7 coisas que você precisa saber sobre São Bento 

7 coisas que você precisa saber sobre São Bento 

Considerado o Pai dos Monges e um santo de grande importância, a Igreja Católica celebra hoje, 11 de julho, o Dia de São Bento. Sua festa litúrgica simboliza a data da trasladação de suas relíquias para a Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire, na França.

São Bento nasceu na cidade de Nórcia, na Itália, no ano de 480. Por sua trajetória de fé, santidade e sabedoria, é conhecido por livrar pessoas dos males, intercedendo junto ao Senhor. Foi fundador da Ordem dos Beneditinos, criando inúmeros mosteiros em todo o Velho Continente. Todo este trabalho o tornou um Santo muito popular na Igreja Católica, que o canonizou em 1220. 

Em alusão a essa data especial e ao trabalho de sabedoria feito por ele, preparamos sete curiosidades que você precisa saber sobre o Pai dos Monges para compreender sua história. 

1. São Bento foi o fundador da Primeira Ordem Monástica da História da Humanidade

Antigamente, os monges viviam isolados, sem muitas regras. Eles apenas se isolavam do mundo para tentar viver a santidade. Em pouco tempo, São Bento fundou dois mosteiros que deram muitos frutos. Seu trabalho fazia tanto sucesso que os mais nobres de Roma colocavam seus filhos para estudar nestes espaços. Inclusive, atualmente, essa prática ainda acontece em cidades como São Paulo. Esse é um dos frutos que São Bento plantou há muito tempo e que ainda colhe resultados na atualidade. 

2. O Pai do Monges sofreu tentativas de envenenamento

Por buscar a santidade com rigor, o futuro santo teve inimigos que tentaram destruí-lo cruelmente. Ele sofreu duas tentativas de envenenamento: a primeira com um pão e a segunda, com uma taça de vinho. Mas, como São Bento sempre abençoava os alimentos, antes de consumi-los, ao abençoá-los, Deus o protegeu e evitou sua morte. Sua vida de santidade foi salva pela graça de Deus Pai nos alimentos. 

3. São Bento tinha uma regra

Chamada de Regra de São Bento, trata-se de um livro com 73 capítulos. Neste material se encontra tudo aquilo que os monges devem seguir, segundo a sabedoria de São Bento. Seus apontamentos priorizam o silêncio, a oração, o trabalho, a caridade e o recolhimento. Foi assim que nasceu a Ordem dos Beneditinos. Suas ideias foram adaptadas por outros monges do Ocidente e são aplicadas atualmente em todo o mundo. 

4. O Significado da barba de São Bento 

Branca, grande e chamativa, sua barba era uma marca pessoal. Ela representava sua sabedoria, retidão e sua experiência na prática deste dom valioso que Deus o concedeu. Foi essa sabedoria que o permitiu fundar a Ordem dos Beneditinos e a Regra que norteia o trabalho de vida de milhares de monges até a atualidade. 

5. Medalha de São Bento

Talvez esse seja o símbolo mais conhecido popularmente pelas pessoas por ser a maior herança deixada por este Santo. As primeiras medalhas foram confeccionadas no Mosteiro de Montecassino e mantém como símbolo principal a cruz. Ela representa as diversas situações em que a morte foi evitada e, o sinal da cruz para o Pai dos Monges, era como um sinal de coisas boas sendo feitas, sinal de vitória contra o mal e a morte.

Na frente da medalha está São Bento e, atrás, há letras que são as iniciais da oração de São Bento em latim. Na cruz inserida no meio da medalha estão as letras CSPB, que significam Cruz do Santa Pai Bento e, em cima, estão as iniciais PAX, que significam paz. Em toda a medalha, estão as iniciais que completam a seguinte oração: “A cruz sagrada seja minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs. O mal que tu me ofereces, bebe tu mesmo, o teu veneno. Amém”. 

Outro significado de São Bento, presente na medalha ou em suas imagens, é ele sempre com a mão abençoando. “Não pagueis o mal com o mal, nem a injúria com a injúria. Pelo contrário, abençoai, pois foi para isto que foste chamado. Para que sejais herdeiros da benção”. 

6. São Bento tinha uma irmã gêmea

Assim como o irmão, ela era muito religiosa e conhecida como Santa Escolástica. Em virtude da vida dedicada à fé, os irmãos se viam pouco, mas tinham uma ligação muito forte. Santa Escolástica faleceu no dia 10 de fevereiro de 547 e São Bento faleceu em 21 de março de 547. Seus corpos foram enterrados lado a lado. 

7. Os frutos de São Bento

O Pai dos Monges faleceu aos 67 anos e sua fama de milagreiro aumentou após sua morte, gerando sua canonização, em 1220. Os frutos de seu trabalho são históricos e colhidos até hoje: dos mosteiros beneditinos saíram 23 papas, 5 mil bispos e 3 mil santos.  

