A força das mulheres no esporte

A força das mulheres no esporte

O universo do esporte é rico e desafiador em muitas esferas. Desafia o corpo a buscar seus limites, estimula o crescimento pessoal, traz saúde e qualidade de vida. Instiga a mente a aprimorar técnicas, traçar estratégias, fortalecer o controle psicológico. Para as relações sociais e pessoais, os benefícios são diversos: disciplina, humildade, persistência, espírito de equipe.

Por toda essa complexidade que envolve a natureza do esporte é que ele constrói memórias e forma pessoas, antes mesmo de ser possível se ter essa compreensão. Tauana Aparecida de Oliveira tem 33 anos e lembra do início da sua jornada no esporte ainda na infância.

“A primeira memória que tenho é brincando com os meninos na rua, inclusive meu irmão. Depois, tenho lembranças de levar meu irmão na escola de futsal. Um dia faltou um aluno para dar coletivo e eu me ofereci para jogar. Os treinadores ficaram espantados com minhas habilidades e comecei a treinar junto com os meninos”, detalha.

A busca pelo espaço feminino

Esses foram os passos iniciais do desafio profissional que Tauana iria percorrer para se tornar atleta de futsal. E se no esporte, os obstáculos são intrínsecos para todos, para uma menina de 12 anos, eles eram potencializados e superados, na mesma proporção. “Até essa idade fiquei treinando com eles, depois comecei a participar de jogos entre as escolas e o pessoal da seleção da cidade me viu jogando, assim, me convidaram para treinar com as meninas da seleção do município. Elas eram adultas, mas eu nem sentia a diferença. Com 13 anos já era titular da equipe adulta. Com 15 anos fui morar fora, em outro município do Paraná. Lá eu era titular do sub 15, sub 17, sub 20 e adulto. No ano seguinte voltei para minha cidade para jogar com a seleção”, narra.

Tauana é funcionária pública desde 2010 e, como profissional de Educação Física, atua na coordenação esportiva da Secretaria de Esportes e como treinadora de futsal do município de Pinhão. Ela faz parte de uma crescente positiva e necessária para a atual sociedade: a participação feminina no meio esportivo. Seja como atleta, treinadora ou coordenadora.

“Os desafios inerentes ao esporte e às habilidades que os esportes exigem não são nada em comparação com o desafio de ser mulher em espaços dito como masculinos. Quando era atleta existiam as barreiras de ser mulher e somente ter homens no comando. Na profissão, os desafios continuam os mesmos, mas em patamares elevados. Entretanto, o fato de ser mulher e ter a possibilidade de mudar algumas coisas nos ambientes que convivo são motivação suficiente para continuar, avaliou.

Os aprendizados do esporte para a vida

Hoje, além de trabalhar com esporte, Tauana treina quase todos os dias, praticando-o também como lazer. Isso porque ela sabe da importância e representatividade da sua presença nesse ambiente de saúde, de luta, de bem-estar e de conquistas individuais e coletivas.

“O esporte é fundamental em minha vida, ele conduziu muitas das minhas aprendizagens, tanto pessoais quanto profissionais. Por meio dele pude lapidar minhas habilidades corporais, intelectuais e pessoais. Atualmente, ele é fonte de meu sustento e foi escada para muitas de minhas conquistas. Boa parte da minha rede de contatos fiz através do esporte, hoje tenho amigos em todos os cantos do mundo”, reconhece a profissional.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.