“A Madrinha” terá uma série de celebrações e homenagens ao longo dos próximos meses na Associação Evangelizar É Preciso. Durante a Festa de Jesus das Santas Chagas, Padre Reginaldo Manzotti anunciou que 2024 será o Ano de Nossa Senhora do Carmo na Associação, um passo na preparação dos seus 20 anos de história, a serem celebrados em 1º de outubro de 2025.
Nossa Senhora do Carmo, que é Madrinha da Evangelizar e fonte de Graças, terá diversas ações programadas para engajar fiéis e colaboradores em Seu nome. O ano votivo será dedicado à devoção e espiritualidade da Santa e a comunicação da Rede Evangelizar terá súplicas mensais, cada uma com um tema específico para guiar a oração e a reflexão dos fiéis.
Além disso, no dia 16 de cada mês haverá uma Missa Votiva especial em honra à Santa, com a bênção dos escapulários e a vela acesa na imagem de Nossa Senhora do Carmo, como símbolo da fé e intercessão.
A Rede Evangelizar exibirá documentários, séries e programas especiais sobre a história e a espiritualidade de Nossa Senhora do Carmo, com curiosidades, reflexões e depoimentos de fiéis e religiosos.
A devoção a Nossa Senhora do Carmo teve início no século XII, no Monte Carmelo, em Israel, onde eremitas se reuniram para viver em oração e pobreza, consagrando-se à Bem-Aventurada Virgem Maria. Em 1251, São Simão Stock recebeu o escapulário das mãos de Nossa Senhora, que simbolizou uma aliança de proteção e amor eterno para todos os que a ela se consagram. A devoção ao escapulário se espalhou, e a espiritualidade carmelita se fortaleceu ao longo dos séculos, unindo fiéis ao redor do mundo.
A espiritualidade carmelita, profundamente enraizada na devoção a Nossa Senhora do Carmo, inspira os fiéis a uma vida de oração e contemplação. É um chamado à simplicidade e à entrega total a Deus, seguindo os passos de Maria, que foi o primeiro sacrário vivo de Cristo.
No Brasil, a devoção chegou com os colonizadores portugueses e hoje igrejas e capelas dedicadas a ela estão por todo o país, como locais de peregrinação e expressão de fé.
Na Evangelizar É Preciso, a devoção a Nossa Senhora do Carmo é um dos carismas, um pilar espiritual. Como explicou Padre Reginaldo Manzotti em um artigo, “esta relação não é apenas simbólica, mas uma aliança profunda que guia a missão evangelizadora da Obra, inspirando ações e orações que refletem o amor e o auxílio da Virgem Maria”.
Mensagem de fé e esperança, a Santa é vista como uma mãe amorosa que intercede por seus filhos, oferece refúgio e conforto nos momentos de dificuldade.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.