Conheça o Grupo Lanteri, que faz teatro para o povo de Deus

Conheça o Grupo Lanteri, que faz teatro para o povo de Deus Foto: redes sociais @grupolanterioficial

O palco é um lugar para contar histórias, encantar, emocionar e, além disso, para levar pessoas à fé e à Palavra de Deus. Essa é a missão de quem escolhe a arte como uma maneira de evangelizar, como o Grupo Lanteri, fundado por Aparecido Massi, conhecido apenas como “Massi”. O Lanteri teve sua origem na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Curitiba (PR), em 1978. O impulso surgiu da vontade de encenar a “Paixão de Cristo” nas ruas do bairro de Vila São Paulo.

“Em 1978, eu era seminarista do Seminário Oblatos de Maria Virgem, cujo fundador é o Padre Pio Bruno Lanteri, que era conterrâneo de Dom Bosco e ambos desenvolviam trabalhos e atividades com a juventude. Então, dei o nome do grupo de ‘Teatro de Lanteri’, relembra Massi.

Massi, Diretor Artístico do Grupo Lanteri / Foto: redes sociais @aparecidomassi

Manifestação da fé, o grupo foi feito pelo povo e para o povo. Qualquer pessoa pode fazer parte, mesmo que ainda não saiba atuar, e quase todas chegam pela mensagem religiosa. Massi conta que a maior parte dos integrantes tem mais de 60 anos e vários já levaram seus filhos ou netos. Uma curiosidade é que os jovens também se encantam pelo figurino, adereços e cenários, que acabam sendo atrativos para o principal, que é a mensagem e valores cristãos.

Já são décadas de história, que tem ainda como base a iniciativa de dar dar oportunidade e voz às pessoas comuns, pois a maior parte é composta de voluntários e alguns membros são atores profissionais, que compartilham seus conhecimentos.

“O trabalho mostra que, mesmo sem grandes expertises, eles podem fazer e apresentar espetáculos sérios, grandiosos e que encham os olhos da comunidade e da cidade onde vivem. Como diretor, me esforço bastante para ir muito além de ‘uma apresentação teatral’ paroquial e, nesse sentido, nossas exigências são bastante apuradas”, acrescenta.

Voluntários se preparam nos bastidores. / Foto: redes sociais @grupolanterioficial

Grandes palcos já receberam o grupo. A Pedreira Paulo Leminski, um dos espaços culturais mais icônicos de Curitiba (PR), foi um dos lugares nos quais o grupo se apresentou. Ao longo dos anos, diversas produções entraram no calendário, de “Autos de Natal” a adaptações de obras clássicas como “Júlio César”. Hoje, o Grupo Lanteri é sinônimo de teatro popular paranaense e suas encenações fazem parte do calendário turístico da cidade e do estado.

“Aulão de catequese”

“Toda vez que a Paixão de Cristo está sendo encenada e eu olho para a plateia e vejo milhares de pessoas ali presentes, fico pensando na grande oportunidade de um ‘aulão de catequese’ ao ar livre que estamos proporcionando. Quero que o público leve para sua casa uma mensagem de amor verdadeiro, tão raro e tão carente nos dias atuais, e tudo isso com direito a produções que só se vê no cinema. Essa atividade nos torna pessoas melhores – quem faz e quem assiste”, compartilha Massi.

Há muitos capítulos a serem escritos e compartilhados com o público pelo Grupo Lanteri. Entre as montagens de mais destaque estão:

  • Paixão de Cristo
  • Autos de Natal
  •  Auto de São Francisco
  •  Auto de São Estevão
  •  Auto de São Paulo Apóstolo
  •  Júlio Cesar, de Willian Shakespeare
  •  Auto da Virtude e da Esperança, de Ariano Suassuno
  • Que Poluição! (peça infantil que aborda o Meio Ambiente)
  • Cenas da Pátria Brasileira
  • O Cordeiro (peça sobre a Páscoa)
  • Auto de Santo Padre Anchieta (padroeiro dos catequistas)

Foto: redes sociais @grupolanterioficial

A Cúria Arquidiocesana de Curitiba (PR) destinou uma área em comodato para o Grupo abrigar todo o acervo de cenários, figurinos e adereços. Trata-se de um espaço cultural em uma área de 15.000 m², o Espaço Lanteri, onde serão desenvolvidas outras atividades socioculturais para as comunidades vizinhas. O objetivo é concentrar todas as ações em um único local. Futuramente, a ideia é construir uma cidade cenográfica para a apresentação dos espetáculos. O Grupo tem feito uma campanha de arrecadação de doações para concretizar o projeto. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Sérgio Oliveira
    Que bela matéria! Já fiz parte como voluntário de uma encenação e é muita emoção, muito lindo!
  • Valéria
    Muito legal!! Arte e religiosidade juntas são perfeitas <3
  • Ivane
    Show

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.