Cristãos e atletas: exemplos de fé e entusiastas dos esportes

Cristãos e atletas: exemplos de fé e entusiastas dos esportes São João Paulo II gostava de esquiar

Quando pensamos em Santos da Igreja Católica, bem como em Beatos, Veneráveis e Bem-Aventurados, quase sempre observamos o lado espiritual, da religiosidade, os milagres. E não o lado humano, quais eram seus hábitos de vida, preferências nas artes ou nos esportes, coisas comuns do dia a dia.

Temos alguns exemplos daqueles que se dedicavam aos esportes, eram atletas e possuíam o hábito de movimentar o corpo e se manterem saudáveis. Como o esporte sempre foi um instrumento de educação e formação, capaz de fortalecer o caráter e a disciplina entre os jovens, principalmente, há quem tenha encontrado nele também o caminho da santidade e da fé.

Muitos atletas fazem suas preces e pedem proteção a São Sebastião, como protetor, mesmo que ele não tenha sido atleta em vida – pelo menos não há relatos históricos sobre isso. Seu exemplo de perseverança seria o motivo dessa devoção, principalmente entre os maratonistas.

São João Paulo II era esquiador e falava de esportes em pregações

Um dos Santos mais conhecidos por praticar esportes é São João Paulo II, que foi Papa de 1978 a 2005, era bastante popular e querido em todo mundo. Polonês, Karol Józef Wojtyła era esquiador e costumava realizar trilhas e pescar.

Para São João Paulo II era fundamental estar em contato com a natureza, ter momentos ao ar livre e se manter sempre em forma – tanto que havia uma piscina em sua residência de verão para nadar sempre que estivesse por lá.

Em suas pregações, o Pontífice costumava citar a importância do esporte no desenvolvimento espiritual dos jovens, por incentivar o reconhecimento do sacrifício, o respeito, a responsabilidade e ainda a valorização do indivíduo e do amor à vida.

 

Mais atletas

 

Venerável Teresita Quevedo (1930-1950)

Foi jogadora de basquete e chegou a ser capitã de sua equipe nos tempos de escola. Além disso, foi uma exímia tenista, extremamente talentosa em quadra. Costumava rezar à Virgem Maria para que a vitória não estimulasse seu orgulho.

Beato Bento Daswa (1946-1990)

Jogador de futebol, entre várias outras formações, o sul-africano convertido ao cristianismo defendia o atletismo como forma de educar os jovens e costumava treinar outros professores em futebol, vôlei e hóquei. Era contra o costume local de usar bruxaria para ganhar jogos.

Bem-aventurada Chiara Badano (1971-1990)

Tenista, principalmente, era também esquiadora e nadadora. Foi diagnosticada com um câncer ósseo, o que causou sua saída das quadras de tênis e da pista de dança, outras atividades praticadas por ela.

Beato Pier Giorgio Frassati (1901-1925)

Italiano nascido em Turim, era afeito a escalar montanhas, esquiar e cavalgar. Foi apontado pelo Papa Bento XVI como modelo a ser seguido pelos atletas. Existem fotos de Pier Giogio durante escaladas em montanhas.

Santa Teresa dos Andes (1900-1920)

Conhecida pelo temperamento forte e persistência em seus objetivos, a jovem chilena adorava nadar, cavalgar, jogar tênis e croquet. Além de praticar esportes, cantava, tocava violão e era excelente dançarina.

São Philip Evans (1645-1679)

Jesuíta galês que foi preso por ter sido ordenado e enviado ao País e Gales para agir como padre disfarçado. Descoberto e preso por esse crime, costumava jogar tênis na prisão. Ao ser avisado que sua execução estava marcada para o dia seguinte, o que interromperia sua partida de tênis, respondeu: “Pra quê pressa? Deixe-me primeiro terminar meu jogo”.

São Jean de Brebeuf (1593-1649)

Deu o nome ao jogo Lacrosse, popular no Canadá. Tinha o apelido de “Echon”, o forte, devido a sua força física ao remar. Por isso, seus algozes nativos comeram seu coração após matá-lo, na expectativa de absorver suas forças.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.