A importância do Sacramento da Reconciliação

A importância do Sacramento da Reconciliação

Considerada por muitos um dos sacramentos mais importantes da Igreja Católica, a confissão é uma forma de reconciliação com Deus a partir do reconhecimento e do arrependimento de nossos próprios pecados diante de um sacerdote, o que nos ajuda a evocar a santidade e o amor ao Senhor.

Ao buscarmos a confissão sacramental exercitamos a humildade, pois clamamos pela misericórdia de Deus e acreditamos em Seu perdão. O Sacramento da Penitência ou Reconciliação pode nos curar das fraquezas da alma e restabelecer a graça que nos foi dada no Batismo.

A importância de mantermos a confissão em nossa rotina de cristãos foi evidenciada recentemente após a triste história do ataque de um ex-aluno armado ao Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, Paraná, que terminou com o assassinato dos jovens namorados Karoline Verri Alves, 17 anos, e Luan Augusto, 16 anos.

Segundo comunicado oficial do Setor Juvenil da Arquidiocese de Londrina, Karoline havia recebido o Sacramento da Reconciliação dias antes da tragédia. Já Luan recebeu o Sacramento do Crisma recentemente. 

Casal participava ativamente da comunidade católica e dos sacramentos

O comunicado do Setor Juvenil da Arquidiocese de Londrina também confirma a participação de Karoline e Luan na comunidade cristã e nos sacramentos. Eles já eram reconhecidos como intercessores e inspiração para a juventude paranaense, como declarou o Padre Dirceu Reis, assessor do Setor Juvenil, que também deu declarações sobre a vida inspiradora do casal.

Karoline Verri Alves, 17 anos, e Luan Augusto, 16 anos

“Karolyne e Luan, jovens católicos da cidade de Cambé (PR), viveram assim a santidade: abraçando com entusiasmo a sua vocação, gastaram-se pelo Evangelho dentro da Igreja, descobriram uma alegria sem par e tornaram-se reflexos luminosos do Senhor na história da comunidade, dos amigos e de seus familiares. Um santo ou uma santa é isto: um reflexo luminoso do Senhor na história. Tentemos fazê-lo também nós: não está fechado o caminho da santidade, é universal, é uma chamada para todos nós, começa com o Batismo, não está fechado o caminho. Tentemos também nós, a exemplo de Karoline e Luan, porque cada um de nós é chamado à santidade, a uma santidade única e irrepetível”, disse o Padre Dirceu.

O Padre convocou uma jornada espiritual até o dia 26 para que grupos de jovens e adolescentes rezem o Santo Terço e façam Adoração ao Santíssimo Sacramento pelo casal, pelo conforto e consolo de suas famílias, num gesto de fé e solidariedade.

Sacramento da Penitência ou Reconciliação e a confissão

O Sacramento da Reconciliação é uma forma de experimentar o amor e a graça de Deus em sua plenitude. Uma boa confissão precisa de profunda e real contrição pelos pecados cometidos, com a firme resolução de não mais repeti-los. Para receber o Sacramento da Penitência ou Reconciliação é preciso: 

  • refletir e fazer um exame sincero de consciência, recordando todos os pecados cometidos desde a última em que se confessou;
  • arrepender-se dos pecados cometidos;
  • prometer não mais pecar;
  • confessar os pecados ao sacerdote;
  • cumprir a penitência imposta pelo confessor.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Muito bonito o exemplo deste casal. Que Deus receba estes jovens em sua divina graça. A notícia que mais me emocionou foi o fato de que a mãe da moça perdoou o assassino e solicita orações para ele, pois, segundo ela, ele é doente e Jesus veio salvar os doentes. A santidade vem de família, de berço mesmo, pois a mãe da jovem também inspira santidade.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.