Como se aproximar de Deus com uma rotina de orações

Como se aproximar de Deus com uma rotina de orações

Está na Bíblia (Tiago 4:8): Deus se aproxima de quem se aproxima Dele. E uma das principais formas de ter contato com o Pai é por meio das orações diárias. Procure organizar o seu dia de uma forma que esse momento faça parte. A oração é também um meio de buscar aumentar sua , dom gratuito de Deus que deve ser sempre cultivado, como está em Lucas (17,5). “Senhor, aumenta a nossa fé”.

Como fazer minhas orações

Embora desde muito cedo todos falem em rezar ou fazer orações, a prática tende a ser potencializada com o tempo e há maneiras de aprender. Para iniciar uma rotina de orações, alguns passos estão relacionados a conteúdo da oração, ao tempo reservado e à forma de orar. Separamos dicas, conforme todos os pontos, que podem te ajudar a organizar o dia a dia e manter-se forte na fé.

A teóloga Sonia Maria Gaio, que é catequista do Catecumenato no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Curitiba (PR), explica que estabelecer uma rotina de orações exige esforço e ajudou nesse passo a passo de alimento espiritual.

Conteúdo da oração

As orações podem ser de louvor, agradecimento, pedidos de perdão, súplicas, intercessão. Podem ser orações devocionais (decoradas, rosários, novenas, fórmulas). “O tema da oração é muito amplo e vale ler as citações do Catecismo da Igreja Católica, que auxiliarão aprofundar o tema”, explica.

Por mim ou pelo próximo

A oração individual é importante, assim como as realizadas com companhia. Da mesma maneira, é possível rezar para si, para a família, para o próximo. Há a oração pessoal, louvor, agradecimentos, súplicas em nossas necessidades, intercessão pelo próximo e participação nas orações comunitárias.

Tempo de dedicação

Pode ser pela manhã, pela tarde ou pela noite. De acordo com o tempo de cada pessoa é possível reservar os momentos para oração, mas não há regra específica. Além das orações diárias, a participação na Santa Missa é o tempo mais importante dedicado, pois ela é a oração mais completa, a celebração do encontro com Deus e comunhão com os irmãos na participação da Eucaristia.

Ambiente para orações

Muitas vezes, Jesus se retirava para as montanhas para orar em silêncio. Os momentos de silêncio são importantes. Além das orações devocionais, são momento em que Deus nos fala. Em casa, podemos ter pequeno altar, oratório, imagens sagradas, como a de Nossa Senhora, crucifixo, o santo devocional e a Bíblia Sagrada.

Deus, Jesus, Maria e santos

Jesus Cristo é o caminho que nos leva para Deus, o Espírito Santo é o mestre interior da oração cristã, Maria, nossa Mãe e Mãe da Igreja, intercede por nós junto a Jesus Cristo, a igreja reza em comunhão com Maria, para exaltar as grandes coisas que Deus realizou nela e para confiar-lhe suplicas e louvores. Os santos também são nossos intercessores. Desse modo, as orações diárias podem ser de acordo com o caminho que cada pessoa dedica para ela, como o Pai Nosso, Ave Maria, as fórmulas, orações espontâneas, liturgia das horas, terço etc.

Postura

A postura correta é aquela que deixa o orante mais confortável, sempre lembrando que estamos falando com Ele. Rezar de joelhos também nos faz humildes para apresentarmos nossas súplicas e agradecimentos.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Cleicione
    Gostei muito, pois mim ajudou a tirar dúvidas sobre como proceder nas nossas orações.
  • Gutemberg Coelho
    Bom dia! Maravilhosa explicação de conexão com Deus.Ainda temos muito que aprender.
  • SUELY MARIA RIBEIRO PENA
    Excelente! Simples e forte como as coisas de Deus! Adorei e recomendo!!!
  • DARICE
    Achei muito bom ,lamenta nossa fé
  • rosalina de Souza Correia Araujo
    achei o máximo bem proveitoso
  • Odair Gonçalves
    Ola bom dia Venho dizer que estou com muita sede do espirito santo de Deus E que o conteúdo lido é muito bom Vou praticar para me fortalecer e me aproximar de Deus.
  • Clesia Ramos De Oliveira
    quero cada vez aprender mais de Deus , quero saber esperar e confiar na palavra dele cada vez mais acho que , muitas das vezes nao tenho muita paciencia pesso cada vez melhoara no esperito santo
  • Helia Regina leite Félix
    Adorei e sempre bom ter alguém para nos ajudar e esclarecer nossas dúvidas
  • jose honorato de oliveira filho
    Achei interessante o conteudo e eslarecedor
  • Diego Luiz montanholi
    Muito bom mesmo que Deus ilumine vcs
  • Marcelina de Souza
    Embora eu já faça minhas orações diária essa explicação foi muito válida e um ponto a mais na reflexão do quanto devemos orar sempre....
  • Marcelino de Souza
    Embora eu já faça minhas orações diária essa explicação foi muito válida e um ponto a mais na reflexão do quanto devemos orar sempre....
  • Rita Sousa
    Otimo, me ajudou muito.
  • Rita Sousa
    Maravilhoso

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.