É verdade que católicos adoram imagens? As respostas que você precisa ter

É verdade que católicos adoram imagens? As respostas que você precisa ter

Ao longo da História, as imagens sagradas ajudam a formar cidades, como é o caso das cidades históricas de Minas Gerais, e também a contar a trajetória de quem seguiu os ensinamentos de Deus. Estão presentes desde o nascimento da Igreja Católica, quando os primeiros artesãos buscavam representar Jesus e o que Ele veio ensinar para quem não O conhecia.

É comum, no entanto, que pessoas que não conhecem a Doutrina citem que “a prática da adoração de imagens é incorreta” e até heresia dos fiéis. Até há quem cite passagens bíblicas, como as expostas em Êxodo 20,3-5; Deuteronômio 4, 23 e Levítico 26,1.

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (MG)

O teólogo Allan Júnior explica que as imagens representam, para algumas religiões, uma espécie de desobediência à Palavra Divina. Porém, é preciso destacar que há uma diferença entre os textos (que falam sobre os ídolos) e os Santos.

 

Ídolos ou Santos?

Sobre os ídolos, o teólogo diz que: “os deuses estrangeiros eram normalmente representados na Bíblia por meio de imagens artísticas, como esculturas, estátuas, figuras de animais, etc. O povo de Deus chamava essas imagens pelo nome de temunah, traduzido mais tarde para o termo grego eidolon, ou seja, ídolos”.

Esses ídolos, dessa forma, são apenas objetos feitos por mãos humanas que não têm poder para intervir na vida dos homens.

“Como Deus é de natureza espiritual, é logicamente impossível representá-lo por meio de alguma temunah. Então, Deus proibiu que se confeccionasse imagens dEle para evitar qualquer tentativa de torná-lo um ídolo, como no caso do bezerro de ouro”, completa Allan.

Para facilitar a compreensão, Padre Helcimar Sardinha, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora dos Remédios, em Arraial do Cabo (RJ), explicou em suas redes sociais que:

“Naquela época de Israel era preciso tomar uma medida educativa radical e proibir que o povo fizesse qualquer imagem de Deus, para deixar claro que Ele não era mais um deus inventado, moldado por mãos humanas. Ninguém conhecia o rosto de Deus e nenhuma imagem poderia expressar o que Ele era. Mas tudo isso mudou quando Jesus nasceu e Deus finalmente nos mostrou a Sua face!”.

Santos são exemplo para quem busca a santidade | Foto: Basílica de São Pedro, em Roma

 

E as imagens de Santos?

Já quando nos referimos às imagens católicas de santos, a interpretação segue uma explicação também. O Catecismo diz que elas ‘significam o Cristo que é glorificado neles’. Nas imagens dos santos encontramos uma referência Àquele que os santificou. Então, alguém poderia perguntar: ‘esses versículos bíblicos seriam o fundamento para o culto aos santos?’. Não. Para isso, será necessário compreender o que a Igreja entende por santidade.

Dessa maneira, no número 829 do Catecismo, a Igreja afirma que “ao canonizar alguns fiéis como santos, está os proclamando solenemente como pessoas que praticaram heroicamente as virtudes e viveram a fidelidade”.

Compreende-se, portanto, que essas pessoas que foram santificadas colocaram Deus e Jesus no centro de suas vidas. Elas amaram a Deus e entregaram suas existências a Ele.

“Por terem vivido a fé de forma exemplar, os santos são pessoas que devemos imitar e admirar, como setas que apontam para o verdadeiro caminho. Fazemos deles ícones (eikon em grego) de nossa fé, e por isso respeitamos e veneramos suas imagens como retratos de irmãos queridos que estão no céu”, complementa o teólogo Allan.

 

Não podemos “adorar” imagens

Atenção: não podemos adorar imagens em hipótese alguma. As imagens são para nós referência. Como Padre Reginaldo Manzotti explica, existem três tipos de relação com o sagrado:

  • Adoração: só a Deus.
  • Hiperdulia: relação especial com Nossa Senhora, mais elevada que com os Santos.
  • Veneração dos santos.

 

Imagens como forma de conexão e fé

Como não há imagens da fisionomia de Jesus, foi preciso representá-lO para que as pessoas tenham uma referência física de como Ele viveu entre nós e o sentimento relacionado é pelo significado que ela traz.

Sendo assim, as imagens sagradas não podem ser consideradas do próprio Deus, muito menos “mágicas”.

“Podemos, porém, venerar quem representam e aprender com elas o seu significado maior, pois os objetos sagrados são separados (consagrados) para representar o Mistério de Cristo e sua Igreja. Por isso a veneração é diferente da idolatria”, diz o teólogo.

