Morre Glória Maria: a jornalista que emocionou e fez história por seu lado humano e profissional

Morre Glória Maria: a jornalista que emocionou e fez história por seu lado humano e profissional Foto Reprodução Instagram Glória Maria

A jornalista Glória Maria, ícone da televisão brasileira, faleceu nesta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro, onde estava internada. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2019, que teve metástase no cérebro. Infelizmente, nos últimos meses, o tratamento deixou de fazer efeito. A sua vida é um exemplo em diversas frentes e a ela será sempre lembrada pelo pioneirismo, firmeza e também solidariedade. Relembre aqui alguns dos seus principais feitos.

Em 1970, começou sua carreira e, já no ano seguinte, estreou como repórter. Foi a primeira jornalista a aparecer ao vivo em uma transmissão da Rede Globo, a produzir um conteúdo em cores para o Jornal Nacional e a fazer uma transmissão em HD da televisão brasileira.

Ao assumir a apresentação do Fantástico durante os anos de 1998 até 2007, continuou como repórter. Ela viajou por mais de 100 países contando histórias dos lugares e das pessoas de uma maneira única.

 

Referência do jornalismo

Glória Maria é referência para muitos jornalistas brasileiros. De um jeito humano, presente e conversando com as pessoas reais, conseguiu chegar aos lares de milhões de brasileiros com reportagens históricas, como a posse de Jimmy Carter e entrevistas com celebridades, como Madonna e Michael Jackson. Um dos destaques da sua carreira foi mostrar viagens incríveis de fé, como os caminhos percorridos por Jesus Cristo na Terra Santa.

Participativa, em suas reportagens ela vivia de fato as experiências. Em suas viagens para a Terra Santa, por exemplo, conseguiu apresentar a história de Jesus, dos Apóstolos e demais conteúdos bíblicos de um jeito muito rico em informações. Dessa maneira, conseguia aproximar qualquer um da espiritualidade que sentia no lugar sagrado, mostrando todos os sentimentos e amor que exalavam nos caminhos do Senhor.

 

Voluntariado e maternidade

Glória Maria se licenciou da televisão para atuar como voluntária pelo mundo. Em projetos para a Índia e Nigéria, ajudou a população que mais precisava em projetos sociais. Depois, ainda em licença, no ano de 2009, quando estava viajando para a Bahia para fazer um trabalho voluntário em um orfanato, conheceu suas duas filhas, Laura e Maria, e as adotou. As meninas ainda eram duas bebês e o processo levou cerca de 11 meses para ser concluído.

A jornalista chegou a mudar de residência e viveu em Salvador até que Laura e Maria, hoje com 15 e 14 anos, pudessem definitivamente morar com Glória. A relação com as meninas era exemplo para muitas famílias. A mãe compartilhava os momentos bons e também as dificuldades da maternidade. Ao mesmo tempo, Glória viajava com as filhas em experiências de fé, inclusive, como quando as levou para conhecer o Vaticano e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. 

 

Glória ao lado das duas filhas, no Vaticano.

Em entrevista para a RBS do Rio Grande do Sul, disse que uma das experiências mais difíceis de sua vida foi viajar para a Ásia e ficar 16 dias afastada de suas filhas.  “Eu era famosa por inventar viagens para ficar mais tempo nos lugares e, agora, eu chorava quase todos os dias. Me comunicava pelo computador, mas elas não entendiam que a mamãe estava sentada na frente de uma tela”, relatou na época. 

Na mesma entrevista, falou que tinha, assim como toda mãe, medo de tomar decisões erradas com suas filhas, mas que completava a relação com muito amor. “Essas meninas já tiveram tantas perdas na vida… E não sou eu quem vai tirar mais nada delas. Eu só dou”, disse. 

Em 2021, a apresentadora postou a foto no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, dizendo que levou as filhas para conhecer o lugar único para quem tem fé. Foto Reprodução Instagram

Exemplo para muitos

Em 2017, a pequena Mirella Archangelo (11 anos na época), ficou conhecida por gravar vídeos mostrando os problemas do seu bairro. Ao ser entrevistada, ela disse que a sua grande inspiração era Glória Maria. Ao ver a reportagem com a garota dizendo que era sua fã e que gostaria de conhecê-la, Gloria foi até Ribeirão Preto para perguntar pessoalmente se a nova repórter mirim gostaria de substituí-la em breve. “Com muito carinho”, respondeu Mirella.

Hoje, a jovem que se inspirava em Gloria lamentou a morte de sua inspiração nas Redes Sociais, “Eterna Glória. Obrigada por tudo”.

Glória ao lado de Mirella em 2017

Despedida dos colegas

Heraldo Pereira, amigo pessoal da jornalista e colega de trabalho, disse emocionado no Bom dia Brasil que Glória deixa uma marca eterna para o jornalismo. “É muito difícil, ela é uma referência para nós, jornalistas, mas também para o nosso país. Esse é um momento muito difícil para nós”.

William Bonner, outro colega, também prestou sua homenagem ao dizer nas redes sociais que “aprendeu a gostar de telejornalismo assistindo às reportagens de Glória Maria”.

A jornalista de 73 anos vai ser sepultada no Rio de Janeiro e o velório será exclusivo para amigos e familiares.

“Eu sou resultado de tudo, como todo ser humano deveria ser. Não podemos separar a fé da fé. Durante minha vida, não perdi nenhum minuto da minha fé” (Glória Maria, para o Roda Viva).

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Isabel Cristina Kruger
    Inspirador🥰👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻📿📿💙💙🌻🌻🌻
  • Maria Angélica T. Santos
    Ótima reportagem, exemplo de mulher, de cristã. Reportagens assim nos faz relembrar coisas já esquecidas, e alimenta nossa fé com exemplo de vida, ainda mais nesse tempo onde o jornalismo vem sendo tão desprovido de confiabilidade.
  • Tatyana Casarino
    Que linda a história da Glória Maria! Fui fã dela desde criança e amava as suas viagens no Globo Repórter. Mulher forte e que inspirou a liberdade de muitas outras mulheres pela sua coragem, autoestima e pioneirismo. Não sabia das informações mostradas aqui. Amei saber mais sobre ela.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.