Reconhecida desde 1996 como Patrimônio da Humanidade, a Catedral de Colônia — Kölner Dom para os alemães — levou 600 anos para ser concluída. Por isso mesmo, parte da sua arquitetura remonta ao estilo gótico de 1248.
Uma obra tão demorada assim exige uma explicação. E ela tem! A igreja guarda relíquias associadas aos Três Reis Magos, o que consagrou a cidade como importante centro de peregrinação na Europa, e possui a torre religiosa mais alta do mundo. Aliás, ela já foi o prédio mais alto do planeta em 1880.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Catedral acabou recebendo 14 ataques de bombas aéreas, mas mesmo assim não caiu. A sua reconstrução foi concluída em 1956.
A Kölner Dom, aliás, se destaca na paisagem de Colônia e, por isso mesmo, é o marco inicial e principal da cidade. Trata-se da terceira maior igreja do mundo, que atrai seis milhões de turistas por ano, sendo o local turístico mais visitado da Alemanha. Vista de cima, ela tem a forma de uma cruz latina, bem comum nas catedrais góticas.
Dentre os destaques da igreja, estão as ossadas dos Três Reis Magos. Elas foram depositadas atrás do altar, numa arca de ouro e prata, ornamentada com pedras preciosas. Aliás, foi por causa de Baltazar, Melchior e Gaspar que o templo foi construído, já que o número volumoso de peregrinos que se deslocava em busca da relíquia exigia um espaço maior e mais suntuoso.
Para chegar ao alto da torre, é preciso disposição. São 509 degraus. A vista permite uma contemplação panorâmica da cidade de Colônia a mais de 157 metros de altura, fazendo valer todo o esforço.
Os vitrais do século XIX também chamam bastante atenção, incluindo o Bayernfenster. Um conjunto altamente representativo do estilo de pintura alemã e de grande valor tanto estético quanto histórico.
O coro medieval, composto por 104 assentos, é considerado um dos maiores do gênero ainda existentes.
A Catedral de Colônia ainda possui dois órgãos de tubos e onze sinos, quatro dos quais medievais, que anunciam para o entorno quando do início das Missas e outros serviços. Um som que além de representar um chamamento da Igreja, também chega aos ouvidos como um convite para uma viagem no tempo e uma imersão na História.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.