A beleza arrebatadora da basílica da Sagrada Família

A beleza arrebatadora da basílica da Sagrada Família Foto: Isabela Lima

Uma das construções que mais intriga e encanta as pessoas é a Sagrada Família, em Barcelona, Espanha. Projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí i Cornet, a obra foi iniciada oficialmente em 1882 e tem previsão de conclusão ainda para 2026.
 
É o ponto mais visitado de Barcelona e atrai turistas de todas as partes do mundo, ávidos pelas formas e particularidades dessa verdadeira obra de arte arquitetônica.
 
Chamada de Templo Expiatório da Sagrada Família ou simplesmente Sagrada Família, a obra-prima de Gaudí é, na verdade, um templo cristão neogótico, de arquitetura modernista. Um monumento de grandes proporções que ocupa um quarteirão inteiro da cidade catalã.

Apesar de anos em construção, a obra ainda não está totalmente concluída. Mesmo assim, a Unesco já declarou algumas partes da igreja como Patrimônio Cultural da Humanidade. Há gerações que sua evolução acompanhada. É, portanto, uma obra viva!

Referências cristãs

O projeto original da Sagrada Família prevê a construção de 18 torres desenhadas por Gaudí, todas com temas cristãos. Até agora, apenas oito estão prontas. Doze delas seriam dedicadas aos Apóstolos, quatro aos Evangelistas, uma à Virgem Maria e outra a Jesus Cristo.

Interessante ressaltar que a altura de cada uma das torres obedece à hierarquia religiosa dos que estão representados.

Foto: Isabela Lima

Cada janela, coluna e elemento faz referência a santos, instituições ou mistérios da fé católica. As três fachadas principais também evocam a simbologia cristã e são dedicadas ao Nascimento, Paixão e Glória de Nosso Senhor.

Os enormes vitrais colorem o interior da igreja. Dão múltiplas cores a paredes, colunas e piso. O arquiteto Antoni Gaudí se inspirou na natureza para desenhar o interior da Sagrada Família, com grandes colunas tais quais troncos de árvores.

Foto: Isabela Lima

 
Grandes dimensões impressionam

O templo da Sagra Família é uma igreja do tipo basílica em forma de cruz latina, na qual o eixo central é ocupado por quatro corredores de 7,5 metros de largura cada e uma nave de 15 metros de largura, o que soma um total de 45 metros. Seu comprimento, incluindo a nave e abside é de 95 metros.

A divisão de espaços é a seguinte: Fachada da Natividade, Fachada da Paixão, Fachada da Glória com o Batistério, Capela de Sacramento, Cripta, Abside, Cúpulas e Obeliscos, Claustros, Sacristias, Capela da Assunção, Cruzeiro e o Transepto, Naves e Coros, além do Altar.

 

Foto: Isabela Lima

A Sagrada Família é tão grande que pode ser vista de praticamente toda Barcelona.

“Lugar mais lindo que conheci”.

A universitária Isabela Lima foi para lá com um grupo de pesquisa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde estuda, para apresentar um trabalho em um congresso mundial realizado no início deste mês.

Como o grupo ainda tinha algum tempo entre o dia de chegada e os horários do congresso, os estudantes decidiram conhecer alguns locais turísticos, entre eles, a Sagrada Família – verdadeiro ícone.
 
Isabela não esconde a emoção quando fala sobre o Sagrada Família e afirma que foi o local mais bonito que teve a oportunidade de conhecer na vida.

“É impossível ficar pouco tempo lá. Tem uma riqueza de detalhes e uma grandiosidade inimaginável, tanto dentro como fora. O que mais chama a atenção, sem dúvida são os vitrais na parte interior. Conforme o sol bate neles, pintam toda a igreja, trazendo muita vida e cor”, relata Isabela.

Foto: Isabela Lima

A estudante universitária achou tudo muito emocionante, desde o momento ainda fora da basílica, onde há a história de Jesus retratada em esculturas na fachada, e no seu interior, quando é possível apreciar todos os detalhes minimamente pensados.

“Pode acreditar que, para onde você olhar, terá um simbolismo, uma história por trás. Espero ter a oportunidade de visitá-la novamente quando estiver totalmente pronta! É um lugar para se refletir e ter um pouquinho de noção da grandeza de Cristo”, conclui Isabela.

A obra na qual Gaudí trabalhou em seus últimos anos de vida ficou inacabada porque ele foi atropelado em 1926 e não resistiu ao acidente. Está sepultado no Templo Expiatório da Sagrada Família. Grande parte sua obra é marcada por suas grandes paixões: arquitetura, natureza e religião. Existe um processo de beatificação de Antoni Gaudí em andamento no Vaticano.

A construção continuou a evoluir durante o século XX, mas passou por algumas interrupções, principalmente durante a Guerra Civil Espanhola ( 1936 a 1939). A previsão de término para 2026 é em alusão ao centenário da morte do arquiteto.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.