Você tem tem uma relação com seu Santo Anjo da Guarda? A cada um de nós, Deus confiou um protetor angélico, companheiro em nossa peregrinação por esta terra. Os anjos são seres espirituais que servem e comunicam a vontade de Deus. Eles nos ajudam na nossa jornada rumo à salvação. Mas como podemos nos comunicar com o nosso Anjo da Guarda? E é possível falar com o Anjo da Guarda de outra pessoa?
Antes de tudo, é importante entender que os anjos são seres espirituais com inteligência e vontade, mas não possuem a capacidade de ler nossos pensamentos. Apenas Deus tem esse poder. Os Anjos da Guarda nos conhecem e nos acompanham observando nossos gestos, expressões e comportamentos. Eles estão sempre ao nosso lado, atentos às necessidades e prontos para nos ajudar, especialmente em momentos de perigo.
Podemos nos comunicar com o nosso Anjo da Guarda de maneira simples e sincera, por meio da oração e do diálogo espiritual. Falar com ele, agradecer e pedir sua intercessão são formas de estreitar nossa amizade com esse protetor celeste. Por meio da oração espontânea ou de preces tradicionais como a oração do “Santo Anjo do Senhor”, expressamos nosso desejo de contar com a proteção e auxílio desse fiel guardião.
Sim, é possível pedir que nosso Anjo da Guarda entre em contato com o Anjo da Guarda de outra pessoa. Os anjos são capazes de se comunicar entre si e trocar informações, já que estão fora das limitações do tempo e do espaço. Isso significa que, ao fazer um pedido ou oração, você pode pedir para que seu Anjo da Guarda transmita uma mensagem ao Anjo de alguém que você ama, como um sinal de apoio e proteção. Santo Tomás de Aquino falou que:
“A locução do anjo consiste numa operação intelectual […] é interior; percebida, todavia, por outro anjo. Logo, está no anjo que fala e, por conseguinte, onde está esse anjo. Mas, como a distância local não impede que um anjo possa ver outro, assim, também não impede que um perceba, em outro, o que, neste, está ordenado para aquele […]” (Suma Teológica, I, 107, 4).
Há uma crença popular de que, se alguém adormece enquanto reza o Rosário, o Anjo da Guarda pode concluir a oração. Embora a Igreja não tenha uma posição oficial sobre isso, muitos fiéis se confortam com a ideia de que os Anjos, como seres espirituais, continuam a louvar a Deus incessantemente e podem “completar” aquilo que o cansaço nos impede de concluir. No entanto, é importante lembrar que devemos rezar com dedicação, pedindo ao nosso Anjo que nos ajude a perseverar — e não nos acomodar.
Você pode invocar o seu Anjo da Guarda de maneira simples e pessoal. Aqui está uma orientação prática:
Não tente dar nome ao seu Anjo, pois a Igreja desencoraja essa prática, permitindo apenas os nomes revelados nas Escrituras: Gabriel, Rafael e Miguel.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.