Muito trabalho, contas para pagar, tempo que falta, trânsito, redes sociais por todos os lados… O cenário faz parte da rotina de muita gente. E como não se sentir estressado a todo momento? Um desafio e tanto, já que a razão e a emoção entram em conflito constantemente.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é uma epidemia que atinge cerca de 90% da população mundial e pode causar outras doenças como hipertensão arterial, transtorno de ansiedade e Síndrome de Burnout. Apesar de saber que ele é um mal, como controlá-lo?
Embora nem todos consigam ter a vida com a tranquilidade recomendada, é possível buscar se fortalecer.
Além de apoio psicológico, com profissionais da área, um caminho essencial é o equilíbrio espiritual. Nesse sentido, a Palavra Sagrada tem muito a oferecer. Para momentos de desespero, por exemplo, a irmã Claudia Câmara, da Congregação Salvatoriana, que também é psicóloga, recomenda rezar e pensar no significado do Salmo do Bom Pastor (Salmos 23), “A confiança de Davi na Graça de Deus”:
“O Senhor é meu Pastor: nada me faltará! Em verdes prados faz-me repousar. Ele me conduz a águas refrescantes; reconforta minh’alma; e guia-me pelo caminho da retidão, por amor de Seu nome. Ainda que eu andasse por um vale tenebroso, não temeria mal algum, porque Ele está comigo! Seu bordão e sua vara me confortam. Ele prepara uma mesa perante a mim, à vista de meus adversários. Unge com óleo a minha cabeça; meu cálice transborda! Certamente que o amor e a graça me seguirão todos os dias de minha vida e habitarei na casa do Senhor para sempre”.
Esse é um dos exemplos de leitura da Bíblia que podem ajudar a combater ou aliviar o estresse.
Veja outros três versículos para se fortalecer:
“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”. (Mateus 6)
Quantas vezes um problema que parecia tão grandioso foi resolvido, seja com a ajuda de alguém, seja com suas próprias soluções, sob o amparo de Deus? Procure confiar na providência divina mais que em qualquer atropelo e também no seu próprio esforço.
“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16, 33)
Jesus sofreu e venceu todas as angústias por amor, com coragem e confiança. Por isso, olhar o Seu exemplo é tão importante para dar a cada coisa o seu devido tamanho.
“Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos”. (1 Tessalonicenses 5, 14)
Nesses momentos, vale a pena, ainda, “sair de si”, olhar ao redor, estender a mão a alguém. O bem que se faz ao próximo, muitas vezes, faz mais bem ainda a quem ofereceu ajuda.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.