“Parece que foi ontem”, mas lá se vão 11 anos desde que Jorge Mario Bergoglio se tornou Papa Francisco, reconhecido por sua simplicidade e espontaneidade. O primeiro Papa latino-americano e jesuíta da história é também o primeiro não europeu em mais de mil anos a liderar a Igreja Católica. Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 1936, ele foi também o primeiro a escolher o nome Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis.
Seus discursos que pregam o amor pelo Evangelho, gestos de bondade e atitudes na busca de construir pontes mostram no dia a dia como é um líder comprometido com a promoção da paz, justiça social e humanidade. E você sabia que a primeira viagem internacional dele como Papa foi para o Brasil? Essa é apenas uma das suas curiosidades, mas há muitas outras.
1. Idiomas: fala três línguas fluentemente – espanhol, alemão e italiano.
2. Químico de formação: quando jovem, o Papa se formou em um curso técnico de Química, antes de seguir sua vocação religiosa.
3. Um pulmão: na adolescência, ele teve um de seus pulmões removidos devido a uma infecção.
4. Gosto pela dança: apaixonado por música, Bergoglio era um exímio dançarino de tango, ritmo típico da Argentina, durante seus tempos de juventude.
5. Siesta: ele tem o hábito de tirar uma “soneca” de 40 minutos após o almoço.
6. Futebol: Papa Francisco é um grande torcedor do time de futebol San Lorenzo, da Argentina. Uma vez, ele brincou com uma fiel brasileira, que o visitou no Vaticano, falando que “Maradona era melhor que Pelé”.
7. Primeiro Papa latino-americano: Francisco foi o primeiro latino-americano da história a liderar a Igreja Católica e o primeiro não europeu em mil anos.
8. Primeiro Papa jesuíta: é o primeiro pertencente à Companhia de Jesus.
9. Primeiro Papa com nome Francisco: escolheu o nome em homenagem a São Francisco de Assis, por solicitação do brasileiro Dom Cláudio Hummes, que lhe pediu para não esquecer dos pobres.
10. Primeira viagem: sua primeira viagem internacional como Papa foi ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.