São essas imagens, produzidas por muitos artesãos do mundo inteiro, que funcionam como um lembrete da nossa consagração a Deus por meio do batismo. Elas têm uma importância enorme como ferramenta de conexão com o Senhor e também de crença na fé. “Sua importância e seu valor são maiores que de outros objetos comuns, por isso os tratamos com respeito e zelo”, finaliza Allan.

 

 

Que tal montar um altar de orações?

E agora que você aprendeu que as imagens de santos são permitidas e como é possível cuidá-las como ferramenta de fé, que tal montar um altar de orações especial em sua casa? Neste post você confere os 10 passos para montar um altar em sua casa.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Luciano
    Venerar e adora pra mim é a mesma coisa, acender vela, pedir intercessão, clamar, fazer promessa, o que é isso se não for adorar, seres humanos, que estão mortas, no sono profundo, esperando o dia que Jesus voltar, mais Deus sobre todas as coisas ,não venerar esculturas, não se enganem, abrem os olhos e a mente
  • Rezende
    É interessante alguns comentários sobre o texto explicativo. Só entende o texto quem é verdadeiramente católico. Pois ser catolico é ter história e tradição.
  • Telles
    Muito bom o texto e esclarece o assunto... É claro que as pessoas de baixo QI não entenderão e, para elas, existe outra religião que tem ídolos "muito vivos" e ricos.
  • jose
    Sou Catolico Apostolico Romano, há 80 anos. A imagem do "pai eterno" é uma desobediencia a Deus, conforme explicado no Exodo 20. A adoração a nossa senhora aparecida é uma verdadeira idolatria, feita por mão humanas.
  • Nilson José Santana
    É antibíblico e imoral.Santos sem ressurreição não podem se comunicar com os vivos assim diz a parábolacdo rico e Lázaro no Livro de Lucas.
  • Marlucia Fernandes Barboza dos Santos
    Achei maravilhoso esse texto,aprendi muito com essa palavras, amo a Igreja Católica Apostólica Romana,que a nossa senhora Aparecida derrame bênçãos sobre todos nós.
  • manoel jose da silva
    Sobre as imagens temos exemplo da arca da aliança, onde nosso Deus e senhor nosso mandou que fizesse duas imagens de dois anjos querubins sobre a arca um de frente para o outro. E veja ainda sobre às intercessão, quando Deus, inflamaria sua cólera sobre aquele povo e Moisés intercedeu a Deus por eles.
  • Rogério
    Sabe o que eu penso, que Deus nunca aceitou imagem nenhuma como ídolo, então que os que as tem é idolatra e pronto... Seguem quem quiser a doutrina do homem.
  • José
    Não concordo nem com o teólogo e nem com o padre, Deus proíbe expressamente, adorar ou venerar qualquer imagem feita por mãos humanas, não existe essa diferença entre venerar e adorar, eu fui católico a maior parte da minha vida, e os católicos idolatram sim, e até tem Maria como medianeira, e a Bíblia diz que só há um mediador entre Deus e o homem, Jesus Cristo, então tanto o teólogo quanto o padre, em vez de trazer clareza, trazem mais escuridão, Deus abomina tanto a adoração quanto a veneração as imagens, mesmo as que dizem ser de Jesus, o proprio Cristo disse a Tomé, porque vc viu creu, mas bem aventurado o que não viu mas creu, então não necessitamos de algo visível ou palpável para crer!
  • Izaura
    É triste saber que existe pessoas que nunca vão entender o sentido das imagens… está entendido que se deve adorar a Deus hiperdulia a nossa senhora e veneração aos santos. Imagens serve para uma conexão de fé. Sabemos que o barro a madeira não tem nenhum significado para tal crença, Os Santos obram milagres pq eles são fiéis a Deus e eles serve para que possamos buscar a nossa fé em Deus como eles buscaram… são exemplos para crescermos junto de Deus pai . Sabemos que ele é a nossa essência maior. Ele é uno, trino é onipotente.
  • Wolf Pereira
    O apóstolo Paulo diz em uma das suas cartas: Sede meus imitadores...mas, não li que ele falasse sobre venera lo. Em apocalipse o apóstolo João se prostrou perante um anjo, da qual lhe q disse: Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. Portanto, se nem a anjos devemos nos prestar, imagine a imagens feitas por mãos humanas, por melhor das intenções que sejam.
  • Maria Rozilda de Brito Alexandre