Gostou da história de São Bento? Nossa colunista Tatyana Casarino fez um texto especial sobre sua vida e trabalho santo, que vale a pena conferir. 

E, se você, ao conhecer essa história de santidade se identificou com São Bento, não deixe de participar do quiz do IDe+ que te ajuda a perceber com qual santo você mais parece. Ficou curioso? Acesse aqui e faça já seu teste. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maura candida de Jesus
    Tinha curiosidade de saber da vida de São Bento linda, a sua passagem na terra . Ele nos protege vou orar muito por ele. Parabéns por essa pesquisa de uma verdadeira história! Obrigada Boa noite...São Bento cuida de nós!
  • Manuel
    Achei bem interessante. Ultimamente passei a me interessar pela vida de São Bento. Peço sua intercessão sempre. São Bento, rogai por nós!
  • Edson Santos carneiro
    Eu só devoto dê são Bento crus sagrada seja minha luz amém 🙏
  • Alda Belo
    Maravilhoso amém 🙌
  • Daniele Vitória Santos Melo
    Eu ameii a história como sempre,sempre procuro conteúdos relacionados ,😍😍uma católica curiosa!!!
  • Maria de Jesus Moreira
    Sou devota de São Bento, sempre que preciso recorro a ele e sempre sou atendida. Tenho muita gratido
  • Patrícia D. M.
    Achei muito útil, e explicativo .
  • CRISTIANO FREITAS DE OLIVEIRA
    Amei a história de São Bento.Que guarde e proteja todos os seus devotos.Amem
  • Rogerio Félix Cerentini
    Eu tenho muita fé no nosso amado e adorável São Bento, essa matéria foi de grande valia para nós que seguimos o conhecimento e a doutrina... Deus abençoe a todos....
  • Norma Lana
    Eu só tenho de agradecer a Deus e a vcs e a ração de são Beto e forte e poderosa eu amo fazer sempre que mim sinto que estou perturbada com o coração triste antes de dormir eu Faso a oração das duas crises são bento pretejei Amim e minha família e o mundo emteiro amém
  • Muito linda a história de sao Bento,sou uma devota dele
    São Bento me proteja e me defenda
  • ELAINE APARECIDA BUENO SPITALETTI
    Amei a história de São Bento. Não conhecia. Que amor a Jesus ! Que resignação a Deus ! Que lindo abençoar os alimentos e agradecer a Deus por eles.
  • Helena Domingos
    Adorei amei saber sobre são Bento
  • Elisa Calabro
    Muito lindo essa s trajetória do São Bento amei amei
  • Kamila Florencio
    Ótimo post, linguagem clara e precisa, gostei muito! Deus os abençoe.
  • Sandra Stephanovichi Bresolin
    Texto maravilhoso...
  • Izabel Cristina
    Amo aprender, nso sabia da irmã
  • JACINTA SOARES DA SILVA PAIVA
    SÃO BENTO, SEMPRE NOS TRAZ LUZES DE PAZ AMOR ALEGRIAS E PROTEÇÃO. SÃO BENTO ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VOZ.
  • Clemência Ap. da silva
    Conteúdo maravilhoso gostei muito da gosto ler Algo assim Parabéns Deus abençoe São Bento rogai por nós
  • Deusimar da rocha Martins
    Gosto muito de São Bento modelo admirável de fé
  • Márcia Lopes
    Muito bom conhecer a história de São Bento, um santo que teve tanta importância para a nossa Igreja. Adorei esse resumo e fiquei muito feliz em conhecer melhor a vida de São Bento 🙌
  • Wilson
    Interessante, muito gratificante a trajetória da vida dos santos. Foi verdadeira catequese. Adorei
  • ANDRE LUIZ DE SOUZA
    São Bento veio até mim, ainda enquanto eu era criança. Minha mãe queria me colocar pra estudar no mosteiro. O resto, partiu de mim. Eu mesmo não tenho uma explicação para gostar tanto dele, até que fiz a novena dele, não sei porquê (nunca havia feito uma), e no mesmo dia, fui posto à prova de uma maneira que ainda não havia sido. Mas senti que eu estava muito forte, como nunca estive. E senti claramente a presença dele me ajudando
  • roseli leite
    São Bento meu santo protetor,a história linda de grande valia e intendimento, amoooo são bento 🙏
  • Elenice
    Maravilhoso! Tenho a medalha no carro, na corrente em meu pescoço, faço a oração sempre que vou sair de casa no carro... Meu filho tem a medalha tatuada no braço... Minha família é muito devota desse Santo santo....🙌🙏 A Cruz Sagrada seja minha Luz! São Bento, rogai por nós! Amém!
  • RAIMUNDO ADEMAR CARNEIRO DA SILVA
