Devoção a Nossa Senhora da Anunciação: a celebração do “sim” de Maria

Devoção a Nossa Senhora da Anunciação: a celebração do “sim” de Maria

A devoção a Nossa Senhora da Anunciação é muito popular na Igreja e emociona fiéis, que por meio dela fortalecem a fé na história da salvação. Esse título mariano remonta aos primeiros séculos do cristianismo. É celebrada em 25 de março, nove meses antes do Natal e o tema central dessa festa é o Verbo Divino, que assume a natureza humana.

Desde o Século V, a Festa da Anunciação acontece tanto no Oriente quanto no Ocidente, em memória do momento em que o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela conceberia o Filho de Deus. Essa celebração surgiu no século VI, na época do Imperador Justiniano, e foi introduzida na liturgia da Igreja Católica no fim do século VII, pelo Papa Sérgio I. O momento, que teve a aceitação humilde e corajosa de Maria, a tornou o primeiro sacrário da Eucaristia e é a origem do título de Nossa Senhora da Anunciação.

A visita do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria marcou o início do cumprimento das profecias do Velho Testamento e simbolizou a abertura do caminho para o Reino de Deus e o anúncio da Boa-Nova para toda a humanidade.

Maria, uma jovem simples e virgem, recebeu a notícia de sua vocação divina e a sua resposta de fé e confiança no Senhor demonstrou sua grandeza espiritual. Ao aceitar ser a mãe do Salvador, Ela sabia que seria instrumento da vontade de Deus, mesmo com todos os sacrifícios que enfrentaria, e aceitou com honra os sacrifícios e os sofrimentos que estavam ligados à sua missão.

O sim de Maria para o plano divino é muito importante na história da redenção, pois foi o início de uma nova aliança entre Deus e a humanidade. Ela é invocada como Nossa Senhora da Anunciação por aqueles que buscam sua proteção e intercessão em suas aflições.

A Solenidade da Anunciação do Senhor convida os fiéis a refletirem sobre a disponibilidade de Maria em responder ao chamado de Deus, dando o seu sim incondicional.

“Por meio dessa celebração, somos chamados a dar o nosso sim a Deus, do mesmo modo que Maria deu. Temos que nos despojar das coisas mundanas e daquilo que nos afasta de Deus. E, ainda, nos conformar e aceitar os planos de Deus para a nossa vida. Quando aceitamos os planos de Deus em nossa vida, tudo muda e se transforma”, escreveu em um artigo Dom Orani Tempesta, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Data alterada em 2024

A Páscoa é uma data móvel e, em 2024, será comemorada no dia 31 de março. Esta é a celebração máxima do cristianismo. O início da Semana Santa ocorreu no Domingo de Ramos, em 24 de março. Como estamos nesta semana tão especial, celebrações como a Anunciação a Nossa Senhora são transferidas. Portanto, este ano a festividade do sim de Maria será celebrada no dia 8 de abril. 

Oração a Nossa Senhora da Anunciação

Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada, ó Maria! Crestes na mensagem divina e em vós se cumpriram grandes coisas, como vos fora anunciado. Maria, eu vos louvo! Crestes na encarnação do Filho de Deus no vosso seio virginal e vos tornastes Mãe de Deus. Raiou, então, o dia mais feliz da história da humanidade e Jesus veio habitar entre nós. A fé é dom de Deus e fonte de todo bem. Por isso, ó Mãe, alcançai-nos a graça de uma fé viva, forte e atuante que nos santifica cada dia mais. Que possamos comunicar com a vossa vida a mensagem de Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida da humanidade. Amém.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.