Ser criativo é uma qualidade muito valorizada, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. E acredite: se você está buscando aprimorar sua criatividade, movimentar-se e praticar exercícios físicos pode ser um dos segredos para alcançar esse objetivo. Diversos estudos comprovam que a prática de atividades físicas está diretamente ligada a benefícios mentais, que incluem o aumento da criatividade.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos), caminhar pode aumentar a criatividade em até 60% em comparação com permanecer sentado. Os pesquisadores observaram que essa prática ajuda a “destravar” a mente e promove o pensamento criativo em atividades como brainstorming e resolução de problemas. A pesquisa demonstrou que tanto caminhar ao ar livre quanto em esteira contribui para esse efeito, o que indica que o movimento em si é o ponto-chave.
Além disso, a prática de exercícios físicos, especialmente aeróbicos, estimula o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que promove uma melhor oxigenação das áreas responsáveis pelo pensamento e pela resolução de problemas. Ao liberar substâncias químicas como endorfina e dopamina, o exercício ajuda a reduzir o estresse, melhora o humor e favorece um estado mental mais propício à criatividade.
Se você quer aproveitar os benefícios, não é necessário fazer grandes investimentos nem alterar drasticamente sua rotina. Veja algumas práticas simples e eficazes para integrar mais movimento ao seu dia e estimular sua criatividade:
Desenvolver a criatividade é essencial em um mercado de trabalho que valoriza cada vez mais a inovação e a capacidade de encontrar soluções únicas para desafios complexos. Ser criativo ajuda no desempenho profissional e na vida pessoal ao promover novas formas de pensar e resolver problemas cotidianos com facilidade. Além do mais, a criatividade está ligada a uma mente mais flexível e resiliente.
Com pequenas adaptações na rotina, é possível melhorar a saúde mental e se tornar mais criativo. Que tal começar hoje mesmo e sentir os efeitos tanto no trabalho quanto em sua qualidade?
Sobre isso, leia: Aprenda a fazer alongamentos diários que previnem LER e DORT
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.