O exemplo e a devoção de Ana: uma história de fé inspiradora

O exemplo e a devoção de Ana: uma história de fé inspiradora

Muitas mulheres se destacam na Bíblia pela força e dedicação a Deus. São personagens com histórias de devoção e de atos de coragem e fé, que marcaram a história dos cristãos e servem de inspiração divina.

Para citar alguns exemplos de mulheres que se destacaram por sua passagem na Terra, podemos mencionar nomes como Ester, Maria e Ana. Elas são grandes referências de amor e dedicação a Deus, e tiveram suas vidas marcadas pela força divina. Falaremos aqui do exemplo de Ana.

Mãe de Samuel, conhecido como o primeiro dos profetas de Israel e o último dos juízes, foi ela que lhe passou os ensinamentos do Senhor e quem primeiro lhe apontou o caminho a seguir. A história de Ana está nos capítulos um e dois do primeiro livro de Samuel, no Antigo Testamento.

Ana era estéril e não conseguia engravidar de Elcana, de quem era uma das esposas. Ela sofria com as provocações de Penina, outra esposa de seu marido, com quem ele tinha filhos. Ana tinha muita vontade de engravidar e não conseguir a entristecia bastante.

Mulher de devoção e fé em Deus, Ana se afastou de tudo para se dedicar a orar para o Santíssimo, justamente durante o período de mais tristeza e angústia, e sob o assédio nefasto de Penina. Isso é motivo de inspiração para os católicos até hoje. É preciso se aproximar ainda mais do Senhor nos momentos de mais dificuldade em nossas vidas.

“Senhor dos Exércitos, se de fato olhares para a aflição da tua serva, e te lembrares de mim, e não te esqueceres da tua serva, e lhe deres um filho homem, eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias da sua vida, e sobre a cabeça dele não passará navalha” (1 Samuel 1,11).

As humilhações de Penina só aumentavam, mas a fé de Ana seguia inabalável, e aumentava a cada dia. Diante de tamanha fidelidade divina, Jeová ouviu suas preces e lhe concedeu a gestação de um filho. Quando Samuel estava um pouco crescido, Ana o apresentou a Deus e lhe ofereceu a vida de seu único e amado filho, para que ele também se dedicasse ao Senhor.

O livro de Samuel (1,9-11), no Velho Testamento, assim relata a força da oração de Ana:

“Soluçando muito, Ana orou silenciosamente a Jeová. Seus lábios tremiam ao passo que pensava nas palavras certas para expressar sua dor. Ela fez uma longa oração, abrindo o coração ao seu Pai. Mas fez mais do que apenas pedir a Deus que realizasse seu forte desejo de ter filhos. Ana não queria só receber bênçãos de Deus, mas também queria lhe dar o que podia. Assim, fez um voto dizendo que, se tivesse um filho, ela o entregaria para servir a Jeová por toda a vida”.

Que a força do exemplo de Ana continue então a nos inspirar e nos dar forças para enfrentar as adversidades do dia a dia. O seu exemplo segue vivo, como fonte de inspiração, coragem e fé.

 

Leia também:

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Sandra Maria de Andrade costa
    Conteúdo bastante interessante e também muito importante
  • Celmir de Souza Reis
    Interessante, que muitos se debruçam apenas sobre a história de Ana - esquecem que a história sempre tem dois lados - ao ponto de forçar a interpretação nos levando ao entendimento de que ana chega a ser quase que uma vilã, uma vítima da própria história. Mas antes de tudo, o outro lado da história nos mostra um homem por nome de Elcana, totalmente sem caráter, e conforme estudamos esta história entendemos que em algumas situações ele era conivente com Penina nas humilhações à Ana. Esse Elcana, ao descobrir que Ana era estéril, logo procurou dar um " jeitinho" arrumando outra mulher; pois isso era legal diante da lei. E de certa forma explicitando mais ainda a humilhação sobre Ana. Ou seja; o problema é seu, vc que é estéril. Sem falar que por várias vezes jogou na cara de Ana seu sofrimento, ainda dava uma de vitima, quando dizia a Ana: o que eu te dou tem mais valor do q se tivesse 10 filhos... Vou ficar por aqui!
  • Baltazar Augusto
    Foi muito bom aprender a palavra de Deus
  • Elisangela Ferreira Oliveira
    E uma história muito linda e inspiradora para nossas vidas e pra muitas mulheres que não pod ter filhos mais em Lucas cap1 vers 37 fala que nada pra Deus é impossível. Creia nas promessas de Deus pra sua vida.
  • Diva Nogueira
    Gosto muito da história de Ana achei muito legal e quero saber mais sobre Ana

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.