Como usar as redes sociais de uma maneira equilibrada

Como usar as redes sociais de uma maneira equilibrada

Um bom evangelizador pode se permitir utilizar as redes sociais para comunicar a Palavra de Deus. Muitas pessoas gostam de levá-la aos meios digitais, com posts no Instagram ou Facebook, ou ainda por meio de vídeos no YouTube, compartilhando testemunhos de fé e louvando ao Senhor.

São, hoje, 2.7 bilhões de usuários ativos no Facebook, 2.2 bilhões no YouTube, 1.2 bilhões no Instagram e 396 milhões no Twitter. A internet, e, com ela, as redes sociais, são inevitavelmente parte fundamental do nosso dia a dia. Quando bem usadas, são uma infinita fonte de informação e conhecimento, capaz de nos aproximar daqueles que amamos e criar novos laços engrandecedores.

Em 2013, no Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Bento XVI refletiu sobre como

“estes espaços, quando bem e equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e debate que, se realizadas com respeito e cuidado pela privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana”.

E acrescentou:

“A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação, os contatos podem amadurecer em amizade, as conexões podem facilitar a comunhão. Se as redes sociais são chamadas a concretizar este grande potencial, as pessoas que nelas participam devem esforçar-se por serem autênticas, porque nestes espaços não se partilham apenas ideias e informações, mas em última instância a pessoa comunica-se a si mesma.”

Nas redes sociais, pessoas que não se conhecem podem formar grupos de orações, agendando um horário para rezarem juntas. O potencial é fascinante, imenso. E, por isso mesmo, precisa ser utilizado com parcimônia e bom senso. Nas palavras do Papa Francisco no Vídeo do Papa de junho de 2018, “A internet é um dom de Deus e também é uma grande responsabilidade”.

E o que isso quer dizer?

Do mesmo modo como devemos estar atentos às nossas posturas no mundo real, precisamos cuidar da forma como participamos de trocas on-line.

Continuando, o Papa Francisco falou sobre como considera as redes sociais uma oportunidade de encontro e solidariedade, mas advertiu que elas precisam ser usadas com respeito à dignidade do outro, sendo importante construir uma cidadania na rede, como um lugar concreto, rico em humanidade, sem que esse se torne “um lugar de alienação”.

“Peçamos juntos para que as redes sociais não anulem a própria personalidade, mas que favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença. A internet é um dom de Deus e também uma grande responsabilidade.”

E você? Já parou para refletir se está interagindo com respeito, tolerância e amor ao próximo nas Redes?

  • Escolha perfis inspiradores para seguir

Aquele perfil que você segue desperta o melhor em você? Provoca em seu espírito bons sentimentos? Se você está acompanhando informações que trazem sentimentos ruins, deixe de seguir. Seja um exemplo de fé e confiança em Deus também nas redes sociais. Quando vivemos o que está no Evangelho com atitudes, nossos testemunhos vivos podem salvar e influenciar outras pessoas no caminho divino.

  • Depois de digitar algo, leia mais uma vez

O que você escreveu ou gravou, como você mesmo reagiria ao ler, se fosse direcionado a você? É muito importante saber manter diálogos saudáveis. Tenha empatia: não é porque o outro não pensa como você que está certo agredi-lo. Se alguém está expondo sua opinião religiosa e ela é diferente do que você pensa, não tente impor a sua, não deboche ou fique buscando mostrar que a outra está errada. Que tal, no lugar disso, preparar o seu conteúdo de fé e partilhar em seu próprio perfil? Lembre-se, Elias reconheceu a voz de Deus não no vento impetuoso e forte, nem no tremor de terra ou no fogo, mas no murmúrio de uma brisa suave (1 Rs 19,11-12). 

  • Divida experiências, testemunhos e mensagem com que os outros possam se conectar

Outras pessoas que estejam passando por situações parecidas com a sua podem sentir a sua fé ser impulsionada com sua partilha. Traga àqueles que lhe acompanham bons sentimentos e mensagens que plantem o bem. Evite postar indiretas ou algo que vai ofender amigos ou seguidores das redes sociais, mesmo que você esteja zangado com eles. Não é uma boa forma de resolver conflitos e nem é uma boa imagem a expor.

  • Estoure as bolhas sociais

Saiba que as redes sociais possuem algoritmos, que servem para te manter conectado pelo máximo de tempo, por motivos comerciais. Por conta disso, nós todos acabamos fechados em “bolhas”, só vendo as mesmas coisas, e ficamos com aquela impressão errada de que o mundo é formado apenas pelas pessoas que pensam como a gente, que vivem na mesma classe social que a nossa, que consomem as mesmas coisas que nós. Paramos de ouvir opiniões diferentes, e a nossa empatia fica prejudicada. Pesquise conteúdos diferentes e não consuma só o que a rede lhe sugere; ouça e leia o que dizem as pessoas que vivem uma outra realidade.

  • Respeite e tenha responsabilidade com a Palavra de Deus

Se você vai postar um texto bíblico acompanhado de uma foto, pense se aquela imagem está adequada ao que você quer passar. Avalie se, juntos, imagem e texto fazem sentido. Analise se o momento é adequado e se a palavra se comunica com o sentimento do momento. Não use a Palavra de Deus de forma leviana.

  • Não se compare com o outro

A grama do vizinho é sempre mais verde, diz o ditado. Todas as pessoas passam por bons e maus momentos, acredite. Não compare a sua felicidade com a do outro. Foque em si mesmo e ame a família, os amigos, a vida que você construiu para si.

  • Não finja ser o que não é

Por outro lado, também cuide para não ceder à tentação de manter-se em algum tipo de existência paralela no mundo virtual, esquecido de alimentar o espírito no mundo real. Tenha atenção para não acabar se relacionando com as pessoas sendo alguém que realmente não é. Seja autêntico e verdadeiro, e evite expor fatos íntimos para pessoas estranhas.

Por fim, lembre-se: o mundo que Deus criou é imenso e maravilhoso. Quando as autoridades sanitárias permitirem, sempre respeitando as normas de higiene e segurança, saia e experimente o mundo real. Converse com as pessoas olhando em seus olhos, viaje em peregrinações, compartilhe momentos com seus entes queridos. O amor de Deus está em todo lugar, e não devemos nos abster de buscá-lo de todas as formas possíveis.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.