A coleta do Óbolo de São Pedro é uma tradição que simboliza a união dos fiéis católicos com o Santo Padre. Instituída formalmente pelo Papa Pio IX, em 1871, por meio da encíclica “Saepe Venerabilis”, a prática remonta ao século VIII, quando os anglo-saxões, após se converterem ao cristianismo, decidiram enviar anualmente uma contribuição ao líder da Igreja.
Trata-se de uma doação financeira destinada a apoiar diversas obras de caridade e as necessidades da Igreja em todo o mundo. Em 2022, as contribuições totalizaram mais de 100 milhões de euros, com a maior parte destinada ao suporte das atividades apostólicas e outra a projetos de assistência direta aos mais vulneráveis. Esse apoio permite que a Igreja responda às necessidades dos mais necessitados, financie projetos de desenvolvimento sustentável e ajude vítimas de desastres naturais, como o que aconteceu no Rio Grande do Sul e teve apoio do Vaticano.
Para o Papa Francisco, “o cristão existe para servir”. Esse espírito de serviço está presente nas obras de caridade apoiadas pelo Óbolo. Papa Bento XVI afirmou que o Óbolo de São Pedro é a expressão mais emblemática da participação dos fiéis nas iniciativas de caridade do Bispo de Roma, indispensável para a Igreja, pois está sempre impulsionada pelo amor que vem de Deus.
As doações podem ser feitas diretamente nas paróquias durante a Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, celebrada em 29 de junho, ou online através do site oficial do Óbolo de São Pedro (www.obolodisanpietro.va). Saiba mais informações neste link.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.