Como enfrentar o luto para seguir adiante

Como enfrentar o luto para seguir adiante

Perdas de todos os tipos podem ser consideradas momentos de luto. Pode ser de uma pessoa, de saúde, profissional ou de relacionamentos. 

Quando se trata da perda de alguém, historicamente, surgiram costumes e rituais, como a utilização de cores específicas, da maneira  como se comportar e até daquilo que se pode ou não fazer durante o período enlutado.  A sociedade contemporânea, entretanto, tem apresentado resistência a esse tipo de vivência. 

O Papo com Eli Paschenda, membro do Grupo de Perdas e Viuvez da Pastoral Familiar e Giovana Bonini, psicóloga, leva a reflexões sobre o tema. 

Perder alguém não é fácil. Pessoas reagem de maneiras diferentes diante da morte e o assunto mexe com qualquer um. 

Eli Paschenda conta sobre a experiência dos encontros do grupo num local onde os participantes podem se abrir e falar sobre seus sentimentos. 

“O luto pode e deve ser vivido, mas não se pode ficar só no luto.”

Para  Giovana Bonini, a sociedade se encontra num momento em que não sabe como agir.  Ela observa que é necessário “permitir que as pessoas se exponham às emoções para retomar suas vidas.”

“Expressar emoções, falar o que está sentindo é um divisor de águas”, acrescenta.

O programa dá dicas práticas de como agir, esclarece sobre as fases do luto e aponta como a fé ajuda a superar momentos de tristeza.

Papo IDe+

O programa Papo IDe+ vai ao ar todos os sábados, sempre às 19h30, e é resultado de uma parceria do portal IDe+ com a TV Evangelizar. Temas como migração, autismo, silêncio, finanças e luto estão contemplados nos nove episódios da primeira temporada.

A cada encontro, Tati Ayres recebe dois convidados para uma conversa leve e acolhedora, levando em consideração dois vieses: a perspectiva da fé católica e de profissionais que trabalham o assunto ou personagens que vivenciaram ou estão imersos no contexto abordado.

Todos os programas também estão disponíveis por streaming, no IDeplay, plataforma que faz parte da Rede Evangelizar.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.