    Parabéns, esse trabalho é uma excelente catequese. Deus abençoe.
  • Maria Aparecida Rosa Lopes
    Sou devota de São Bento ,além da oração a cruz sagrada seja minha luz, rezo uma outra oração que minha mãe nos ensinou desde criança, é assim: oração de São Bento, padre frei são clemente, são Bento livarai-me das cobras e todo bicho mal.
  • ana maria
    Adorei o seu comentario wue sao brnto continuem protegendo todos da minha familia para que mal nenhum venha nos prejuficar amém
  • Anne Soares lopes
    Quero receber bênção
  • Alex dos Santos
    Meu Santo protetor..
  • Alana lima
    Eu amei essa história de são Bento
  • Alan Hoffmeier
    Sou devoto de São Bento, estive na Itália em Subiaco, gostaria de saber mais sobre o mosteiro que eu visitei em Subiaco, obrigado. Salve São Bento....
  • Marli fatima gadenz
    Amei Sou devota Quero seguir sempre
  • vicente de paula candido
    otimo espetacular, vou ler a oração e conhecer algo para a vida
  • Maria Aparecida dos Santos Campos
    Gostei muito, sou devota de São Bento, quero saber como foi que se livrou dos envenenamentos!
  • Sônia Cristina
    Uma história linda. Inclusive li a história de São Bento. E estou fazendo o propósito Orando com São Bento. 15 dias de oração.
  • Solange Ramos Cardoso.
    A história desse santo que faz por nós...nós dá sabedoria.
  • LIDIANE JOAQUIM BASTOS
    Gostei...aprendi muito...tirei dúvidas...obrigada!!!
  • ANTONIO FERREIRA
    Foi muito bom muito bom conhecer um pouquinho da história do Santo São Bento, despertando-me a conhecer com mais profundidade os seus ensinamentos ... obrigado
  • Roberto Carlos Dos Santos
    Fiquei curioso em saber como foi e quem era São Bento e busquei no Safari do Google . Gostei do que achei muito claro e direito . De Belo Horizonte,obrigado !
  • Zibel Rodrigues
    Sou apaixonada por são bento - pela sua linda história - pelo seu trabalho - e por tudo que fez e deixou - tenho uma devoção por ele - Deus seja louvado 🙏 adorei ler esse resuminho 🙏
  • Maria da gloria
    Sou devota de São Bento, nunca tiro sua medalha do meu pescoço, ele já me livrou de muitas coisas . Tenho todas suas orações as quais recito sempre .
  • Élcio Miranda Duarte
    Gostei muito muito interessante
  • Joana
    Muito lindo que são bento livra meu filho do vício e da mas companhias
  • Solange dos Santos Ferreira Araújo
    Ótimo fiquei sabendo que ele tinha uma irmão gêmea e que a oração a cruz sagrada foi criada por ele muito obrigada pelas belas informações aqui contida
  • João Alves Da Silva
    Exelente, estou me tornando um fiel seguidor de São Bento.
  • Izabel Cristina dos Santos
    Sou devota a são Bento e tenho a agradecer por muitos livramentos intercedido Amém ✋
  • Magnolia Jesus De Andrade Oliveira
    Linda história de fé e amor ao Deus todo poderoso. A realização de milagres e ajuda ao próximo fazendo crescer a fé nas pessoas🤚🤚
  • Evaldo de souza nascimento
    muito bom para as pessoas conhecerem sa graças e bençãos de são bento
  • Maravilhoso
    Gratidão senhor
  • Vera Lúcia virira
    Gostei muito de conhecer a história de são Bento Sou católica e devota de São Bento
  • Maria de Fatima Wingeter
    Sou Catolica Apostolica Romana e Mariana, adorei o texto, falando da vida dele de Sao Bento. Cheguei ligar para Sao Paulo pedindo protecao para ele, mas tenho a oracao, Gratidao !
  • Rita Camargo
    Hoje me encontrava sobre pensamentos de vinganca e muito ódio estou pedindo a São Bento que me proteja que me devolva para a Luz de Nosso tão amado Pai eterno Jesus Que meus inimigos não tenha olhos e nem pernas para me alcançar e que nosso mestre Jesus me proteja e me traga revolta a luz Me perdoe por todo o mau que eu possa ter causado contra qualquer inimigo e me traga de volta a paz a sabedoria a luz Acredito em Deus Acredito em São Bento Que ele me proteja que assim seja Em nome do Pai do Filho e do espírito Sando amém
  • Domingos Ferreira Araújo
    Achei..lindo.. Alem de ser Católico mas não praticante, identifico-me mt com este Santo...algo me atrai... Quase todos os anos, vou S.Bento de porta aberta
  • Domingos Ferreira Araújo
