A cirurgiã-dentista que restaura a vida de pacientes oncológicos com próteses faciais

A cirurgiã-dentista que restaura a vida de pacientes oncológicos com próteses faciais

O trabalho da cirurgiã-dentista Karin Barczyszn é sobre restauração e esperança. Para ajudar pessoas que foram mutiladas na face devido às consequências do câncer, ela e um grupo de cientistas e profissionais desenvolvem próteses faciais personalizadas e gratuitas.

“As próteses reabilitam os pacientes de várias formas: esteticamente, para que possam sair à rua e ter uma vida normal. Funcional, para que possam falar, se alimentar e se relacionar. E espiritualmente, pois reabilitam a alma. Eles voltam a ter uma vida o mais próxima do normal possível. Muitos deles antes viviam escondidos em casa, pois não queriam ser vistos sem nariz, sem olho. Eram excluídos da vida em sociedade”, explica a profissional.

O trabalho é realizado no laboratório de próteses bucomaxilofaciais do Hospital Angelina Caron (HAC), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Desde 2019, cerca de 30 pacientes oncológicos receberam próteses faciais feitas a partir da biomodelagem 3D com materiais como silicone e acrílico, que devolvem as formas dos seus olhos, narizes, orelhas ou pálpebras, por exemplo, bem como próteses obturadoras de palato e velofaríngeas (que fecham o céu da boca), que permitem que alguns pacientes possam se alimentar e tomar líquidos e até falar.

Esse trabalho é fundamental para devolver a dignidade a pessoas que sofreram mutilações na cabeça e no pescoço. Com as próteses, podem retomar a vida com qualidade. Essas formas desempenham um papel crucial na amenização dos traumas e na melhoria da autoestima do paciente. É um trabalho de reabilitação não apenas da face, mas da vida dessas pessoas, como explica Karin.

Desafio aceito pela transformação de vida

Karin Barczyszn já trabalhava no Hospital Angelina Caron quando, em 2018, o chefe do setor de Oncologia, Dr. Luciano Saboia, pediu que desenvolvesse uma prótese de nariz. Até então, ela nunca tinha feito esse tipo de formato.

A especialização nessa área ainda nem existia no Brasil, mas a cirurgiã-dentista foi em busca de cumprir a missão. Começou então a fazer estágios voluntários na Universidade de São Paulo (USP) para aprender técnicas e casos. Na sequência, iniciou a especialização em Prótese Bucomaxilofacial na mesma instituição.

“Eu nunca me imaginei fazendo uma prótese quando estava na universidade – um nariz, uma orelha, um olho para alguém. Surgiu na minha vida pela necessidade do hospital, não digo por acaso, porque acho que já têm coisas que estão predestinadas na nossa vida, é a missão que a gente tem. Foi me dada essa missão e eu fui atrás. Esse trabalho me realiza muito, faço isso com muito prazer”, compartilha a cirurgiã-dentista.

Tecnologia pela vida

Muitos pacientes que passaram por cirurgias há anos ainda buscam próteses faciais e enfrentam dificuldades para viver com naturalidade. O método inovador desenvolvido pela equipe da UTFPR e do HAC permite a criação de próteses faciais personalizadas, com adaptação ao rosto de cada pessoa.

Embora o HAC seja um hospital particular, aproximadamente 60% dos pacientes atendidos são do Sistema Único de Saúde (SUS). Para atender a essa demanda, o hospital implementou um projeto de doação de próteses faciais gratuitas para os pacientes em tratamento oncológico, para que todos tenham acesso a essa transformação.

“Esse trabalho, realmente, não tem preço para um profissional. Quando você vê o sorriso, que essas pessoas voltam a trabalhar, a viver bem. Pra nós é um retorno fantástico e não há dinheiro que pague essa felicidade que conseguimos proporcionar”, finaliza Karin Barczyszyn.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Aparecida de Freitas Alves
    Parabéns, pessoas como a Dra.Karin dão esperança neste mundo de caos
  • Rosangela Regina Mattoso Ferreira
    Parabéns Karin, pelo seu trabalho e dedicação.
  • Hilda Alves
    Parabéns Dra. Karin por se dedicar tanto pelos mais necessitados! Que o Espírito Santo continue te capacitando cada vez mais! DEUS te abençoe!
  • Dirce Maria Paludo Chiochetta
    Karin , parabéns pelo seu lindo trabalho , simplesmente incrível ! Devolver a auto estima das pessoas e fazer a diferença num a fase tão delicada , Parabéns !!!
  • Juliana Alves
    É um trabalho fantástico! Maravilhoso... eu já sabia desse trabalho e é impressindivel, pois devolve o prazer de viver do ser humano.. parabéns.. !!!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.