Quanto mais movimentada e sinuosa uma rodovia, como a que conecta o Paraná e Santa Catarina, mais comuns são os acidentes. Um nova iniciativa está em busca de mudar esse cenário. Em um dos trechos mais perigosos, uma solução simples e eficaz foi implementada: semáforos especiais que alertam os motoristas sobre pontos de lentidão.
Com 11 semáforos instalados em um trecho de 10 km, os equipamentos são acionados remotamente de uma central de operações e entram em ação quando o trânsito fica paralisado, piscando em alerta para os condutores.
Desde a instalação em dezembro de 2021, os resultados, de acordo com a concessionária responsável, tiveram uma redução de 80% no número de mortes em engavetamentos, uma queda de 36% no número de feridos e uma diminuição de 21% nos acidentes com batidas traseiras ou laterais.
Com base nesses resultados positivos, a concessionária está expandindo o sistema para outros trechos da serra da BR-116, entre o Paraná e São Paulo.
A iniciativa exemplifica, na prática, a necessidade de manter distância segura do veículo à frente e respeitar os limites de velocidade.
Na hora de pegar estrada, principalmente, é preciso manter os veículos em boas condições, com revisão em dia.
Veja algumas dicas úteis para quem vai pegar a estrada:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.