O escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um dos sacramentais mais queridos e reverenciados da Igreja Católica. A origem é do século XIII e se tornou um símbolo de proteção e consagração à Mãe de Deus: aqueles que o usam demonstram confiar em Sua intercessão.
Em 1251, São Simão Stock, superior geral da Ordem dos Carmelitas, recebeu de Nossa Senhora do Carmo uma aparição na qual a Virgem Maria lhe entregou o escapulário. Ela disse ao santo:
“Recebe, querido filho, este escapulário de tua Ordem, como um sinal de consagração a Ela. Quem morrer com ele não padecerá do fogo do inferno”.
Originalmente uma peça de vestuário usada pelos carmelitas como símbolo de seu compromisso com a vida religiosa e de oração, o escapulário passou a ser adotado por todos os católicos como um sinal de consagração pessoal à Mãe de Jesus.
O sacramental é composto por duas pequenas imagens (uma de Nossa Senhora do Carmo e outra do Sagrado Coração de Jesus) sobre um retângulo de tecido marrom, unidas por um pedaço de tecido, mas também pode ser produzido em diversos materiais, como prata e ouro. Pode ser usado no pescoço, como proteção espiritual.
O presente da Virgem a São Simão representa, ainda, o “privilégio sabatino”. Papa João XXII relatou uma visão com Nossa Senhora, quando Ela fez uma promessa aos que usarem o escapulário com devoção e morrerem com ele. Esses fiéis serão protegidos do purgatório e livrados de suas penas no sábado seguinte após suas mortes, graças à intercessão de Maria. Para obter o privilégio sabatino, é preciso:
O escapulário é uma resposta a uma súplica feita a Nossa Senhora: “acolha as almas, Mãe da Boa Morte”.
Ao usar o escapulário, os fiéis assumem um compromisso espiritual de viver segundo os princípios do Evangelho, imitar a vida de Maria e buscar estar sempre em sintonia com a vontade divina. Para os carmelitas, o escapulário é um símbolo de sua vocação religiosa, mas para os leigos, serve como um meio de viver uma vida cristã mais profunda e comprometida com a fé. Desse modo, o fiel que usa o sacramental torna-se membro da família carmelita ao redor do mundo.
Uma das promessas do escapulário é a garantia da proteção divina em vida e após a morte. Além da famosa promessa de salvação para aqueles que morrerem com ele, o escapulário também concede indulgências especiais, que incluem indulgências plenárias em algumas circunstâncias específicas, como ao receber o sacramento da confissão e participar da missa no dia 16 de julho – dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo.
A imposição do sacramental confere ao escapulário sua verdadeira graça, ligando-o à espiritualidade de Maria e ao privilégio sabatino. Vesti-lo também implica em compromissos de fé e oração. Aqueles que o vestem devem esforçar-se para viver uma vida cristã coerente, com práticas de oração diária, especialmente a devoção ao Rosário, e a busca pela santidade em suas ações cotidianas. Assim, o escapulário se torna mais do que um simples objeto, mas um sinal de compromisso com a salvação e a proteção celestial.
Leia sobre “A proteção do Escapulário: histórias, mitos e verdades”.
O ano de 2024/2025 será dedicado a Nossa Senhora do Carmo na Associação Evangelizar É Preciso, como foi anunciado por Padre Reginaldo Manzotti durante a Festa de Jesus das Santas Chagas deste ano. Ela é a madrinha da Evangelizar.
O ano votivo será marcado por uma série de celebrações e homenagens à Virgem do Carmo, com o intuito de aprofundar a devoção e espiritualidade entre os fiéis e colaboradores da Associação. Durante este período, haverá Missas Votivas no dia 16 de cada mês, com bênçãos especiais do escapulário, além de uma programação diversificada de documentários, séries e programas especiais que abordarão a história, a espiritualidade e a importância da Santa Mãe de Jesus na vida de tantos católicos ao redor do mundo.
Neste ano especial, todos são convidados a renovar sua devoção, a vestir o escapulário com fé e a confiar na proteção de Nossa Senhora do Carmo, buscando viver a sua espiritualidade de consagração e entrega.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.