Dia 13 de novembro é a data de nascimento de Santo Agostinho. Já contamos a história do Santo aqui no IDe+, destacando o papel dele na filosofia e na história. Outro texto importante publicado aqui é sobre ele é relacionado à sua mãe como exemplos de fé e dedicação à vida cristã.
Hoje, em comemoração ao seu aniversário, separamos algumas das suas frases mais famosas para comemorar.
“Os homens estão sempre dispostos a vasculhar e averiguar sobre as vidas alheias, mas lhes dá preguiça conhecer-se a si mesmos e corrigir sua própria vida”.
O que Santo Agostinho nos fala é que é muito mais fundamental o autoconhecimento do que os julgamentos e fofocas com nossos irmãos.
“O perdão é a remissão dos pecados. Pois é por isso que o que foi perdido e foi encontrado, é salvo de se perder novamente”.
Pedir perdão e perdoar são ensinamentos de Deus para nós. São também escolhas que fazemos cotidianamente.
“Ninguém pode ser verdadeiro amigo de outro, se não for antes amigo da própria Verdade, que é Deus”.
A frase reflete também na primeira, que trata do autoconhecimento e da espiritualidade. Quando conhecemos a Deus, que é a Verdade, conseguimos descobrir a nós mesmos.
“O tempo não corre debalde, nem passa inutilmente sobre nossos sentidos; antes, causa na alma efeitos maravilhosos”.
Quanto mais vivemos, mais aprendemos. Os ensinamentos dos mais velhos, portanto, é uma dádiva, porque eles já vivenciaram e aprenderam muito. Quão mais abertos estamos para os ensinamentos de Deus, mais efeitos maravilhosos teremos em nossas vidas.
“Uma lágrima se evapora, uma flor murcha, só a oração chega ao trono de Deus”
O poder das orações para se chegar a Deus se confirmam a cada nova oração. Santo Agostinho praticava a oração e destacava o quão ela era importante para se aproximar de Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.