Amigos são um grande tesouro da vida. No “Mês da Amizade” (o dia da Amizade é celebrado em 14 de fevereiro), vamos refletir sobre a importância dessa relação? Quando duas pessoas se transformam em amigas, elas dividem experiências e sentimentos únicos. A partir dessas trocas, conseguem superar dificuldades, enfrentar adversidades e até compartilhar sonhos e conquistas.
Jesus Cristo, ao dividir Sua vida com os 12 apóstolos, demonstra quão relevante são as amizades. Compartilhar a refeição, as angústias do Martírio, comemorar a Ressurreição foram situações que os amigos do Senhor – que também se tornaram nossos – estiveram presentes nos momentos mais importantes da Sua jornada.
Além deles, outro exemplo de um amigo de Jesus foi Lázaro. Essa amizade proporcionou que Cristo fosse sempre muito bem recebido e tivesse um lugar para ficar durante Suas viagens. Foi na casa desse amigo que Ele ficou na semana de Sua crucificação, recebeu amor e cuidados no tempo em que permaneceu ali.
São também considerados amigos de fé, que se conheceram em 1212 e dividiram suas vocações na Igreja. Clara cuidava dos doentes que Francisco enviava para a Ordem das Clarissas, até que em 1225 ela precisou atender Francisco, que sofria de problemas de saúde. Antes de morrer, ele pediu que Clara não ficasse triste com sua partida e que permanecesse ajudando quem mais precisava.
O primeiro criou um oratório para a formação de jovens e, em uma dessas atividades conheceu o menino Domingos. Impressionado com a religiosidade do garoto, tornou-se seu diretor espiritual. A amizade durou pouco tempo, porque Domingos morreu muito cedo. Mas a união dos dois rendeu frutos significativos, já que Dom Bosco fundou a Ordem dos Salesianos em homenagem ao amigo.
Já contamos aqui duas histórias inspiradoras sobre amizade e fé. Uma delas trata da relação entre Fabíola Negreiros e Josy Oliveira. As duas amigas se conheceram no período de faculdade, compartilharam o amor por Santa Teresinha do Menino Jesus, que tanto intercedeu na luta de Josy contra o câncer.
“Uma vez ela me disse: ‘amiga, tudo o que eu passei, o que a gente passou, foi Deus me preparando para viver o que vivemos’”, comenta Fabíola. A amizade nos tempos bons e ruins demonstrou como a confiança em Deus prevalecia diante de tantos desafios. Segundo Fabíola, foi a fé que as fez permanecerem firmes nos planos do Pai. “Santa Teresinha me deu uma flor chamada Josy e eu fui a flor que Santa Teresinha deu a ela. Deus estava chamando-a para junto dEle, mas antes disso nos presenteou com essa amizade”.
Outra história incrível tratada no IDe+ foi a de Tatyana Casarino e Elisama Quevedo, que se conheceram no último ano da graduação. Como Elisama tem um problema de visão, Taty a ajudou no trajeto que a levava até à entrega do diploma. “Além da leveza e do bom humor, nossa amizade sempre teve muita espiritualidade. Eu sou católica e Elisama é evangélica, mas sempre nos respeitamos muito e focamos em tudo o que temos em comum: os valores cristãos, a fé na Palavra de Deus e o amor por Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.