Hoje é Dia de Santa Águeda: você a conhece?

Hoje é Dia de Santa Águeda: você a conhece?

Neste domingo, 5 de fevereiro, é o Dia da Santa católica conhecida como Ágata ou Águeda, nascida no século III. Você conhece ou já ouviu falar sobre a sua história? Natural da Catânia, na Itália, era uma jovem bela e pura, de uma família nobre. Ainda cedo, apreciou um chamado de Deus e consagrou-se a Ele, fez voto de castidade ao Senhor, seu amado esposo. Vivendo em um tempo da Igreja Primitiva, foi uma jovem bastante corajosa ao praticar o Evangelho em um tempo no qual autoridades políticas eram radicais contra o Cristianismo e perseguia seus praticantes.

Sob o governo do imperador Décio, quem não renunciasse e desprezasse Cristo, era punido com grande sofrimento até a morte. Foi nesse contexto de perseguição, violência e tortura que Santa Águeda lutou por sua fé. Os relatos de sua trajetória trazem à tona a tortura sofrida por ela, a mando do cônsul da Sicília, Quintiano, que sabendo de sua beleza e da riqueza da família, acusou-a de pertencer ao cristianismo e ordenou sua prisão.

O que não esperava é que, na cadeia, o cônsul se apaixonou pela jovem e a importunou. Ao ser rejeitado, Quintiano ordenou que Ágata fosse levada aos cuidados de uma prostituta da época para corrompê-la, o que foi em vão.

Após a frustração de seu plano, o homem, enfurecido, mandou que a suspendessem em um cavalete e amputaram suas mamas. Depois da cruel tortura, mesmo em sofrimento, Ágata recebeu a visita de São Pedro e em sua visão, foi acolhida e elogiada pelo apóstolo de Cristo, que exaltou sua coragem e firmeza, chamando-a para continuar no caminho do Pai. Ao terminar a visita, Ágata se viu completamente restabelecida de suas mutilações.

Mas, sua cura milagrosa despertou ainda mais a fúria de Quintiano, que deu ordem para que Ágata fosse arrastada sobre vidros e brasas. De volta ao cárcere, Santa Ágata passou seus dias acreditando que a morte seria um ponto final para as torturas e rogava ao Senhor.

“Senhor, que desde a infância me protegestes, extinguiste em mim o amor ao mundo e me destes a graça de sofrer o martírio, ouvi as preces da vossa serva fiel e aceitai a minha alma”.

Assim, em 5 de janeiro do ano 252, um terremoto atingiu a cidade e a prisão onde a jovem estava. Nesse dia, Santa Ágata, então, faleceu.

 

O milagre de Etna

 

Na data do primeiro aniversário de morte de Ágata, um vulcão do monte Etna entrou em erupção. Os moradores da cidade, ainda devotos a ela, pegaram o véu da Santa, que era guardado como relíquia pelos cristãos de Catânia e subiram no monte em oração, clamando que o vulcão parasse sua atividade. Foi quando, segundo os relatos da época,  lava simplesmente parou e a erupção cessou milagrosamente.

Desde então, Santa Águeda é conhecida como padroeira dos doentes de mama, mártires, incêndios, terremotos e erupções do Monte Etna.

Abaixo, conheça a oração de uma das mais veneradas virgens do início da Igreja. 

Oração de Santa Águeda

“Concedei-nos, Senhor, o amor constante ao vosso santo nome e a graça da perseverança nas coisas do alto durante toda a nossa vida, mesmo diante das perseguições, calúnias, torturas e sofrimentos. E pela intercessão de Santa Águeda, dai-nos, Senhor onipotente, a graça que humildemente vos pedimos, (pedido), por Cristo Nosso Senhor, amém. Santa Águeda, rogai por nós.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • José Baltazar
    Grande exemplo para nós cristãos Santa Águeda, rogai por nós

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.