    Eu não consigo entender, crecir, na igreja católica, mas tbm vou na igreja evangélica, não sou muito fã das imagens, acho bonitas mas não me curvo a elas. Não tenho nada contra. Mas pra mim eu acho que devemos acreditar somente em Deus, seu filho Jesus e a virgem Maria
  • OSCAR VASCONCELOS
    Sou católico e sempre senti que a veneração de imagens ostentando ouro e riqueza não estão de acordo com os ensinamentos de Cristo. Cristo ensinou-nos que devemos viver na simplicidade e não necessitamos de possuir bens materiais. Acredito que todas as imagens só existem para as pessoas pobres de espírito que não conseguem visualizar Deus no seu interior. Como católico sinto uma profunda tristeza que a minha Igreja não se despoje da sua riqueza em benefício de quem mais precisa de ajuda.
  • Vicente Vieira Lopes Filho
    Nasci em berço de uma religião católica,fui ensinado na sua doutrina. Eu só fazia leitura da Bíblia com a padre na hora da missa, aos 20 anos de idade comecei a estudar a Bíblia com mais ênfase,descobri que eu era um idólatra,nas minha resas só a oração do pai nosso era para com Deus o restante era só referente aos ídolos.tomei conhecimento do meu erro,eu não podia mudar a cultura do catolicismo por isso resolvi deixar doutrina deles . DESCOBRI QUE EU PRECISAVA NASCER DINOVO , HOJE SIRVO UM DEUS ÚNICO CRESCENDO NA FÉ JUNTAMENTE COM OS SANTOS QUE ESTAM VIVOS NA TERRA FAZENDO A VONDDE DEUS. OS QUE MORRERAM SÓ NOS RESTA A LEMBRANÇA DE QUEM ELES FORAM QUANDO ESTAVA NESTA TERRA! NADA A MAIS. O ALVO É CRISTO. HEBREUS 4.12.
  • Rondinelle
    Vcs que defendem o uso de imagens sempre fazem um maior malabarismo pra explicar o engano de adorar as imagens.Mais isto e algo explícito e abundante em toda a bíblia que não devemos adorar imagens.Certo vcs usam o termo dulia pra dizer que só veneram as imagens e não adoram mais só a Deus .Mais na pratica do dia a dia vcs adoram pois vcs se prestam diante das imagens vcs fazem petições a elas.intercessao e o que é isto se não adoração.E ainda mais pedem pra anjos o que e uma abominação diante de Deus.
  • Paulo Roberto
    Gostaria de receber mais conteudos como estes, e com mais explicacoes como estas que foram feitas.
  • Maria Helena Teixeira Rocha
    Muito bem explicado! Tem pessoas que dizem q católicos adoram imagens,q engano. Adorar é prestar culto,não prestamos culto a Santos e muito menos a imagem Adoramos e prestamos cultos somente a Deus! Apesar da explicação ser bem clara,há pessoas q não entendeu
  • Sabrina Amélia Conte Martins
    Excelente explicação. Parabéns.
  • Marina
    Na verdade, era melhor que as imagens nem fossem confeccionadas, por mais que exista explicação pra tal...na passagem de João, Jesus diz: eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por MIM"
  • Maria Aparecida do nascimento
    Precisam criar mais conteúdos desses para exclarecer essas dúvidas que ainda existem na cabeça de muitas pessoas. ...Penso que essas imagens de santos ,afastam o povo de Deus , de seu filho Jesus Cristo e do Espírito Santo.
  • Aroldo da Silva Gomes
    De Grande valor material e espiritual. Parabéns.
  • Maria da Penha Barbosa Teles
    qual a diferença em Adorar a Deus e venerar as imagens
  • Kátia campelo
    OS SANTOS SAO EXEMPLOS DE FÉ,QUE POSSAMOS LEVAR NOSSA VIDA COM DEUS E BUSCAR ADORAR COMTEMPLAS E VIVER VERDADEIRAMENTE COMO TODOS OS SANTOS FIZERAM ENQUANTO VIVERAM NA TERRA ELE BUSCAVAM A DEUS VERDADEIRAMENTE COMO JESUS FAZIA TAMBEM O PODER DE JESUS ELE TINHA PORQUE BUSCAVA DIARIAMENTE A DEUS O PAI ETERNO ENTAO OS SANTOS SERVE COMO EXEPLO DE FER E ADORAÇAO PARA COM DEUS E SEU FILHO AMADO JESUS ESSES SANTOS TODOS SAO FEITOS PELA MAO DO HOMEM SAO BARRO GESO TEM BOCA MAIS NAO FALAM TEM OUVIDO E NAO OUVEM TEM MAO MAIS NAO APALPAM ELE SAO EXPLOS DE FE LENBRAÇAS DE PESSOAS COMO NOS SAMOS PESSOAS TAMBEM PARA QUE NOS POSSA LEVAR UMA VIDA COM DEUS E SEU FILHO JESUS COMO ELES LEVARAM VIVERAM TEMOS QUE BUSCAR DE ALMA E CORAÇAO E DEUS E SEU FILHO JESUS ERA COMO TODOS ESSES SANTOS FAZIAM,E QUE DAR PODER E ALTORIADADE AO SER HUMANO E DEUS EM NOME DE JESUS A SALVAÇAO E A VIDA ESPIRITUAL CADA UM TEM A SUA NIGUEM PODE SE AGARRAR A SANTO PORQUE A VIDA ESPIRITUAL DE CADA UM DOS SANTOS E DE CADA PARA COM DEUS ASSIM TABEM E A DE CADA