Vai viajar? Não esqueça de fazer a revisão no carro

Vai viajar? Não esqueça de fazer a revisão no carro

Para muita gente, julho é sinônimo de férias. E como em toda boa folga, uma viagem pode estar nos planos da família. 

Se a viagem for de avião, é bom sempre se antecipar e verificar as conexões e horários para não perder o voo (e sobre isso, tem um conteúdo especial aqui no IDe+).

Mas se a viagem for de carro, é melhor ficar atento. Antes de pegar a estrada com toda a família, separamos algumas dicas para não ter problemas com o veículo. 

Não fique na estrada

A segurança da família deve sempre estar em primeiro lugar. Por isso mesmo, é preciso ter certeza que ao sair de casa você irá aproveitar o passeio sem enfrentar problemas com o carro pelo caminho. 

 Pelo menos 20 dias antes de viajar, é recomendado fazer a revisão no veículo que será utilizado durante a viagem. O supervisor técnico da área automotiva do Senai Boqueirão de Curitiba, Adilson Aparecido Torquetto, explica que a antecipação é importante porque dá tempo de testar o veículo antes de sair pela estrada. 

“A revisão é feita pela equipe mecânica, mas é bom ter tempo suficiente para testar o carro quando ele volta. Ver se realmente tudo o que foi solicitado foi cumprido”, disse. 

O supervisor técnico Adilson Torquetto fala sobre a importância de fazer a revisão no carro antes de pegar a estrada

Problemas comuns

O supervisor técnico listou os problemas mais comuns nos veículos e que podem deixar você na mão durante a viagem. 

“Sempre é preciso verificar os líquidos, nível de óleo do motor e de transmissão, o sistema de freios, nível de água no reservatório. Se for um carro flex, se está tudo certo nos fluidos. Esses itens afetam, inclusive, a segurança do veículo e dos passageiros, por isso é importante estar com a revisão em dia, mesmo sem pegar a estrada”. 

Ele complementa que além da revisão mais convencional, que inclui tais itens, é também importante realizar uma boa revisão no sistema elétrico, checar a integridade da bateria do carro, o sistema de sinalização e iluminação. 

 As rodas e pneus também fazem parte do checklist. Verifique se o pneu está dentro dos padrões de índices de desgaste. Quando for pegar a estrada, a dica também é calibrar o pneu com 2 libras a mais do que você calibra para andar na cidade. 

“Faça isso porque quando se enfrenta um trecho longo, o pneu vai aquecer mais em contato com o solo e a borracha dilata. Quando isso acontece, ela precisa de mais ar”, explica Torquetto, ressaltando ainda a importância de também calibrar o estepe e conferir as ferramentas básicas que lhe ajudarão a trocar o pneu caso seja necessário. 

Se o carro está com a revisão em dia, preciso fazer novamente?

Quando a revisão está dentro do prazo determinado pelo fabricante ou ainda falta muito tempo para a próxima revisão, não se preocupe em levar a um mecânico. No entanto, é bom fazer uma inspeção visual antes de sair de casa. 

Para quem tem criança, duas coisas devem ser olhadas: as condições da cadeirinha e também as travas de segurança das portas. O proprietário do veículo mesmo pode fazer essa inspeção visual e conferir se está tudo certo. 

O carro tem ar condicionado? Se sim, você pode verificar o bom funcionamento dele.

“Uma maneira de fazer isso é ligar o carro e o ar com os vidros dianteiros abertos e medir que temperatura sai do arejador (e pode ser com termômetro desses de casa mesmo). Ela deve sair em uma saindo com o vidro aberto em temperaturas satisfatórias e que consigam suportar a temperatura do carro em movimento e com os vidros fechados”. 

Partiu, férias!

Agora é só escolher o destino, definir o local no GPS e partir para seu merecido descanso. Ah, e se você ainda está sem planos para as férias, a gente te ajuda. Confere nesse post 5 destinos religiosos espalhados por todas as regiões do Brasil e depois nos conta como foi a experiência. Boa viagem!

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.