Mães são a personificação do amor incondicional, da dedicação e da resiliência. Para muitas mulheres, a maternidade é um dos maiores sonhos, mas isso não significa que não será cheia de desafios, como conciliar todos os compromissos familiares com uma carreira. O mês dedicado às mães é um momento importante para refletir sobre essa jornada que tantas vezes se multiplica.
Uma pesquisa recente realizada pela Rede Mulher Empreendedora (RME) revelou que 87% das mulheres empresárias optam por abrir seus próprios negócios em busca de independência financeira e mais tempo de qualidade com os filhos e a família. No entanto, equilibrar o mundo dos negócios com o da maternidade pode ser uma longa corrida de obstáculos.
A docente do curso de Administração da Estácio Alice Dantas observa que gerenciar os papéis de mãe e gestora demanda tempo e energia, deixa muitas mulheres sobrecarregadas e com pouco espaço para cuidar de si. Outro dado importante é que mais da metade dos 10,1 milhões de negócios liderados por mulheres no Brasil são comandados por mães, segundo o Sebrae.
Diante desse cenário, Alice, que é especialista em Gestão de Projetos e mãe de dois filhos, compartilha orientações valiosas. Veja estas dicas para mães empreendedoras:
1. Avaliação honesta: antes de iniciar um novo negócio, avalie suas habilidades, interesses e recursos disponíveis. Buscar orientação de gestores experientes e estar disposta a se adaptar a uma nova rotina conforme seu negócio evolui pode fazer a diferença.
2. Estabeleça prioridades: defina suas prioridades e aprenda a delegar tarefas. Utilize ferramentas digitais como Trello e Asana para otimizar a gestão do tempo e da produtividade pra permitir a criação de listas de tarefas, definição de prazos e acompanhamento do progresso de projetos.
3. Organize-se com agendas eletrônicas: utilize essas ferramentas para organizar compromissos, definir lembretes e compartilhar calendários com colaboradores ou membros da família.
4. Controle de distrações: aplicativos bloqueadores de distração, como Freedom e StayFocusd, podem ajudar a manter o foco nas tarefas importantes e assim garantir uma maior eficiência no trabalho.
5. Autoconfiança e criatividade: tenha confiança em suas habilidades e seja criativa na tomada de decisões. Lembre-se sempre de cuidar da sua saúde física e mental. Reserve tempo para descansar, se exercitar e recarregar as energias. Uma mãe empreendedora saudável e equilibrada será capaz de enfrentar os desafios com mais resiliência.
Gostou das dicas? Agora, uma leitura para os filhos: veja como demonstrar amor e gratidão pelas mães.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.