz de Santo André”.  

Mas o apóstolo que recrutou os demais para Jesus representa muito mais. André nasceu na Galiléia (Betsaida) e era o mais velho dos 5  filhos. Além de Pedro, tinha outras três irmãs. 

A sua presença é marcada ao longo da Bíblia pela fé em Cristo, confiança e presença. Separamos 3 curiosidades sobre ele para você se inspirar na coragem e confiança de Santo André. 

 

Santo André foi crucificado de maneira diferente de Jesus, e o formato da cruz ficou conhecida como a Cruz de Santo André. 

1. Acreditou em Jesus 

André já era discípulo de João Batista quando conheceu Jesus. Na segunda vez em que o Messias se apresentou no local dos batismos de João Batista, Jesus disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. No dia seguinte, fez o mesmo. A partir dessas palavras, João e André deixaram tudo para trás para seguir Jesus. 

Santo André não precisou ver milagres, muito menos conversar muito com Cristo para acreditar e confiar nEle. Por isso mesmo, assim que pode, se transformou em um pescador de homens, ou seja, pessoas para seguir e também confiar no filho de Deus. 

André nos demonstra que confiar não significa esperar por demonstrações explícitas, bem como que a dedicação a encontrar Jesus é permanente. 

 

2. Presença em milagres

Embora apareça pouco no Evangelho, o apóstolo esteve presente em muitos dos momentos importantes de Cristo. Um deles é a multiplicação dos pães e peixes. Foi ele quem apresenta o menino para Jesus e fala:

“Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?”(João 6, 9). 

André sabia que os recursos eram poucos para a multidão que estava presente, mas acreditou e confiou em Jesus, que tornou suficiente para todos. 

Aqui, André deixa também outra lição além da confiança: não ter medo de conversar/perguntar a Jesus. Ao mesmo tempo, ele também demonstra que é preciso estar disposto a aceitar os ensinamentos (por mais difíceis que eles possam ser) e sustentar a fé no que Jesus nos oferece. 

 

3. Determinação para levar a mensagem de Jesus

André foi um apóstolo dedicado e determinado. Não quis deixar que o legado de Jesus acabasse e, por isso mesmo, logo após a morte e ressurreição iniciou sua missão de evangelizar. 

Ele foi o fundador das igrejas na região da Ásia Menor e Grécia, onde a fé cristã ainda não havia chegado. Também foi condenado à crucificação e morte como Jesus. 

Jamais deixou se abalar pela descrença ou indiferença sobre a mensagem de Cristo. Pelo contrário, seguia firme inspirando e despertando o interesse nas palavras e história de Jesus por onde passava. 

É por isso que o santo ainda ficou conhecido por sua determinação em levar a mensagem de Jesus. Mesmo onde não era bem recebido, acreditava que precisava cumprir seu chamado para seguir Cristo e seguir como o pescador de homens para a Salvação. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maravilhoso muito bom
    Tudo que eu precisava saber sobre André estar todos de parabéns.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.