    Achei..lindo.. Alem de ser Católico mas não praticante, identifico-me mt com este Santo...algo me atrai... Quase todos os anos, vou S.Bento de porta aberta
  • João Jailson
    muito bom e interessante a historia da morte dos irmãos
  • Maria da Conceição vieira Fernandes
    Me identifico muito com todos santos Beneditinos
  • Lucília
    Muito bom, obrigada.
  • Isabel
    Amei a história de São Bento
  • SANDRA PATRICIA CELESTINO DA SILVA DIAS
    Adorei o conteúdo. A história de São Bento é fascinante.Sou muito católica. Minha fé em São Bento é imensa. Há muitos anos uso a medalha da Santa Cruz e minha filha também. Por muitas vezes o uso da medalha me livrou de males,por exemplo mordida de escorpião, e assaltos a mão armada etc. Por último, São Bento conduziu minha filha a estudar em seu colégio. Colégio de São Bento em Olinda/ PE numa ocasião inédita. Sinto-me muito orgulhosa em usar sua medalha e dela fazer meu escudo e proteção.
  • Djanira da Silva Cruz
    Nunca tinha me interessado pela história de São Bento. Agora que comecei, não quero parar. Estou recebendo uma graça de São Bento. Não dá para descrever. É muito forte! São Bento, tão simples o nome, e tão grande poder. Ele é verdadeiramente, Santo de Jesus Cristo.
  • María Cristina
    Boa noite, estou orando por nosso amiguinho de quatro patinhas JIMMITO, ele tem uma sarna negra, e tenho fé e confiança que San Bento está curando nosso JIMMITO. Peço São Bento a cura ,por favor atenda nosso pedido, eu agradeço de coração, gratidão 🙏
  • Dilma Barbosa
    Olá ,eu admiro muito os Santos,mais S. Bento é especial pra mim ,que fui curada de uma dor muito forte que sentia no alto do estômago,coloquei sua medalha no local pedir sua intersesão e fui curada,luto pra viver sua santidade.S. Bento rogai por nós.bjosss.
  • Dilma Barbosa
    Olá ,amo as histórias dos Santos,e S. Bento é um dos Santos que muito admiro,rezo sua oração sempre que vou sair,tenho um terço com a medalha ,rezo sempre pra conseguir viver a mesma Santidade que ele,S. Bento rogai por nós.bjossss
  • Maikon
    Achei muito bom e tiro minha duvidas
  • Maria Moraes
    Ao orar pela minha filha , o Espírito Santo me iluminou que rezasse a novena de São Bento pra ela, para que a libertasse de todos os males do corpo, da alma e do espirito, como tbm o terço de São Bento pra livra- la das más amizades, más companhias as quais ela tinha. Como tbm libertá-la das brechas do mal do seu passado que possa ter havido, ela foi crescendo com mais costumes, vícios, etc. Dentro de 3 meses mais ou menos, com a novena perpétua e o terço, houve alguns recessos pequenos, por motivos superiores, mas o fato é que ela hoje está livre das más companhias e de lugares ruins que ela andava. Se aproximou mais da Igreja e o seu comportamento está bem diferente Graças a Deus e a São Bento! Vou continuar rezando para sua libertação completa completa! AMÉM
  • Gilson Feitosa Rodrigues
    Muito interressante eu só gostaria de sabe quando eu devo orar a são bento
  • rita cassia de oliveira silva
    muito linda ele foi especial
  • Célia
    Bom dia.me chamo célia e contribu com a evangelização de minha paróquia nossa senhora da conseição ,como ministra da palavra.E vivo uma vida parecida com a do meu amigo são bento,sou barrada as veses a não realizar o meu apostolado,as veses pelos as pessoas do mesmo ministério que eu,então vi ahistória de são bento me apaixonei.Uso a medalha e sempre reso a cruz sagrada.E vor vencendo as tentações.São bento Rogai por nós.
  • Margarete
    Amei as curiosidades muito explicativas Parabéns 👏👏👏👏
  • JOZIAS LUIZ ZOCOLOTTI
    Gostei muito do que li sobre são bento
  • Antonio
    Precisam colocar as letras em latim para que as pessoas possam identificar a tradução correspondente.
  • São bento que nos ajude todas as minhas familia e ajudai quem sofre obrigada Santo são bentinho.luisa minhas filhas béla Karene e meus netinhos .França..
  • Não conhecia fai bom sabem mais sobre este Santo na verdade não sabemos nada a história dos Santos gostei muito
  • Rosy
    Perfeito 👏
  • Rafael Abreu
    Ótimo
  • judite
    legal falta mais coisas

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.