O dia 2 de março tem um significado a mais para quem gosta de arrumar as malas e ganhar o mundo. É nessa data que o Brasil celebra o Dia Nacional do Turismo. E um dos segmentos da atividade que mais cresce no país é justamente o religioso, com o qual é possível conciliar momentos de lazer e de renovação da fé.
O turismo religioso mobiliza milhares de pessoas todos os anos. De acordo com o Ministério do Turismo, a atividade movimenta cerca de R$ 15 bilhões no país. O principal objetivo dos fiéis é expressar a fé ou comemorar datas importantes, a exemplo do Dia de Nossa Senhora da Aparecida e do Corpus Christi, mas há quem visite apenas para conhecer melhor sobre a cultura e a história local.
O Portal IDe+ se debruçou sobre alguns dos lugares mais visitados do Brasil quando o assunto é turismo religioso cristão e fez uma lista dos 10 mais significativos, para facilitar a escolha do destino das suas próximas férias.
O destino religioso mais procurado do Brasil abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida: são cerca de 12 milhões de peregrinos por ano. A igreja dedicada à Padroeira do Brasil é um dos maiores templos católicos do mundo. Os locais obrigatórios de visitação são a Sala de Promessas, o Morro do Presépio e o bondinho que dá acesso ao mirante do Morro do Cruzeiro.
Confira nosso diário de viagem sobre o Caminho da Fé, com Padre Jean Patrik.
É na capital do Paraná que está o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, que tem Padre Reginaldo Manzotti como pároco reitor. É a sede da Associação Evangelizar É Preciso, que recebe, todos os anos, milhões de fiéis de todas as regiões do Brasil e de países como Paraguai, Portugal e Estados Unidos para participar de eventos católicos, como o Retiro Nacional, 24 Horas em Oração na Presença do Senhor, entre outros que fazem parte do calendário oficial da cidade.
Se fé e disposição não lhe faltarem, você pode percorrer o Caminho Religioso da Estrada Real, que liga o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, na cidade mineira, ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. Um circuito no estilo Santiago da Compostela, que pode ser percorrido a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículos 4×4.
A cidade histórica mineira reúne um dos maiores conjuntos de igrejas, capelas e passos do Brasil. Algumas mais simples, outras bastante adornadas, mas todas carregadas de arte, sobretudo Barroca. A Igreja de São Francisco de Assis, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo estão entre as mais famosas.
Juntas, as cidades vizinhas somam dezenas de igrejas e capelas com arquitetura que remetem ao Brasil colônia e representam um importante patrimônio de arte sacra. Passear pelas suas ruas e ladeiras é como viajar no tempo. Recentemente criado, o circuito “Recife Sagrado” contempla visitas guiadas a diversas igrejas.
Trata-se do segundo destino de turismo religioso que mais recebe fiéis no Brasil, ficando atrás apenas de Aparecida do Norte-SP. Os locais de peregrinação são o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro e o Santuário de Madre Paulina. Balneário Camboriú, famosa pelas suas praias, fica a apenas 60 quilômetros de distância.
Além de um conjunto de igrejas e capelas riquíssimas sob o ponto de vista histórico e arquitetônico, a capital da Bahia ainda tem eventos que movimentam grande número de fiéis, a exemplo da Festa de Santa Bárbara (4 de dezembro) e da procissão de Nosso Senhor do Bonfim (janeiro). Também é possível tomar banho de mar e curtir iguarias únicas.
A peregrinação dedicada ao Padre Cícero atrai cerca de 2,5 milhões de devotos todos os anos. O maior movimento na cidade cearense é registrado na Romaria de Finados, que acontece no dia 2 de novembro. Além da estátua do religioso, é possível visitar igrejas, a Basílica de Nossa Senhoras das Dores, mercados e museus. Sobre o estado, confira o post “Ceará: um estado marcado pela fé e religiosidade”.
A capital paraense é palco de um dos maiores eventos religiosos do país. Todos os anos, no segundo domingo de outubro, cerca de 1,5 milhão de fiéis ganham as ruas da cidade para a celebração do famoso Círio de Nazaré. No lugar onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada, foi erguida a belíssima Basílica Santuário em sua homenagem. O Pará também é conhecido pelas suas ricas cultura e gastronomia.
O destino é conhecido por ser o maior teatro a céu aberto do mundo: uma réplica da Judeia Sagrada, onde acontece anualmente a encenação da Paixão de Cristo. O local conta com lagos artificiais, nove palcos e uma muralha. O espetáculo, que exige pelo menos 500 profissionais, é exibido nos dias da Semana Santa e atrai turistas até mesmo do exterior.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.