Três filmes sobre São José para você se aproximar mais do pai adotivo de Jesus

Três filmes sobre São José para você se aproximar mais do pai adotivo de Jesus

2021 é o Ano se São José. Trata-se de uma maneira pela qual o Papa Francisco convida toda Igreja a celebrar e honrar a São José, por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo da Virgem Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

E como forma de homenagear o Esposo de Maria, que tal conhecê-lo melhor? Uma maneira de fazer isso é por meio de filmes que contam a sua história. Confira três dicas para saber melhor sua história!

José, pai de Jesus

José é um pobre carpinteiro noivo da jovem Maria. Certo dia é chamado pelo Rei Herodes para trabalhar em uma distante terra. Quando retorna, recebe a notícia de que sua futura esposa está grávida do Espírito Santo. Ele, não querendo difamá-la, resolve deixá-la secretamente. Mas em uma noite, em sonho, lhe aparece um anjo do Senhor. Ele lhe diz para desposar Maria que dará à luz ao filho de Deus.

Diretores: Raffaele Mertes, Elisabetta Marchetti 
Autor: Gianmario Pagano

São José, o bom carpinteiro

Inspirado no texto São José, o bom carpinteiro e em mais dois apócrifos (Natividade de Maria e Assunção de Maria), o filme conta a história de José, um homem nobre que, na viuvez, acolhe a Mãe de Jesus, tornando-se seu protetor e esposo. A história é descrita a partir de uma narrativa de Jesus aos seus seguidores. Seus amigos, reunidos no Monte das Oliveiras, escreveram suas palavras cuidadosamente e guardaram os pergaminhos como tesouro sagrado, nas grutas de Jerusalém. José ensinou a Jesus a arte da carpintaria e da tradição de seu povo. O filme é do Padre e cineasta Antônio Sagrado Bogaz.

José e Maria

Em 30 a.C., rumores sobre o nascimento do Messias ameaçam a soberania de Herodes, rei de Israel. Maria e José são escolhidos para cuidar daquele que salvaria a humanidade, Jesus. Elias, um devoto rabino, durante um tempo de inquietação quando a matança de inocentes do Rei Herodes, o Grande, reivindica a vida de dois meninos que ele havia jurado proteger. Elias faz a missão de sua vida vingar as mortes de acordo com as leis da terra. Complicações começam a acontecer quando Elias passa um tempo com José, Maria e seu jovem filho, que desafia suas crenças. Ele começa a questionar a verdadeira identidade desse jovem garoto. Jesus poderia ser o Filho de Deus? Elias estava testemunhando uma profecia de dois mil anos?

Viva o Ano de São José

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • José Eduardo ganade vieira franco
    Muito bom

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.