Como cultivar a virtude da esperança para o ano novo

Como cultivar a virtude da esperança para o ano novo

“Nossa esperança está no Senhor;

ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.

Nele se alegra o nosso coração,

pois confiamos no seu santo nome.”

(Salmo 33:20-2).

 

A passagem para um novo ano sempre é uma boa ocasião para exaltar a virtude da esperança. Os significados de esperança são os seguintes: “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja” e “confiança em coisa boa”. 

Sabe-se que a esperança requer sempre perseverança, pois é preciso perseverar na fé para acreditar que algo bom é possível, mesmo quando há vivências de dor e sofrimento. 

A esperança, assim como a fé e o amor, é uma virtude teologal do Cristianismo. As Virtudes Teologais, como o próprio nome sugere, são as virtudes que fazem o ser humano agir bem em relação a Deus e pela graça de Deus. Elas são virtudes de caráter sobrenatural, pois o ser humano, infelizmente, apresenta dificuldades em cultivar essas virtudes naturalmente. 

Diferente do que muitas pessoas pensam, a esperança não é uma virtude passiva. Não se trata de esperar coisas novas e situações boas de braços cruzados: a esperança também é um convite para o ser humano lutar por tudo aquilo que é justo e bom. 

Essa luta nobre pelo bem é o que mantém nossa luz acesa e nos dá felicidade para prosseguir a vida com força, pois todo aquele que luta para concretizar o bem por meio da caridade inspira as pessoas ao seu redor com esperança e traz um sentido maior para a sua vida. 

Não há maior satisfação do que saber que contribuímos com o aumento da esperança no mundo e que fizemos a diferença na vida das pessoas com a prática do bem. Mais do que um sentimento ou uma virtude, podemos representar a esperança sendo pessoas boas. 

Todos nós podemos ser mensageiros da esperança e da mudança que queremos ver no mundo por meio da caridade. Quem faz o bem inspira muitas pessoas e propaga a esperança, ainda que não saiba disso. Nossa vida é uma fonte de esperança e inspiração para as pessoas ao nosso redor quando é pautada pela caridade. 

É interessante mostrar uma frase belíssima sobre a esperança atribuída a Santo Agostinho: “a esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”.

Esse é um momento propício para refletirmos acerca de tudo o que não gostamos no ano que passou e para mergulharmos em um autoconhecimento sincero. Será que fizemos o nosso melhor no ano que passou, ou será que poderíamos ter sido mais felizes em nossas atitudes? Será que fomos verdadeiras fontes de esperança e caridade para o próximo? Ou será que ficamos acomodados?

Será que inovamos e cumprimos a vontade de Deus com coragem, ou entramos no piloto automático e ficamos estagnados em padrões negativos de comportamento? Será que a rotina foi uma fonte de alegria, disciplina e atividade, ou ela ficou desequilibrada entre a bagunça e a estagnação? 

Não aceite mais padrões negativos e tenha coragem para mudá-los. No próximo ano, antes de esperar pelo recebimento de novidades, seja você uma fonte de mudanças. Altere a sua rotina se precisar melhorar a sua vida. 

Tire os seus velhos sonhos da gaveta e tenha a coragem de lutar por eles. Confie mais em Deus. Confie mais em si mesmo. A vida é um presente de Deus muito precioso para ficar estagnada em velhos padrões. Todos nós merecemos abraçar novas alegrias, mas também precisamos de coragem para buscá-las. 

  Desejo a todos um feliz ano novo com muita esperança de que dias melhores virão!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.