Dia Nacional do Rádio: uma história que embala gerações há 100 anos

Dia Nacional do Rádio: uma história que embala gerações há 100 anos

O ano de 2022 é um marco para a história do rádio. Há 100 anos, dia 7 de setembro de 1922, pela primeira vez no Brasil, acontecia uma transmissão de rádio. O então presidente, Epitácio Pessoa, comemorava os cem anos da República do Brasil com um discurso na cidade do Rio de Janeiro, com retransmissão para os municípios de Niterói, Petrópolis e São Paulo. 

Cem anos depois, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Rádio. A data reflete a importância do meio de comunicação para a história do país, que tem mais de 83% das pessoas ligadas pelas ondas sonoras todos os dias. 

 

O rádio vive e se fortalece

Logo depois da instalação do rádio no Brasil, ele foi conquistando a população de modo ímpar. Muito porque havia uma população carente de informações e que, através desse meio, conseguia sentir a proximidade entre quem estava falando e quem estava ouvindo, o que fez com que se concretizasse a paixão pelo veículo. 

A chegada da televisão até ameaçou o rádio, porém jamais isso foi concretizado. Jogos de futebol, notícias de última hora, Santa Missa ou as variedades musicais. Os programas de rádio, mesmo com muitas mudanças sociais, econômicas e políticas, seguem embalando as famílias brasileiras em diferentes momentos. 

Hoje, a sua companhia ainda é a realidade para muita gente e, nas palavras de Marcelo Medeiros, diretor da Rede de Rádios Evangelizar É Preciso, “é uma troca da imaginação de quem ouve com a imaginação de quem faz”. 

 

A fé nas ondas do rádio

Marcelo Medeiros destaca que pesquisas da Kantar IBOPE Media apontam que mais de 1 milhão de curitibanos, por exemplo, confiam na rádio para se manter informados. A Rádio Evangelizar É Preciso, que no próximo dia 3 de outubro comemora 15 anos, é uma das mais ouvidas da capital, com mais de 95 mil pessoas ouvindo todos os meses a programação diária.

Recheada de conteúdos especiais, incluindo sucessos dos padres cantores, artistas do segmento católico, além dos programas que levam o Evangelho e a Palavras Sagrada para milhares de pessoas, a rádio também é retransmitida para diferentes lugares do país. 

Marcelo durante a transmissão da Festa de Jesus das Santas Chagas de 2022. Foto divulgação

“Trabalhamos muito com a programação integrada, pensando o rádio de forma ampla, que hoje é ouvido por uma população muito grande, e cada ouvinte escuta de uma maneira específica o conteúdo”, afirma Marcelo, que é dono de uma das vozes que também leva a mensagem de espiritualidade os lares do Brasil e do mundo.

Para ele, a fé nas ondas do rádio ajudam a povoar um lindo jardim feito para abrigar borboletas. Na metáfora, ele destaca que as pessoas escutam a Evangelizar porque sabem da programação para toda família e se sentem bem. Os ouvintes, portanto, chegam até a Evangelizar porque são livres e gostam do que encontram. 

 

Evangelização e amor pelo rádio

Marcelo, profissional do rádio desde 1984, explica que trabalhar em uma rádio como a Evangelizar é uma responsabilidade grande, que começou a partir do momento em que ele pediu a Deus uma oportunidade de servir à Sua obra. A partir desse pedido, ele ajuda a levar a programação de fé e espiritualidade para milhares de famílias. 

E como atingir tantas pessoas diferentes, de tantos lugares do Brasil? Marcelo explica que rádio é rádio, ou seja, única. Nesse sentido, ele destaca que são pessoas conectadas a um aparelho trabalhando a sua imaginação o tempo todo. 

“Quando você fala para uma pessoa, você atinge várias. Fazemos isso com simplicidade e essa simplicidade precisa estar a todo o momento garantida. O simples é o que mais chama atenção”, comenta. 

Mesmo assim, a programação da Evangelizar é muito diversa, atinge pessoas de diferentes idades e interesses. Isso é possível, segundo Marcelo, porque: “A soma de muitos nos faz mais sólidos. Nos colocamos no lugar do ouvinte e, em algum momento que essa pessoa ligar a rádio, vai ser tocada. É um desafio diário, mas quando o comunicador fala que quer conhecer você, te acolhe e fala sobre a mensagem de Deus, tem a resposta para o seu dia a dia mais clara”. 

 

Programas especiais para os fiéis

Hoje, a Rádio Evangelizar tem uma programação de 24 horas de conteúdo. E se você ainda não conhece, acesse esse link e confira tudo ao vivo. Caso queira alguma dica especial, separamos quatro programas que são sucesso na programação. 

  1. Programa Palavra, histórias da vida real. Marcelo explica que nesse programa são contadas histórias reais de fiéis que escutam  e enviam suas histórias inspiradoras, as quais impactam a vida do outro, tudo isso recheado de muita música e acolhimento. A história nunca é a mesma, e sempre haverá um conteúdo mais especial que o outro. O programa é diário, sempre às 11h. 
  2. A música que me toca: a música chega onde a palavra não alcança. Quantas vezes você já escutou uma música e sentiu um arrepio? Ou então aquela vontade de agradecer a Deus por sua vida? Esse programa diário da Evangelizar é para isso: aproximar as pessoas das canções e levar a espiritualidade por meio da música. 
  3. PAS: Perdão, Amor e Solidariedade. O programa mensal recebe especialistas para falar sobre temas relevantes que as pessoas se esquecem de fazer no dia a dia. Perdoar, amar e ser solidário, características que Jesus nos ensinou, mas que por vezes esquecemos de praticar.
  4. Momento dos mensageiros: outro programa diário que já está há 5 anos no ar e conta a história de milagres das pessoas por devoção a Jesus das Santas Chagas. Além do testemunho, também temos uma reflexão bíblica sobre o tema abordado. 

Equipe da Rádio Evangelizar leva a informação e a Palavra para milhares de lares brasileiros. Foto: divulgação.

Comemoração de aniversário

Se tem aniversário, tem que ter comemoração, não é mesmo?

Por isso, já como um spoiler, no dia 10 de outubro, em comemoração ao centenário do rádio no Brasil e emendando com as comemorações de aniversário da Obra, será realizado um programa super especial dedicado aos 15 anos da rádio Evangelizar. Marcelo adianta que durante todo o dia, serão recebidas personalidades que marcaram o rádio no Brasil, ao vivo, por telefone, por memória, etc.

“Vamos homenagear pessoas do rádio que já não estão mais aqui, mas que não foram homenageadas em vida. Vamos reunir as vozes que mais marcaram as memórias afetivas das pessoas. Um dia inteiro de muitas homenagens”. 

Então anota aí na sua agenda: dia 10 de outubro, programação especial de aniversário na Rádio Evangelizar.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.