Deus realmente nos castiga?

Deus realmente nos castiga?

Quando alguma coisa ruim acontece na vida de alguém, é possível que essa pessoa culpe Deus. Tendemos a supor que foi a vontade de Deus que tal acontecimento se concretizasse. Mas será mesmo que Deus nos castiga? A representação de todo o amor e bondade do mundo pode nos fazer mal?

Padre Reginaldo Manzotti, em uma conversa durante a pandemia, explicou que Deus não envia o mal para a humanidade, mas permite que ele aconteça em algumas situações.

“Deus é sumamente bom, e tudo o que é sumamente bom não pode enviar maldade. No entanto, ele nos deu o livre arbítrio para tomar nossas decisões, porque não somos marionetes nas mãos de Deus. Sendo assim, Deus suporta nossos erros e entende quando não aprendemos as lições, permitindo que as coisas aconteçam conosco”, explica o Sacerdote.

Somos o resultado de nossas escolhas

O que o Padre Reginaldo explica é que tudo o que acontece conosco nada mais é que o resultado de nossas próprias escolhas.

Ou seja, os caminhos que percorremos e os lugares onde chegamos dependem necessariamente de nossas decisões. Deus nos ajuda, nos ensina, mas não é capaz de escolher por nós, e é por isso que colhemos o que plantamos, tal como ele nos falou.

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” (Gálatas 6, 7-8)

Quando colhemos ervas daninhas, fica mais fácil culpar Deus, porque temos dificuldade em assumir as consequências de nossos atos.

Ao refletir sobre a fala do Padre Reginaldo e a passagem bíblica citada, no entanto, percebemos que os resultados são consequências de nossas próprias escolhas. Deus não nos castiga, apenas nos deixa livres para decidir sobre o que vamos querer. É por isso que Ele permite que o mal nos atinja, mesmo que ele nos ame verdadeiramente.

Errar é um caminho para acertar

Deus sabe que aprendemos muito com nossos erros, por isso mesmo nos ensinou a perdoar. O perdão é uma maneira de entendermos os equívocos em nossos direcionamentos de vida.

“Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe” (Lucas 17, 3-4).

Aprender com os erros e buscar compreender que a Palavra de Deus é o caminho para a vida eterna nos ajuda a termos discernimento e compreensão sobre as vontades do Pai perante seus filhos. Isso significa que como humanos, erramos constantemente, mas quando compreendemos que este erro faz parte do processo de vida, entendemos o amor de Deus sobre nós.

Deus não castiga quem erra, e sim permite o benefício do perdão. Como nosso Pai, ele busca que sejamos bons, e também permite que sejamos humanos, com nossos erros e acertos. Quanto mais entendemos isso, mais nos aproximamos dEle.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (João 1,9).

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ivana de Souza Hespanhol
    Bem explicativo! Me ajudou muito a entender que Deus não nos castiga e, ensina com nossos erros à sermos melhores, perdoar, seguir os preceitos de Deus e termos uma vida mais santa e abençoada por ele.
  • Dirlene
    Achei correto sempre soube que quem planta colhe Plante o bem e colherás o bem. 🌻🌻🌻🌻🌻
  • Eva Santos
    Livre arbítrio... quando iremos aprender a usá-lo com sabedoria.... :(
  • Maria Aparecida de Souza
    Deus é pai de misericórdia, somos livres mas devemos ter limites e amor a Deus e a nós mesmos . Tudo que fazemos tem consequências é a lei do retorno? Aqui se faz aqui se paga? Como um bom pai Deus nos corrige
  • Adilson Moreira
    Esse artigo Vaz eu entender o quanto agente faz o mal uso do livre arbítrio e acabamos sendo escravos das nossas escolhas. Obrigada por nós está sempre nos alertando e mostrando é amor e também nós não devemos esquecer que Ele é Justiça
  • Maria Jeane da Silva Lourenço
    Maravilhoso mim ensina amar más a Deus por tantas coisas boas quê nos tem dado conheço minhas fraquezas e misérias... más sempre mim arrependo dos meus atos quando ágil sem pensar... Deus é bondoso somos nós quê não reconhecemos tantas misericórdia...para com nós pescadores obrigada por esse conteúdo de amor ❤️💟
  • Elaine do Carmo de Sousa
    Hj eu entendo que se sofremos ou somos felizes ... tdo depende das nossas escolhas . Deus quer só o nosso bem. Amei a matéria. Obrigada padre Reginaldo Manzotti. ❤🙏
  • Cristiano Santos
    Gostei muito nos ajuda a entender o que DEUS que de nós.
  • Soniara Lima de Andrade
    Estou aprendendo muito cada mensagem e pregação do Padre Reginaldo assistir o programa Evangelizar é preciso me sinto como um aluno com vontade de aprender mais sobre Deus.
  • Emília Oliveira
    Sim, ouvi várias vezes o nosso querido Sr. Padre Reginaldo mencionar esta questão. De acordo com o que foi dito. AMÉM, Deus seja Louvado.
  • Tatyana Casarino
    Minhas provações nunca afetaram minha relação com Deus. Tudo só me fez buscá-Lo ainda mais. Deus permite certas provações para nos lapidar. Ele nos criou perfeitos e felizes, mas, a partir do momento da queda e do pecado, viemos parar em um mundo material, imperfeito e repleto de provações. O sofrimento faz parte da jornada e foi plantado pelo próprio homem, pelo pecado e por nossas limitações. Além desse mundo, existe um Pai perfeito. Basta buscá-Lo para ser feliz.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.