Corpus Christi: por trás da celebração, há grandes corações

Corpus Christi: por trás da celebração, há grandes corações Foto: Felipe Gusso

Ao vermos os tapetes prontos nas procissões de Corpus Christi, nem sempre lembramos que é preciso muito planejamento e preparo antecipado do material a ser utilizado. Para que fiéis confeccionem os belos tapetes Brasil afora, outros voluntários foram necessários e começaram a trabalhar muito antes. Conheça a seguir a história de doação de um desses grupos. 

Não é exagero afirmar: as celebrações de Corpus Christi na cidade de Curitiba, capital do Paraná, não seriam as mesmas sem o empenho de um dos seus organizadores mais atuantes: José Dirceu de Matos, de 68 anos, Ministro da Eucaristia do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas.

Seu Dirceu, como é conhecido, conta que desde criança participa da confecção dos tradicionais tapetes de serragem colorida, característicos da data. É algo que ele levou para a sua vida e que continua a desenvolver com o mesmo afinco e dedicação até hoje.

O convite para realizar essa ação pelo Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, como conta Seu Dirceu, foi feito em 1981 pelo Padre Irineu Kovalski, após a realização de um encontro de casais do Movimento de Conscientização Cristã de Nossa Senhora de Guadalupe.

“Quando o Padre Reginaldo chegou, nós já estávamos lá. Foi quando, pela primeira vez, a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe foi convidada a participar da confecção dos tapetes de Corpus Christi. Como já fazia isso desde criança, tudo aconteceu com muita naturalidade”, relembra Seu Dirceu.

Grupo prepara a serragem para os tapetes de Corpus Christi

Trabalho em equipe e feijoada

Os trabalhos para a confecção dos tapetes coloridos começam 15 dias antes da celebração. Voluntários são convocados e as atividades acontecem na própria casa do Seu Dirceu. Por trás de tanta beleza exposta na data, há muito empenho e dedicação dos envolvidos.

Seu Dirceu não poupa elogios ao empenho da equipe, que todos os anos recebe uma apetitosa recompensa pelo trabalho executado.

“Como se trata de uma equipe fantástica, movida pela mesma fé, acho justo compensá-los com uma boa feijoada. Desta vez, contaremos com a honrosa presença do Arcebispo Dom Peruzzo, do Bispo auxiliar, Dom Reginei; e do Padre Jorge”, comenta ele.

A iguaria é preparada por ele. Os voluntários até tentam colaborar com os custos, mas Seu Dirceu não aceita. Diz que entende o gesto como parte do seu dízimo.

Seu Dirceu (esquerda) e Dom José Antonio Peruzzo pouco antes da feijoada ser servida

Preparação dos tapetes coloridos

Do alto de sua experiência na feitura dos tapetes, Seu Dirceu considera todo o processo muito simples.

“E como é um trabalho em equipe, tudo fica mais fácil!”, declara.

Ele conta que, no dia da reunião, as pessoas começam a trabalhar às 8h e as atividades se encerram às 12h. Primeiro, uma equipe busca a serragem, que é fornecida gratuitamente por uma serraria da cidade. Outro grupo é convocado para fazer a pintura do material. Os demais ficam encarregados de providenciar caminhão, betoneira, tinta, peneiras, lonas, baldes, entre outros insumos e deixar tudo organizado para o início dos trabalhos.

“Ao terminarmos a pintura da serragem, ela é ensacada, classificada e identificada por cores. Tudo é carregado novamente no caminhão que, na quinta-feira, às 7h, já está no local da confecção dos tapetes”, relata Seu Dirceu.

Nas ruas da cidade, mais voluntários criativos de todas as pastorais de Curitiba esperam para a execução propriamente dita: fazem a implantação dos tapetes, que permanecem sob vigilância e cuidados até a chegada do Santíssimo.

Transportar, descarregar, separar, pintar, ensacar e armazenar: bastante trabalho

Corpus Christi

A palavra Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. É uma solenidade religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. É realizada sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

• Origem: o Dia de Corpus Christi remonta ao século 13 e foi instituído pelo Papa Urbano IV em 1264. O feriado foi instituído como forma de reafirmar a crença na transformação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo durante a Eucaristia.

• Procissões: uma das características do Corpus Christi são as procissões solenes. Em muitos lugares, são organizados desfiles nos quais o Santíssimo Sacramento é levado em procissão, geralmente em um ostensório de ouro.