UM DE NOS,SANTO NAO SALVA NIGUEM ELE SE SALVOU BUSCANDO A DEUS JESUS E COMO NOS DEVEMOS FAZER TAMBEM ISSO SIM DEUS E SANTO E QUE BUSCA ELE SE TORNA SANTO TAMBEM MAIS QUEM SANTIFICOU O SANTO FOI DEUS NAO FOI ELE MESMO,FOI A BUSCA COSTANTE DELE DIRETAMENTE COM Deus,Deus da poder e autoridade para os filhos dele aqui na terra para ajudar seus irmãos terrenos pra quem busca e pede a ele isso mais depois que ele morre acabou ele vai pra junto do pai eterno e se SALVOU vai viver a vida eterna com Deus no céu,eles lutaram por eles pela vida eterna com Cristo e nós devemos lutar cada um pela sua a santidade quem dar e Deus conforme a busca de cada um,o evangelho diz que o vivo sabe que vai morrer mais o morto nada sabe a biblia não manda e bom que esses padres procura pregar mais a biblia pros cristão na igreja pregam muitíssimo pouco prega réplica a verdade da biblia em relação aos santos FEITOS pela não de homem, Deus e amor perfeito quem serve ele busca por sua salvação pela vida eterna com Jesus sofre na terra passa dificuldades problemas aflições atribulações já tá morreu outra luta dos mortos para lutar pelos vivos isso não tem lógica não Deus fez tudo perfeito tem um amor incondicional por cada um de nós cuida prega nós nós dar paz amor tudo de bom a salvação milagres coisas etc depende da busca da fe da comunhão da conceiçao com o nosso Deus e seu filho Jesus ele não tem intermediário e criou tudo todos tudo que tem no céu na terra e tudo que aqui já nesta terra e no céu sozinho inclusive cada um de nós,ele não usam os santos para nós ajudar aqui na terra os santos BUSCAVAM santidade e vida para morrer preparados em santidade para entrar na morada celestial de Deus e Jesus o poderoso e Deus que todos temos que buscar isso sim
  • Adalberto Carlos da Silva
    Achei muito bom, e vou pesquisar muito ainda sobre o assunto e se vcs puderem me mandem mais, pois somos taxados de adoradores de santos e sobre tal assunto é bom termos total conhecimento para podermos debater com quem quer seja sobre a adoração e veneração, muito bom o conteúdo de vcs, parabéns.
  • Josemária Santana Silva
    Fiquei confusa, pq eu tenho uma bíblia e li em êxodo 20:4, 5,6, ali estão os dez mandamentos. No segundo mandamento diz para não nos prostramos, nem fazermos culto para nenhuma imagem, seja ela representação do que esteja, no céu, na terra, ou nas águas. Essas pessoas queridas que foram extraordinárias em seguir a Jesus, que foram maravilhosas, encantadoras, segundo o mandamento não devem receber honra, pq toda boa dádiva vem de Deus. Também encontrei na bíblia em 1 Timóteo 2:5 que só há um mediador entre nós e Deus, que é Nosso Senhor Jesus Cristo. "Porque há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem " Eu entendo que nossa adoração seja só para a Santíssima Trindade e que qlqr coisa que desvie o foco Deles constituí um pecado, (erro do alvo). Também vejo adoração e veneração com sendo a "mesma coisa", há um esforço para separa-las mas a linha é muito tênue e elas acabam se fundindo. Melhor obedecer a Deus do que aos homens. Atos 5:29.
  • José Luiz
    Muito esclarecedor
  • Artur salipa
    Eu sou catolica todo mundo ja conhece a missao de Jesus o enviado de deus ja nao presisa MAIS de image
  • Joscelino
    Concordaria com vcs se vcs só guardasse as imagens como foto..mas quando reza pras imagens...pede benção ...faz consagração ...prossição...constroe templos e altares faz promessas...faz festas comemorativas..isso se torna latria...adoração à um deus minusculo q não fala nem houve nem cheira nem som algum sai da sua garganta conforme esta escrito nas suas biblia da efição Ave Maria no salmo 115 ou 116 .ISSO E IDOLATRIA...biblicamente não tem como fugir...
  • MARIA S C PORTELLA
    Obrigada. Gostei muito de maravilhosa explicação. Deus os Abencoe
  • EMERSON BARROSO FILHO
    De importantíssimo esclarecimento, pois muitos desconhece tais fatos.
  • Bianca
    Vc falou que em prótese alguma vocês adoram imagens que elas apenas representam cristo.e o porque das orações com Maria se ela foi um instrumento usado por Deus assim como nós porq tratada como uma santa se só ar um ser santo em todo esse mundo que e Deus.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.