Como acontece o Batizado de adultos, como do ex-jogador Ronaldo

Como acontece o Batizado de adultos, como do ex-jogador Ronaldo Foto: redes sociais

Nunca é tarde demais para receber o sacramento do Batismo. Aos 46 anos, o ex-jogador de futebol Ronaldo “Fenômeno” foi batizado na Igreja Católica. A cerimônia, realizada em São Paulo, foi conduzida pelo Padre Fábio de Melo.

Ronaldo compartilhou a novidade pelo seu perfil no Instagram e escreveu um texto no qual falou que se sente regenerado e renovado no caminho do amor solidário.

“A fé cristã sempre fez parte da minha vida de forma fundamental, desde a infância, embora eu não tivesse passado ainda pelo batismo. Com o sacramento, me sinto verdadeiramente regenerado como filho de Deus – de um modo novo, mais consciente, mais profundo. Renovo o meu compromisso de seguir o caminho do bem, por livre e espontânea vontade, crendo no amor de Jesus, no amor solidário. Muito obrigado, @pefabiodemelo, igreja de São José, padre Dom Oswaldo e queridos padrinhos Amilcar e Malu”.

O Batizado de adultos

No Evangelho de Mateus, Jesus determina aos Seus discípulos que saiam pelo mundo para fazer com que todos se tornem Seus discípulos pelo anúncio do Evangelho e pelo Batismo:

“Os onze discípulos foram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt. 28, 16- 20).

Foto: redes sociais

Assim como Ronaldo, adultos de todas as idades podem receber o Sacramento do Batismo. Como explica a coordenadora da Pastoral do Batismo da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Felipe Guerra (RN), Luzia Medeiros. A Igreja Católica não determina uma idade limite para a pessoa pedir o Batismo.

“Pode ser em qualquer idade, desde que manifeste a vontade de receber o Sacramento. Porém, a Igreja pede que o adulto não batizado faça a catequese catecumenal, que é a de adultos. Depois de um período de vivência, de encontros de preparação, a pessoa recebe o Batismo e, posteriormente, os outros sacramentos de iniciação cristã, que são a Primeira Eucaristia e a Crisma. Não deixe que a idade seja um empecilho, pois não é”, explica.

Embora nunca seja tarde para iniciar o caminho da fé, Padre Erivon Maia de Oliveira, da Paróquia de São Sebastião, de Governador Dix-Sept Rosado (RN), explica que é importante batizar a criança o quanto antes, para que ela se torne cristã e se purifique do pecado original.

Nesse processo de fé e confirmação, a Pastoral do Batismo e os catequistas do catecumenato caminham juntos.

“Os adultos devem ser admoestados dos seus pecados, diferentemente das crianças, que ainda não têm consciência dos seus atos”, acrescenta o Sacerdote sobre o processo que acontecerá na catequese catecumenal.

Para quem ainda não se batizou e pensa se deveria dar esse passo, Padre Erivon deixa suas palavras de incentivo.

“Para seguir os passos de Jesus, todo tempo é tempo e toda hora é hora. Só basta abrir o coração, escutar o chamado e colocar em prática. Procure os responsáveis da sua Paróquia, capela ou da comunidade para realizar e seguir a Cristo. Ele nos chama”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Isabel Cristina Kruger
    Que coisa mais linda parabéns a todos que participaram e acolheram o Ronaldo fenômeno!! Que Deus abençoe o Ronaldo 🥰👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💙🌸🌻🙏🏻💒
  • Marciocelia Maria Torres Ximenes
    Essa informação é de muita valia para nos católicos . Bastante louvável, aleluia !!!
  • Eliane da Silva Leite
    Pra mim o conteúdo foi de suma importância, pois tenho 54 anos e não sou batizada..fui consagrada na igreja evangélica quando criança..hoje frequento a igreja católica e sou feliz.. porém sinto que falta algo pra completar e estou sentindo aliás é uma necessidade do sacramento.
  • Edgar Soares
    Bastante louvável. Que Deus possa tocar nos corações de todo ser humano que ainda não recebeu do Batismo, para que possam participar do Banquete da Santissima Eucaristia.
  • Clarice
    Conteúdo maravilhoso!Que mais adultos possam se abrir pro amor de Cristo de forma completa fazendo os sacramentos e assim poder também Recebe-lo na asagrada Eucarístia.
  • Adriana
    Lindo.... Jesus nos chama todos os dias, a todo momento.
  • SAIONARA ROCHA DA SILVA
    É ISSO MESMO, NUNCA SE É TARDE PARA RECEBER OS SACRAMENTOS DA IGREJA, NÃO SE TEM IDADE DEFINIDA. BASTA A PESSOA SENTIR VONTADE.
  • Tatyana Casarino
    Que legal esta notícia! Bons tempos aqueles em que o Ronaldo fazia parte da nossa Seleção. Para mim, a melhor composição de time sempre será aquela de 2002. Foi uma alegria ver o Brasil ser pentacampeão na minha infância. E agora um belo "gol" dele na vida espiritual. Parabéns! Que ele seja abençoado no seu caminho religioso dentro do catolicismo.
  • Mariza da Silva Andrade
    É muito importante receber a luz de Jesus, pelo batismo, Ronaldo foi tocado para receber o batismo e ser cristão. Que Deus abençoe e que não esqueça o ensinamento da preparação. Tenho um sobrinho dessa idade de 46 anos e não quer de jeito nenhum receber o batismo, entrego nas mãos de Deus que ele seja tocado.
  • Tatiane Melo
    Muito gratificante vê a fé transmitida pela nossa religião.
  • Reni
    Acho que foi a melhor coisa que o Ronaldo fez na vida. Que ele continue na igreja participando, vivenciando o que aprendeu na catequese e levando a fé e esperança a outras pessoas.
  • BRUNA GERMANO DOS SANTOS
    Essas informações são muito importantes para nós cristãos.amo ser católica!🙌🏼✝️✝️
  • Sebastião
    Muito bom, ótimo isso que nós precisamos

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.