Como seriam os Santos se vivessem nos dias atuais?

Como seriam os Santos se vivessem nos dias atuais?

Para católicos, a imagem é uma representação forte e símbolo de fortalecimento e conexão com a fé. Os Santos católicos, que têm devotos no mundo inteiro, são representados por meio de imagens, presentes em igrejas, santuários, casas, escritórios e espaços públicos. Mas você já se perguntou como seriam os rostos e aparências desses santos caso vivessem nos dias atuais? O artista brasileiro Hidreley Dião não só pensou como colocou a mão na massa e criou imagens atuais que impressionam.

Essa reprodução e atualização contou com um processo de criação bastante moderno: foi por meio da inteligência artificial que o morador de Botucatu, interior de São Paulo, encontrou uma forma de apresentar “uma cara atual” para pinturas antigas e estátuas, com traços realistas e contemporâneos. O resultado do trabalho impressiona – e também emociona – muitos dos seus seguidores das redes sociais e outras pessoas que têm contato com as obras.

Hidreley Dião em entrevista para um programa de televisão. Fonte: Instagram/Reprodução

Católicos adoram imagens?

Antes de mostrar o trabalho surpreendente de arte digital do artista brasileiro, vale lembrar a explicação do Padre Reginaldo Manzotti sobre imagens: não podemos adorar imagens em hipótese alguma. “As imagens são para nós referência. Adorar imagens jamais”. A partir disso, o Sacerdote explica ainda que existem três tipos de relação com o sagrado:

  1. Adoração: só a Deus.
  2. Hiperdulia: relação especial com Nossa Senhora, mais elevada que com os Santos.
  3. Veneração dos Santos.

 

Arte digital para representar Santos e outros personagens

Depois de conhecer o trabalho de diversos profissionais, Hidreley Dião criou seu próprio método de criação e modo de colocar seu olhar nas produções que, segundo ele, demoram cerca de duas horas no processo criativo. Há cerca de um ano, ele vem transformando desenhos animados (fictícios) e personagens históricos. 

“Na maioria, são estátuas e pinturas e eu tive a ideia de trazer para a vida real, para a modernidade, esses personagens”, revelou. 

Em entrevistas, ele revelou que o maior desafio está na busca por rostos em banco de imagens. Nesse processo, o necessário é que a imagem tenha traços semelhantes ao personagem que ele deseja recriar. Depois disso, a imagem base é sobreposta no programa de computador Photoshop e o processo segue adiante com a montagem do rosto real. 

Entre as produções de maior destaque estão os personagens Cebolinha, Mônica, Magali, Cascão e Chico Bento, os músicos de Mamonas Assassinas, Madonna, personagens da série Chaves, os filhos dos casais da novela Pantanal, entre outros. As produções lhe renderam muita repercussão e seguidores. Hoje, ele conta com mais de 300 mil apenas no Instagram. 

 

As imagens dos Santos

A homenagem aos santos católicos foi feita em 11 de outubro deste ano, na véspera do Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Em seu Instagram, o artista compartilhou que usou “a inteligência artificial e habilidades no Photoshop para humanizar a Padroeira e mais nove santos católicos”. Veja o resultado!

Fonte: Instagram/Reprodução

Além da Mãe Aparecida, outros santos populares no Brasil também foram homenageados: São Longuinho, Imaculada Conceição, São João, Santa Bárbara, Santa Rita de Cássia, Santo Antônio de Pádua, Santa Luzia, Santa Maria e São José.

“Eu fiz o São José e a Imaculada Conceição e foram bem aceitos pelos seguidores. Chegou a viralizar. Aí tive a ideia de fazer essa série só de Santos, porque muitas vezes as pessoas têm aquela imagem só do santo de barro ou pintura. Eu achei bacana dar esse olhar mais humano a essas imagens”, completou Hidreley. 

Nessa semana, outra produção lembrou os santos católicos. Em seu post, o artista compartilhou que “deu vida” a 10 imagens, lembrando da força desse símbolo para a fé.

“Os santos, no imaginário coletivo, são pessoas cujas vidas inspiraram a caridade, a virtude e a fé. Esses indivíduos, em suas trajetórias, foram modelos de cristãos e dedicaram o seu tempo e sua vida à obra de Deus. Para os católicos, os santos ajudam a fazer a mediação entre fiéis e Jesus, eles são um canal para a busca de vários desejos, como a cura de uma doença, a conquista de um emprego e proteção. Nos primeiros séculos do cristianismo, todos os santos eram mártires, eles acabavam sendo executados pelas autoridades romanas por não abandonarem a fé. Acreditava-se que os santos compartilhavam do sofrimento de Jesus e ganhavam acesso direto a Deus. No século 16, a Igreja Católica reafirmou a importância do culto aos santos durante as reformas conduzidas naquele período”, escreveu. 

Nessa produção, foram homenageados Maria, São Pedro, Santa Melissa, São Francisco de Assis, Rita de Cássia, São João, Santa Bianca, Santa Adelaide e, novamente, Nossa Senhora Aparecida. 

“Essa é, sem dúvidas, uma série que eu vou sempre fazer. Existem milhares de santos, e é uma história mais incrível que a outra. Então eu quis deixar essas imagens mais próximas ainda da gente. Como se eles estivessem entre a gente, se a gente pudesse encontrar na fila do mercado, na padaria, ou coisas assim. Para as pessoas olharem e verem que existe algo por atrás daquela imagem, porque eles foram seres humanos mesmo”, finalizou. 

As imagens impressionam pela humanização e aspecto atual de cada santo. Ficou curioso? Então, confira abaixo mais produções e como poderiam ser os rostos desses Santos caso vivessem nos dias atuais.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Mirleide de Castro Coelho
    Achei maravilhoso! Uma obra maravilhosa, a gente olhando pra imagem das fotos parece que estamos vendo os próprios Santo. É um show de talentos.
  • Elze Mary Viana do Nascimento
    Muito bom imavens lindas di si ver
  • Luciane
    Eu amei
  • Amei 💟👏👏👏👏
    Muito interessante.Os santos são grandes intercessores junto a Deus 🙏
  • Não gostei
  • Flávia I Freitas
    O artista Hidreley Dião está de parabéns pela sua iniciativa em atualizar através de sua arte o rosto dos santos com precisão e beleza, ele trás uma visão atualizada das expressões dos santos com equilíbrio e sensibilidade, respeitando as características de cada um. Podemos usufruir de sua arte refletindo sobre a vida dos santos, o que cada um fez e sofreu por amor a Jesus, eles eram seres humanos como nós, mas viviam em comunhão com Deus, eram pessoas que acreditavam e viviam sua fé com amor.
  • Lucas Fernando Duarte
    Eu simplesmente amei conhecer esse artista por meio do Portal IDe+. Trabalho perfeito e muito realista. Só faltou uma Nossa Senhora de Guadalupe aí.
  • Tatyana Casarino
    Muito legal esse trabalho! Dá esperança ver a santidade na humanidade.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.