É possível exercitar o perdão?

É possível exercitar o perdão?

No sábado desta semana, 20, Tati Ayres conversa com a psicóloga Talita Rodrigues e com o teólogo Paulo Pacheco, ambos colunistas do IDe+, sobre como podemos exercitar o perdão. 

Perdoar é, de fato, algo difícil, mas não deixa de ser uma escolha. É tomar a decisão de viver em paz mesmo após sentir a dor de ser agredido. Ao fazermos isso, conseguimos nos livrar de maus sentimentos – que permaneceriam como “veneno” dentro de nós.

No decorrer do programa, são apontados os efeitos positivos e negativos de perdoar. 

“Você tira o peso de carregar uma mágoa com você”, afirma Talita.

Segundo Paulo Pacheco, é difícil perdoar porque somos corpo e espírito. O lado corpo sente a dificuldade devido ao pecado

“O perdão não é somente um sentimento, ele é uma atitude”, acrescenta Pacheco.

O mal que foi feito deixa uma cicatriz e não significa que deve ser esquecido. Porém, perdoar é libertador e quem foi perdoado deixa de causar sentimentos negativos, como raiva, rancor, frustração. Assim, a vida pode prosseguir.

Os participantes também refletem sobre o autoperdão. De acordo com suas experiências, é necessário admitirmos que todo ser humano comete erros e, portanto, precisa se dar uma nova oportunidade para rever suas ações, corrigi-las e seguir adiante. Quando colocamos nossos corações na posição de arrependimento sincero, Deus nos perdoa, pois Ele é pura misericórdia, puro amor. A única pessoa capaz de fazer o sofrimento parar é você mesmo. 

Apresentadora Tati Ayres

Deixar de perdoar alguém ou a si mesmo pode, inclusive, fazer o corpo adoecer. A busca por vingança leva à mágoa. Entretanto, é preciso transformar as feridas em compaixão. O diálogo é fundamental. Falar com amor, sem se deixar levar pela vontade de “despejar” sentimentos de raiva sobre o outro é a melhor opção.

Padre Reginaldo Manzotti, lembra Paulo Pacheco, sempre fala do exame de consciência e da prática da confissão. 

“Não se perdoar não vai te ajudar a perdoar o outro”, conclui Talita Rodrigues.

Sobre as práticas que levam ao perdão, todos concordam que é um processo, não acontece como um passe de mágica. Conversar com Deus e pedir que Ele indique o que fazer é a trilha a percorrer para continuar neste caminho.

 

Papo IDe+

O programa Papo IDe+ vai ao ar no próximo sábado às 19h e é resultado de uma parceria do portal IDe+ com a TV Evangelizar

Todos os programas também estão disponíveis por streaming, no IDeplay, plataforma que faz parte da Rede Evangelizar.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.