Fé para enfrentar os desafios: a história de Susana Naspolini

Fé para enfrentar os desafios: a história de Susana Naspolini

A luta contra o câncer era uma realidade há mais de 30 anos na vida de Susana Naspolini. Depois do primeiro, aos 17, fazia tratamentos constantes, mas lutava bravamente pela vida.  A doença jamais a impediu de realizar grandes feitos, e a jornalista catarinense ganhou destaque no Rio de Janeiro.

Mas como em toda a dificuldade, Susana também teve momentos de dificuldade. O principal deles foi em 2020, quando recebeu o diagnóstico do quinto câncer (na bacia, desta vez). Pouco tempo depois perdeu seu pai, Fúlvio, que ela diz ter sido a maior dor de toda sua vida.

As dores a fizeram ter uma relação ainda mais próxima a Deus. Católica, falou que reencontrou em Deus uma relação que precisava ser alimentada diariamente, e assim o fez.

Em uma de suas últimas postagens nas redes sociais, Susana compartilhou seu momento de fé no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Fonte: Redes Sociais da jornalista

 

A morte do pai e a fé

A obra foi construída quase que inteira antes da morte do pai. No entanto, a experiência com a morte paterna aparece na obra porque, segundo ela em entrevista para o Extra em 2021, foi a noite mais difícil de sua vida. “Os diagnósticos de câncer sempre foram um susto muito ruim para mim, mas a perda do meu pai foi surreal”.

O motivo dessa indignação é que o seu pai faleceu em decorrência de uma queda. Quando aconteceu, ela chegou a questionar sua fé (assim como fazem muitas pessoas). Ela conseguiu superar tendo os seguintes pensamentos:

“E cadê tua fé? Deus, neste momento, está chamando teu pai para perto dEle e Ele sabe o que é melhor. Minha vontade humana era tê-lo aqui agora. Mas eu não sei o que esperava meu pai. É nessa hora que entra a fé”.

 

Um livro humano sobre a fé

O livro lançado em 2020 é um misto de experiências e conversas de Susana com Deus. Fonte: Arquivo pessoal de Susana. 

 

Sua obra, denominada Terapia com Deus, é um alento aos corações. O principal motivo é que a jornalista narra suas experiências com a espiritualidade. São diferentes tempos e questionamentos quanto às vontades divinas. Além disso, trata a morte com exemplos reais de sua vida, relatando a perda de entes queridos e como lidou com tais assuntos.

“Agora, quando o assunto é fé, não tem receita de bolo. Não é um pacote que já adquiri e está tudo certo. A fé pede um exercício diário no modo como olhamos para as coisas”, disse.

O livro não defende uma religião, mas é embasado na religião católica. Apesar disso, pode ser lida por qualquer pessoa que esteja buscando mais fé e espiritualidade. “A fé precisa ser alimentada. O meu modo de alimentar é indo à missa, me confessando, rezando o terço… Mas Deus está aí para todo mundo e ama todo mundo igual”.

Ela também explicou durante a entrevista que a fé pode ser conquistada ao longo da vida, cultivada como uma flor. São muitas formas de chegar a Deus, de alimentar a relação com Ele, e mesmo diante de muitos questionamentos, é nosso papel conversar e entender seus propósitos.

  

Quem foi Susana Naspolini?

A jornalista de 49 anos, Susana Naspolini, nasceu em Florianópolis, Santa Catarina e, desde os 17 anos, lutava contra o câncer. A doença nunca a impediu de trabalhar e alcançar o sucesso profissional e pessoal. Casou-se com o também jornalista Maurício Torres, que morreu em 2014 depois de um quadro infeccioso aos 43 anos. Do casamento nasceu a filha Julia Naspolini.

A jornalista faleceu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada.

Susana e a mãe durante uma missa. Fonte: Redes sociais da jornalista

 

Você pode também gostar de saber mais sobre a fé de Jô Soares: clique aqui para ler. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • brunagermano275@gmail.com
    Linda a história dela! Apensar das dificuldades que a vida nós dá , não devemos desisti nunca que sejamos perseverante na fé, e ,lutar até o fim com ela fez e saber que temos um Deus que cuida de nós o tempo todo.🙏
  • Cristina Maria Amorim dos Anjos
    Muito forte o depoimento de fé da jornalista. Que Deus lhe der a luz eterna.
  • ANA PAULA
    Linda reportagem dessa linda mulher.
  • Denise de Souza Ribeiro Portugal
    Mostra para nós que até Nosso Senhor passou por dificuldades e a história dela nos mostra que por mais dificuldades tivemos nunca desista mos de te fé Que ela descase em paz e a luz perpétua as ilumine,
  • Tatyana Casarino
    Linda história de vida. Descanse em paz, Susana. 🙏

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.