Escatologia: o que significa a ressurreição dos corpos?

Escatologia: o que significa a ressurreição dos corpos?

“Se o Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo Jesus de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós” (Rm 8, 11)

Na oração do credo, os cristãos rezam: “(…) creio na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém”. Essa é uma das frases que fundamentam a fé cristã, exatamente porque a ressurreição de Cristo é a esperança da promessa da vida eterna junto a Deus.

A segunda reportagem da série sobre a escatologia explica mais sobre esse processo tão importante para cristãos. O bacharel em Filosofia e Comunicação e especialista em Ética Tiago Correia da Silva comenta que para entender a ressurreição dos corpos, antes é preciso compreender que depois da morte, nossa alma vai compartilhar da eternidade junto a Deus.

“É importante lembrar que não só nossa alma tem um destino imortal, mas também nosso corpo. Esse ponto pode não parecer tão intuitivo, no entanto é uma das verdades da nossa fé, que repetimos todos os domingos na Santa Missa na oração do Creio”, explica.

Nesse sentido, Tiago complementa que a ressureição de Cristo é o espelho na fé da ressureição dos indivíduos. Assim, lembrar que Jesus ressuscitou dos mortos em corpo e alma rege também o que se entende dentro do cristianismo. “Para não deixar dúvidas desse fato, o evangelista São Lucas narra a passagem dos discípulos de Emaús, na qual o Cristo já ressuscitado faz uma refeição com esses discípulos, em demonstração concreta que partilhava com eles de um corpo (Lucas 24)”.

Outo trecho bíblico está no Evangelho de São João, em que Jesus e São Tomé conversam e o Filho de Deus prova que está ali de corpo e alma. “Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé” (Jo 20, 27).

 

Ressurreição dos corpos ou da carne?

Há quem ache que a ressurreição dos corpos e da carne são coisas distintas. No entanto, Tiago explica que ambos os conceitos são a mesma coisa dentro da fé católica. Dessa forma, quando Jesus ressuscita, Ele faz de corpo e alma. Quando os mortos forem ressuscitar, também acontecerá de corpo e alma.

E por falar em ressurreição, a grande esperança dos cristão está na fé desse momento, no qual Deus descerá do céu e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Ts 4, 16).

A passagem explica que a fé em Deus e em Suas Palavras fará com que estejamos ao lado dEle após a morte. Porém, não se deve esperar que logo após morrer a ressurreição dos corpos aconteça. “Ela está localizada no plano da salvação junto À vinda gloriosa de Nosso Senhor no fim dos tempos. Esse momento é chamado de parúsia”, complementa o filósofo.

Quem ressuscitará primeiro?

A mesma passagem bíblica citada anteriormente reforça que quem crê em Deus ressuscitará primeiro. Mas não adianta apenas crer em Deus, é fundamental seguir seus ensinamentos todos os dias.

Isso significa que praticar o bem aproxima os fiéis da vida eterna junto a Deus.

“Não devemos nos esquecer o que diz São João sobre a ressureição: ‘Os que tiverem praticado o bem, para uma ressurreição de vida e os que tiverem praticado o mal, para uma ressurreição de condenação’ (Jo 5, 29). Ou seja, nossas almas assim como nossos corpos tendem a uma realidade eterna na ressureição, essa realidade pode ser de alegria perpetua junto a Deus ou de uma condenação eterna de vivemos separado do Criador”.

Outro ponto importante é que Deus concederá a vida eterna ao Seu lado como um gesto de bondade divina. Mas para merecer isso, deve-se construir uma vida sólida e regrada de muito amor, como exposto em Mateus 22, 39: “Amar o próximo como a ti mesmo”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.