Santa Teresa de Ávila: doutora da igreja

Santa Teresa de Ávila: doutora da igreja

Em 15 de outubro, é celebrado o Dia de Santa Teresa de Ávila, considerada a Doutora da Igreja. Também conhecida como Santa Teresa de Jesus, ela nasceu na Espanha em 1515 e dedicou sua vida à sua fé, espiritualidade e caridade. 

Santa Teresa é considerada uma mulher muito sábia (e até mesmo um gênio). Esse reconhecimento é porque enquanto viveu, conseguia argumentar com clareza e bom senso. 

 

Vida de fé 

Criada em uma família cristã, Teresa aprendeu desde pequena muitas histórias inspiradoras de santos mártires. Por isso mesmo, ainda criança, quis fugir para a região onde os cristãos eram martirizados ao lado do irmão, mas graças aos pais não conseguiu. 

Sentia que a vida religiosa era um chamado e, sendo assim, com 20 anos entrou no Carmelo de Ávila. Durante seu período vocacional, foi uma grande amiga de São João da Cruz, considerado doutor da igreja. Na convivência com ele, e sob sua orientação assistida, aos 40 anos começou a reforma do Carmelo feminino. Contrariada em muitos lugares, não desistiu da ideia e seguia firme em seus propósitos, mesmo com a saúde debilitada. 

Legado de Santa Teresa de Ávila

Durante toda a sua vida, fundou 32 mosteiros (17 femininos e 15 masculinos), com uma forma de vida, trabalho e silêncio específicos e rígidos. 

Mesmo com uma vida dedicada à fé, também conseguiu deixar obras inesquecíveis, incluindo “O caminho da perfeição” e “Pensamentos sobre o amor de Deus”.

No entanto, a mais conhecida, chamada “Castelo Interior”, ensina sobre os quatro degraus da oração: recolhimento, quietação, união e arrebatamento. 

Ela morreu em 15 de outubro de 1582, com 67 anos. Em 1622, foi proclamada santa da igreja. Já em 1970, o Papa Paulo VI concedeu-lhe o título de Doutora da Igreja e, as comemorações litúrgicas ficaram para o dia de sua morte. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Poliana Wanderley de Almeida
    Eu também já tive vários encontros com Jesus, nos quais tratei dele,beijei as suas santas chagas, me abracei com ele,o qual partilhou a sua vida comigo como criança, adolescente e adulto, ao lado de Maria, José, Anjos e Santos, em sonhos, visões, locuções, aparições, orações , mensagens ,hinos, testemunhos, missas, palestras , diálogos e outros momentos vividos em diversas comunidades .
  • Tatyana Casarino
    Muito legal esse texto! Grande santa da Igreja! Para quem quiser ler o poema espiritual e católico "Transverberação" inspirado em Santa Teresa, confira a minha coluna no Portal. 💜

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.