Chicó e João Grilo estão de volta em sequência d’O Auto da Compadecida, que traz várias referências à fé

Chicó e João Grilo estão de volta em sequência d’O Auto da Compadecida, que traz várias referências à fé

O anúncio foi feito pelos atores Matheus Nachtergaele e Selton Mello e a boa nova logo teve ampla repercussão na internet. Um dos maiores sucessos do cinema brasileiro, “O Auto da Compadecida” vai ganhar sequência com um novo filme.

Lançado no ano 2000, o longa baseado na obra de Ariano Suassuna tornou-se um clássico. Afinal, não tem como não gostar das aventuras dos presepeiros Chicó e João Grilo, que teimam em sobreviver aplicando pequenos golpes nos desavisados.

O filme, assim como o livro, escrito como uma peça de teatro, tem muitas referências católicas, inclusive o encontro entre um dos personagens principais com Nossa Senhora e Jesus Cristo. O próprio nome da obra, aliás, já faz referência a esse momento da trama.

Entende-se como auto toda composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgida ainda na Idade Média, de linguagem simples e de extensão curta, com elementos cômicos ou intenção moralizadora. Já o termo Compadecida, que caracteriza uma pessoa que sente compaixão de algo ou alguém, é usado popularmente para se referir à Virgem Maria.

Foto: Reprodução Columbia Pictures

A intercessora sempre presente

Conforme a própria Bíblia, a maior missão de Maria como mãe, fiel ao projeto de Deus, é cuidar e interceder por nós, “agora e na hora da nossa morte”, que é justamente a hora de encontrarmos com o seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Como apresentado no filme, se pedirmos, ela é capaz de apresentar-se para interceder, do mesmo modo que fez em favor de Grilo e de outros personagens no julgamento final:

“Intercedo por estes pobres que não têm ninguém por eles. Por esses filhos amados, que não tiveram a chance de conhecer a Verdade. Salve-os!”, diz a Compadecida aos julgados, na presença de Jesus.

Vale lembrar que quase todas as orações e consagrações dedicadas a Maria têm constantemente a invocação: “Rogai por nós”. Na oração da Salve-Rainha, por exemplo, rezamos: “Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo”. E sobre essa promessa, podemos entender que ela diz respeito a nossa salvação.

O cangaceiro também carrega um simbólico de fé e confiança em Nossa Senhora

No filme, Maria, a Compadecida, conseguiu dar um jeito em todos. Intercedeu por cada um conforme aquilo que eles viveram, alegando que em algum momento das suas vidas, um ato de fé, caridade e devoção fez-se presente e foi suficiente para a remissão.

Santa Teresinha do Menino Jesus, cujos escritos se eternizaram, assim como a sua história de resiliência e fé, conforme já contamos aqui no IDe+, tem uma frase que resume bem isso: “Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha”. Foi o que pensou João Grilo, quando chegou ao céu e bradou:

“Valha-me Nossa Senhora, mãe de Deus de Nazaré!”.

Momento em que João Grilo pede a Nossa Senhora que venha interceder por ele

Quando Ela chega ao julgamento após o pedido de João Grilo, o Diabo se irritou: “Lá vem A Compadecida. A Mulher em tudo se mete”. Outra cena sobre a proteção da Mãe de uma maneira cheia de humor é quando Jesus, ao vê-la defender todos aquelas almas, comenta que o céu vai virar uma instituição pública, que existe, mas não funciona. No final do filme, o Senhor ressurge em umas das cenas mais simbólicas para trazer reflexão.

Ainda não se sabe se o núcleo celestial, com seus diálogos cheios de significados, vai estar na sequência. Entre os detalhes que já foram divulgados, pouco foi adiantado sobre o roteiro.

Guel Arraes, porém, será novamente o diretor, mas agora conta com a colaboração de Flávia Lacerda. A produção fica por conta da Conspiração e H2O Films. O roteiro terá a assinatura de Guel, Adriana Falcão e João Falcão.

“Fazer o Chicó de novo é uma emoção gigante, que nunca imaginei reviver! Nosso time é de craques, faremos ‘O Auto 2’ à altura da grandeza do nosso filme do peito e celebrando a memória de Ariano Suassuna. O Brasil esperava e merecia este presente”, revelou Selton Mello, em depoimento no material de divulgação encaminhado à imprensa.

De acordo com o que foi anunciado, as filmagens terão início em agosto. O Auto da Compadecida 2 está previsto para chegar aos cinemas já em 2024. Uma continuação que celebra não somente a obra se Ariano, mas também a cultura brasileira. Como será um roteiro original, ainda não sabemos quais referências à fé a obra trará. Vamos aguardar!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.