Justiça e liberdade: quem é Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz 2023

Justiça e liberdade: quem é Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz 2023 Foto: Instagram

Como é a vida sem justiça e liberdade? A iraniana Narges Mohammadi conhece bem esta realidade e fez dela o seu propósito de transformação. Em 2023, o Prêmio Nobel da Paz foi concedido à ativista iraniana de 51 anos, que se destaca por sua incansável luta contra a opressão das mulheres no Irã e pela promoção dos direitos humanos e da liberdade para todos.

Entre 305 indicados, Mohammadi surgiu como uma luz em meio à escuridão causada por injustiças. O Comitê reconheceu seu papel de dar voz às milhares de pessoas que se manifestaram contra as políticas discriminatórias do regime teocrático que impera no país.

Atualmente, ela está detida na prisão de Shahr-e Rey (Gharchak), na cidade de Varamin, província de Teerã, sofrendo condições desumanas em retaliação às suas campanhas públicas e denúncias. Mohammadi luta por questões como o fim do uso do isolamento nas prisões e busca a responsabilização pelas centenas de assassinatos ilegais que ocorreram durante os protestos de novembro de 2019.

Sua busca por justiça rendeu uma sentença total de dez anos e oito meses de prisão, 154 chicotadas e outras sanções em dois casos distintos relacionados ao seu trabalho em prol dos direitos humanos. Em abril de 2022, as autoridades de investigação abriram um novo caso, que amplia seu sofrimento.

Dons do Espírito Santo

Os dons do Espírito Santo são capacidades divinas dadas às pessoas. Na história de Mohammadi, alguns deles se destacam, como sabedoria e fortaleza.

Muito mais que saber das coisas humanas, o dom da sabedoria dá o conhecimento da verdade revelada por Deus, mostra a grandeza do plano do Criador, Sua onipotência e é um dom que brota da fé e da proximidade com os ensinamentos do Senhor.

Já o dom da fortaleza dá coragem e forças além das naturais. Cheia de dificuldades, esta força divina transforma os obstáculos em meios e dá a paz, mesmo nas horas mais difíceis, além de prover a força na luta diária contra nós mesmos.

O Prêmio Nobel da Paz

O Prêmio Nobel da Paz é uma distinção importante que reconhece o impacto que indivíduos como a iraniana têm na promoção da paz e dos direitos humanos. Ao longo da história, muitos nomes já receberam esse prêmio, como Martin Luther King Jr., Nelson Mandela e Santa Teresa de Calcutá.

O Prêmio Nobel da Paz lembra a todos que, mesmo nas situações mais adversas, pessoas como Narges Mohammadi continuam a lutar por um mundo mais justo e pacífico.

Medalha do Prêmio Nobel

Medalha do Prêmio Nobel

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.