Fé e catolicismo na vida de Pelé

Fé e catolicismo na vida de Pelé

 

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé ou o “rei do futebol”, faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. O tricampeão do mundo morreu no Hospital Albert Einstein por falência múltipla dos órgãos, devido a complicações de um câncer de cólon. Desde a Copa do Mundo do Qatar ele estava internado em cuidados paliativos. Saiba mais sobre a fé daquele que trouxe tantas alegrias ao Brasil, lutou pela causa das crianças e incentivo ao esporte. Você sabia que ele era devoto de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, celebrada exatamente no Dia das Crianças?

Um rei cheio de histórias para contar

Pelé foi o primeiro jogador a marcar mil gols, mas isso não é nada perto de seus feitos fora de campo. Em seu Twitter, ele disse:

“Eu entendi que o futebol tinha o poder de levar paz a comunidades carentes. Em dois momentos importantes da minha carreira, meu milésimo gol e meu adeus ao futebol, eu aproveitei toda a atenção da imprensa para pedir cuidado às crianças de todo o mundo”. 

Sua preocupação com as crianças era recorrente. Por isso, fez campanhas pela erradicação do analfabetismo infantil e da fome. Além disso, foi o embaixador da redução das taxas de mortalidade infantil no Brasil. 

Pelé também parou uma guerra. Em 1969, em uma excursão com o Santos, ele conseguiu fazer com que a Guerra Civil da Nigéria tivesse um dia de cessar-fogo no dia da partida. Que honra ter um brasileiro levando a paz pelo mundo, mesmo que por um instante.

Foto Divulgação

Espiritualidade de Pelé

Não era apenas o nome do time que foi sua casa por 30 anos, o Santos, que tinha ligação com a fé de Pelé. Ainda em vida, o Rei do futebol fazia muitas demonstrações da sua religiosidade, especialmente dedicadas à Nossa Senhora Aparecida, de Quem o ex-jogador da Seleção Brasileira era devoto. 

No ano de 2021, ele falou nas redes sociais que dedicou suas orações para ela em toda a vida, principalmente pela sua ligação com as crianças.

Foto Divlugação

Já em uma outra publicação em suas redes sociais, disse que esperava ainda pensamentos positivos de seus fãs e amigos, mantendo a esperança e a fé em seu tratamento. 

“Meus amigos, eu quero manter todos tranquilos e com o pensamento positivo. Estou forte, com muita esperança e sigo meu tratamento como sempre. Quero agradecer a toda equipe médica e de enfermagem, por todo zelo que tenho recebido.

Em seu Twitter, também prestou homenagem a outro católico que faleceu em 2022: Jô Soares. No dia da morte, disse: 

“Jô era um grande amigo, inteligente, perspicaz, bem humorado e que adorava uma boa conversa. Acordo muito triste com a notícia de que essa grande estrela nos deixou. Apesar daquela famosa fala do filme, não, eu não sou Jô Soares. Mas como profundo admirador, eu adoraria ter sido”

Pelé, em uma publicação disse uma frase que o identifica como alguém que será lembrado para sempre:

“Para ser campeão, vença seus adversários. Para ser um campeão atemporal, você tem que vencer o tempo”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Samira youssif ABOU ALI
    Gostei muito dessa reportagem do Pele queria saber de quem ele era devoto pois sempre carregou a medalhinha com ele mais nao tinha como ver gostei muito de saber um pouco de sua história obrigada .

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.