Cliques 710
Nos dias agitados em que vivemos, sempre correndo para dar conta de todos os compromissos, tarefas do trabalho e domésticas, e ainda encontrar tempo para cuidar da família, muitas vezes deixamos um pouco de lado os nossos momentos com nós mesmos, nossas reflexões e orações.
Renovar nossa espiritualidade é fundamental para encontrarmos força para enfrentar os desafios do dia a dia, além de nos ajudar a ter paz, propósito e equilíbrio interior. O encontro pessoal com Deus é essencial para uma vida plena de propósitos e significado.
Essa renovação espiritual, porém, passa por um processo bastante pessoal, já que cada um possui suas próprias crenças, valores e práticas espirituais.
No entanto, para a Igreja Católica, seguir alguns preceitos cristãos pode ajudar a renovar a nossa espiritualidade.
A oração é sempre um forte meio de comunicação com Deus. Reserve seu tempo diariamente para rezar, seja para expressar gratidão, compartilhar preocupações ou buscar orientação espiritual. A
oração fortalece o relacionamento com Deus e ajuda a renovar a espiritualidade.
Pausa para se reaproximar de Deus
Tente encontrar um espaço no seu dia para se dedicar à reflexão e ao autoconhecimento: tire um tempo para refletir sobre seus valores, sua espiritualidade e sobre a força de sua fé. Conhecer a si próprio é fundamental para o crescimento espiritual.
Virtudes que renovam a espiritualidade
Caridade
Não é somente o gesto de doar algo. Trata-se do amor de Deus que existe em nós e se transforma em gesto concreto. A
caridade indica também o amor com o qual nós amamos a Deus.
Mansidão
É brandura e suavidade na índole e na maneira de se expressar e faz parte da temperança. A
mansidão emana do amor-caridade e é adquirida com o esforço contínuo, fruto da condição de sentir-se amado por Deus. É uma faculdade psíquica e espiritual que nos propicia ter controle sobre nossas emoções e no trato com outras pessoas, mantendo-nos serenos em situações de conflito.
Fé
É a adesão pessoal do homem a Deus, o consentimento livre a toda a verdade que o Pai revelou. A
fé nos leva a buscar e a conhecer Deus, pois é preciso conhecer para crer.
Esperança
É incorporada por Deus à nossa alma. É pela
esperança que temos a certeza da ajuda divina e de que alcançaremos o céu. Ela está diretamente ligada à fé, pois nos leva a acreditar em algo que ainda não vemos, mas que no futuro acontecerá. É o que nos dá forças para recomeçar sempre que sentirmos o Inimigo tentando nos puxar para trás.
Humildade
Como toda virtude moral, a
humildade pode ser buscada, trabalhada, aperfeiçoada. Ela é o alicerce no qual todas as outras virtudes se sustentam; sem humildade não há edificação espiritual. Ser humilde não é depreciar-se. Ao contrário, é valorizar a obra de Deus em nós. A verdadeira humildade coloca-nos prontos para servir, em uma atitude de alegria e não em busca de honras.
- Fonte: E-book “A Devoção de Fé e Libertação para termos em nossos corações – Jesus das Santas Chagas”.