 

Foto: Felipe Gusso

• Tapetes: em algumas partes do mundo, principalmente em países de tradição católica como a Espanha e alguns países da América Latina, as ruas por onde passa a procissão são decoradas com tapetes com desenhos elaborados e coloridos, feitos de pétalas de flores, ervas, sal e outros elementos naturais.

• Países que celebram Corpus Christi: é comemorado em vários países, incluindo Espanha, Portugal, Itália, Áustria, Polônia, Brasil, Colômbia, Venezuela, Filipinas, entre outros.

• Festas locais: em diferentes lugares, o Corpus Christi é celebrado de maneiras particulares e com tradições locais. Por exemplo, na Espanha, a cidade de Toledo é especialmente conhecida por sua celebração de Corpus Christi, que inclui procissões, danças e eventos culturais.

• Importância cultural: além de seu caráter religioso, o Corpus Christi também adquiriu importância cultural em muitos lugares. Em alguns casos, a festividade foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação), como é o caso dos tapetes de flores da cidade de Pátzcuaro, localizada no coração do México.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • MARIA LUZINETE DE SOUSA
    GOSTEI MUITO ,POIS O TEXTO TRAZ UMA LINGUAGEM SIMPLES E ESCLARECEDORA. PARABÉNS À TODOS OS VOLUNTÁRIOS NESSE TRABALHO INCRÍVEL FEITO NO DIA DE CORPUS CHRIST.
  • Eneide Maciel
    O Corpus Christi desse ano aqui em Curitiba foi só benção! Lindo do começo ao fim. O envolvimento dos voluntários, a procissão, missa e encerramento com Padre Manzotti! Inesquecível!
  • Isabel Cristina Kruger
    🥰👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💙
  • María Delma Pinto de Menezes
    Achei o trabalho belíssimo. Toda comunidade católica está de parabéns. Um presente maravilhoso para Jesus. Parabéns padre Delano. O senhor conseguiu trazer muitas almas para a Igreja novamente.
  • Maria Eugênia da Silva
    Abençoado dia! Inicialmente quero deixar registrado minha gratidão a toda enorme equipe organizadora que tem nosso Arcebispo,Dom José e seu auxiliar Dom Reginei à frente. O ano passado ainda muito embora com máscaras, a procissão foi maravilhosa, uma multidão. Este ano, superou , senti tanta emoção que não tinha como conter as lágrimas. Muito obrigada, que benção sentir que nossa igreja católica está forte e manifestou o Amor a jesus através da confecção de tantos tapetes, mais ainda marcando presença na celebração e procissão. Obrigada tb a TV Evangelizar pela cobertura total e participação do Padre Reginaldo com o show após o término.
  • Selma Duarte
    Acompanhei o Corpus Christi de Curitiba. Foi maravilhoso! Comunidades e famílias desde cedo se envolvendo na confecção dos tapetes. Muitos padres e religiosos durante todo o dia. As apresentações desde a parte da manhã, estavam lindas! Procissão com Arcebispo e encerramento com o Padre Manzotti. Para encher os olhos e o coração.
  • Aguinaldo De Paoli
    Muito interessante não apenas a história da comemoração mas todo o envolvimento das comunidades. Sem falar na beleza dos trabalhos de tapetes que são feitos pelos voluntários.
  • Maria Lourdes Balderrama
    Gostei muito do conteúdo pois é esclarecedor de cunho informativo Parabéns!!
  • Ricardo prestes
    Dia de corpus Christi me traz boas recordações! Festa muito linda com famílias envolvidas na produção dos tapetes para a celebração.
  • Cristina Caldart
    Viva nosso Senhor Jesus. Dia lindo e especial!!!
  • Delia Ribeiro
    Acompanhando a procissão de hoje pela Evangelizar. Uma benção! Obrigada Senhor!
  • Samira youssif ABOU ALI
    Que Deus abençoe a todos os voluntários que fazem esse trabalho dos tapetes com muito carinho .
  • Elis Regina Teixeira
    Parabéns! Excelente exemplo e testemunho de amor à Eucaristia. 👏👏👏🙏🌻🌻🌻
  • Veralucia Leitao oliveira
    Muito lindo 👏👏 Temos exaltar sempre o nosso Deus 🙏

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.